Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 6 de julho de 2013

D. MANUEL CLEMENTE - “ESTA TOMADA DE POSSE É UMA DESPOSSESSÃO DE MIM PRÓPRIO”

Amanhã haverá missa de entrada solene no Patriarcado às 16h00. Antes, depois do noticiário das 10h00, a Renascença emite uma entrevista com D. Manuel Clemente.



D. Manuel Clemente tornou-se este sábado o XVII Patriarca de Lisboa, com a tomada de posse oficial do Patriarcado.

Na sua saudação aos presentes na Sé de Lisboa, no final de uma cerimónia que incluiu a leitura da carta apostólica do Papa que o nomeia, o novo Patriarca disse que mais que uma “tomada de posse”, o momento representava uma “despossessão” de si mesmo.

Esta tomada de posse significa, na verdade, uma despossessão de mim próprio para que a Igreja de Lisboa tome conta de mim. Ela mesma é como sinal de Cristo a única possuidora de tudo, uma posse que significa entrega e serviço”, afirmou.

O que peço por mim e pelo clero é que seja assim, que todos nos desapossemos para que Cristo seja por nós o único sinal a apresentar ao mundo. Que o Senhor tome conta das nossas vidas”, disse ainda D. Manuel Clemente.

O Patriarca começou a sua curta intervenção saudando as forças vivas da diocese, começando pelo seu antecessor D. José Policarpo, a quem descreveu como um amigo e orientador que o acompanhou durante quase toda a vida. Já antes, D. José Policarpo tinha usado da palavra dizendo que guarda no seu coração uma especial solicitude pela Igreja de Lisboa e prometendo que rezará muito por ela.

Lisboa tem agora um novo Patriarca, para além de dois bispos auxiliares e ainda um patriarca emérito, que continuará a viver na diocese, dedicando-se a uma vida de oração, em Sintra. Mas D. Manuel Clemente fez questão de recuperar uma frase de D. José Policarpo para dizer que: “Em Lisboa temos um Patriarca e alguns bispos, mas temos um só ministério episcopal”.

Dirigindo-se aos bispos auxiliares, D. Manuel disse: “Isto vale para nós os três, enquanto não formos quatro”, disse, indicando que é provável que a Santa Sé nomeie mais um bispo auxiliar para o Patriarcado nos próximos tempos.

D. Manuel teve ainda a oportunidade de agradecer aos fiéis que serviu no Porto, enquanto foi bispo daquela diocese, recordando uma “experiência magnífica”, e de dizer cumprimentar o Núncio Apostólico, representante diplomático do Papa em Portugal: “na sua pessoa saúdo o santo padre cuja personalidade está a marcar tanto a Igreja”.

No domingo haverá uma missa de entrada solene no Patriarcado, que se realiza nos Jerónimos, às 16h00. Segundo a indicação de D. Manuel, nessa altura terá a oportunidade para dizer umas palavras de conteúdo “mais programático”. Antes disso, contudo, poderá ouvir na Renascença, depois do noticiário das 10h00, uma entrevista como novo Patriarca.

Rádio Renascença, 06-07-2013 12:39 por Filipe d’Avillez

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário