Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

quinta-feira, 25 de julho de 2013

JMJ Rio2013 EM DIRECTO - 25 Julho

 

Pode acompanhar em directo a presença do Papa Francisco nas JMJ Rio2013

[No Rio de Janeiro são menos 4 horas que em Portugal]


Já transmitido, ver gravações:
 

25JUL2013 às 21:45 (hora de Portugal)Festa de Acolhimento dos Jovens



Na noite desta quinta-feira o Papa Francisco realizou seu primeiro encontro oficial com os jovens, na Festa do Acolhimento, na Praia de Copacabana.

Antes de chegar ao palco montado na praia, o Papa Francisco percorreu de Papamóvel a Av. Atlântica com milhares de pessoas.

No percurso, o Papa beijou e abençoou crianças, trocou seu solidéu ao receber outro de um dos presentes, mandou beijos para a multidão e tomou chimarrão.

Mas o que podemos fazer? «Bote fé».
A cruz da Jornada Mundial da Juventude peregrinou através do Brasil inteiro com este apelo.

«Bote fé»: o que significa? Quando se prepara um bom prato e vê que falta o sal, você então "bota" o sal; falta o azeite, então «bota» o azeite... «Botar», ou seja, colocar, derramar.

É assim também na nossa vida, queridos jovens: se queremos que ela tenha realmente sentido e plenitude, como vocês mesmos desejam e merecem, digo a cada um e a cada uma de vocês: «bote fé» e a vida terá um sabor novo, terá uma bússola que indica a direcção; «bote esperança» e todos os seus dias serão iluminados e o seu horizonte já não será escuro, mas luminoso; «bote amor» e a sua existência será como uma casa construída sobre a rocha, o seu caminho será alegre, porque encontrará muitos amigos que caminham com você.

«Bote fé», «bote esperança», «bote amor»!

Por isso, hoje, lhes digo com força: «Bote Cristo» na sua vida, e você encontrará um amigo em quem sempre confiar; «bote Cristo», e você verá crescer as asas da esperança para percorrer com alegria o caminho do futuro; «bote Cristo» e a sua vida ficará cheia do seu amor, será uma vida fecunda.

 
Transmitido em directo, do Rio de Janeiro, no dia 25Jul2013:






25JUL2013 às 16:30 (hora de Portugal)Encontro com os jovens da Argentina
Encontro fora de programa com os jovens argentinos e um convite a "se fazerem ouvir"

O encontro do Papa Bergoglio com os jovens argentinos e com 30 Bispos na Catedral do Rio de Janeiro.
 
A Catedral estava lotada de 5 mil fiéis argentinos, enquanto outros 13 mil tiveram que ficar do lado de fora.

Os jovens devem fazer sentir sua voz, devem lutar pelos valores, e os idosos devem falar. Idosos, falem e transmitam-nos a sabedoria dos povos. Peço com o coração aos idosos do povo argentino que não hesitem em ser a reserva cultural do nosso povo, que transmitam a justiça, que transmitam a história, que transmitam os valores, que transmitam a memória do povo"
disse o Santo Padre, que depois continuou:
“A fé em Jesus Cristo não é uma brincadeira: é um escândalo! Que Deus se tenha feito um de nós, que tenha morrido na Cruz, é um escândalo. A Cruz continua a ser escândalo, mas é o único caminho certo, o da Cruz, a Encarnação de Jesus”.

Não transmitido em directo, publicado no dia 25Jul2013:






25JUL2013 às 14:30 (hora de Portugal)Visita à Comunidade de Varginha (favela de 10 mil pessoas)

Foi mais um momento cheio de humanidade e comoção o encontro que o Papa Francisco teve, nesta quinta-feira, com a população da comunidade de um bairro muito modesto do Rio de Janeiro, a Comunidade de Varginha.
Acolhido pelo Pároco, pelo Vigário episcopal e pela Superiora das Irmãs da Caridade, Papa Francisco dirigiu-se à capelinha ali existente, para um momento de oração e a bênção do novo altar.
Depois, a pé, seguiu para o campo de futebol, para encontrar a comunidade, dirigindo-lhe a palavra.

Queridos irmãos e irmãs, bom dia! Que bom poder estar com vocês aqui! Desde o início, quando planeava a minha visita ao Brasil, o meu desejo era poder visitar todos os bairros deste País. Queria bater em cada porta, dizer “bom dia”, pedir um copo de água fresca, beber um "cafezinho", não um copo de cachaça, falar como a amigos de casa, ouvir o coração de cada um, dos pais, dos filhos, dos avós... Mas o Brasil é tão grande! Não é possível bater em todas as portas! Então escolhi vir aqui, visitar a Comunidade de vocês que hoje representa todos os bairros do Brasil.

Queria lançar um apelo a todos os que possuem mais recursos, às autoridades públicas e a todas as pessoas de boa vontade comprometidas com a justiça social: Não se cansem de trabalhar por um mundo mais justo e mais solidário! Ninguém pode permanecer insensível às desigualdades que ainda existem no mundo! Cada um, na medida das próprias possibilidades e responsabilidades, saiba dar a sua contribuição para acabar com tantas injustiças sociais! Não é, não é a cultura do egoísmo, do individualismo, que frequentemente regula a nossa sociedade, aquela que constrói e conduz a um mundo mais habitável, não é, mas sim a cultura da solidariedade; a cultura da solidariedade, ver no outro não um concorrente ou um número, mas um irmão, e todos nós somos irmãos.

A realidade pode mudar, o homem pode mudar. Procurem ser vocês os primeiros a praticar o bem, a não se acostumarem ao mal, mas a vencê-lo com o bem. A Igreja está ao lado de vocês, trazendo-lhes o bem precioso da fé, de Jesus Cristo, que veio «para que todos tenham vida, e vida em abundância» (Jo 10,10).

Finalmente, um “fora-programa” desejado pelo Papa argentino: um desvio até à catedral do Rio de Janeiro, para se encontrar com os jovens vindos à JMJ provenientes da Argentina.

Transmitido em directo, do Rio de Janeiro, no dia 25Jul2013:




25JUL2013 às 13:45 (hora de Portugal)Entrega das chaves da cidade

Depois da missa na residência do Sumaré, o Papa fez um percurso de automóvel até à sede do município do Rio de Janeiro, para receber as chaves da cidade.
Na varanda do palácio recebeu as chaves da cidade do Rio de Janeiro das mãos do atleta para-olímpico Guilherme de Lima Sales.
Bom dia a todos”, disse em português, agradecendo a presença de centenas de pessoas nesta breve cerimónia.
Em castelhano, acrescentou: “Agora, de coração, vou a dar a bênção a todos vós, a vossa família, vossos amigos, a todos. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. E rezem por mim”.

Transmitido em directo, do Rio de Janeiro, no dia 25Jul2013:



Sem comentários:

Enviar um comentário