Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 1 de junho de 2013

Boletim Paroquial nº 52

Semana de 2 a 9 de Junho 2013
Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo - ANO C


SOLENIDADE DO SANTÍSSIMO CORPO E SANGUE DE CRISTO


No centro da Solenidade deste domingo está quer a celebração de Deus que alimenta o seu povo e que, no seu Filho, dá-lhe o alimento supremo e eterno, quer a grande Eucaristia dos crentes.

Para exprimir esta oração de louvor e de agradecimento, que dirigimos ao Senhor acolhendo o dom do seu amor, a Escritura emprega duas palavras: a bênção (primeira leitura) e a ação de graças (segunda leitura).

Estas duas dimensões de oração estão intimamente ligadas e devem habitar a nossa vida para além da missa, para testemunhar todo o amor com o qual Cristo ama os homens (Evangelho).

A Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo é a festa da Pessoa de Cristo.

Ao levantarmos os olhos para o Pão e o Vinho consagrados, só podemos dizer: «É mesmo Ele! Meu Senhor e meu Deus!»



CORPO DE DEUS: PAPA DESAFIA CRISTÃOS A ABANDONAREM O «INDIVIDUALISMO»

«Não tenham medo de ser solidários», exortou Francisco perante 20 mil fiéis na Basílica de São João de Latrão


Cidade do Vaticano, 31 mai 2013 (Ecclesia) – O Papa diz que a celebração da solenidade do Corpo de Deus é sinal da “solidariedade de Deus que nunca se esgota” e que deve ser seguida e praticada em cada dia, por todas as comunidades católicas.

Na homilia da missa do Corpo de Deus, publicada hoje pelo serviço informativo da Santa Sé, Francisco pediu aos fiéis para abandonarem o “individualismo” e para “colocarem as suas capacidades à disposição dos irmãos”.

Não tenham medo de ser solidários” exortou o Papa, perante cerca de 20 mil fiéis que acorreram à Basílica de São João de Latrão.

Francisco manifestou ainda o desejo de que todas as dioceses, paróquias e comunidades, através da vivência da Eucaristia, sintam-se sempre impelidas a seguir os valores de Cristo, a serem “instrumentos de comunhão” entre os homens, a apostarem numa vida verdadeiramente “fecunda”.

Em Portugal, o Corpo de Deus vai celebrar-se este ano pela primeira vez a um domingo (2 de junho) e não num dia feriado.

A suspensão de dois feriados católicos (Corpo de Deus e Todos os Santos) foi acordada em 2012 após um “entendimento excepcional” entre a Santa Sé e o Governo português, válido por cinco anos.



MENSAGEM DE DESPEDIDA DE D. MANUEL CLEMENTE À DIOCESE DO PORTO
 


Caríssimos diocesanos do Porto,

Nesta hora, que começa a ser de despedida pela minha nomeação para o Patriarcado de Lisboa, quero agradecer-vos do coração toda a estima e proximidade com que me acompanhastes, desde que o Papa Bento XVI me nomeou para vosso bispo diocesano, a 22 de fevereiro de 2007.
...

Notícia completa, já publicada, em:


AVISOS

HORÁRIOS DAS MISSAS
Terça-feira, dia 4 de Junho, às 19:30
Sábado, dia 8 de Junho, às 17:00
Domingo, dia 9 de Junho, às 9:15 - FESTA da VIDA (8º ano da Catequese)

ATENDIMENTO
Terça-feira das 17:30 às 19:00


INSCRIÇÃO PARA O 1º ANO DE CATEQUESE
2013/2014

As inscrições para o 1º ano de catequese terão início nos fins de semana de junho após as Eucaristias (vespertina e dominical).
É necessário trazer:
  • Boletim de nascimento (cédula pessoal);
  • Cartão de cidadão;
  • Caso não viva em S. Cristóvão do Muro é necessário trazer declaração do pároco da freguesia onde habita.


A Muro de Abrigo vai levar a efeito uma Festa dos Santos Populares onde haverá jantar e animação. A Festa terá lugar na Escola Primária do Muro, no próximo dia 15 de Junho, pelas 20:00 Horas. A entrada é de 10 €uros e os acessos estão já à venda junto dos elementos da Direção.
A festa tem por objetivo a angariação de fundos para a Instituição. Colabore!!!
 

Sem comentários:

Enviar um comentário