Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

terça-feira, 1 de outubro de 2013

1 de OUTUBRO – DIA INTERNACIONAL DO IDOSO

QUE FUTURO QUEREMOS: O QUE DIZEM OS IDOSOS


 
Por resolução de 14 de Dezembro de 1990, a Assembleia Geral das Nações Unidas designou o dia 1 de Outubro o Dia Internacional do Idoso.

"Em 2050, nos países desenvolvidos o número de idosos será duas vezes o número de crianças, e nos países em desenvolvimento o número de idosos é espectável que seja o dobro. Esta tendência terá efeitos profundos sobre os países e os indivíduos."
Ban Ki-moon, Secretário-Geral da ONU

O tema para 2013, QUE FUTURO QUEREMOS: O QUE DIZEM OS IDOSOS, foi escolhido com o objectivo de chamar a atenção para os esforços dos idosos, organizações da sociedade civil, organizações das Nações Unidas e os Estados Membros, em colocar a questão do envelhecimento na agenda de desenvolvimento internacional.
 

No Vaticano, o presidente do Pontifício Conselho da Pastoral para os Agentes de Saúde, Dom Zygmunt Zimowski, na mensagem para o Dia Internacional do Idoso, refere que uma grande ajuda para quem se encontra em idade avançada é "realizar uma comunidade eclesial fraterna onde, juntos, jovens e idosos se dirijam a Deus"

Perante a realidade dos mais de 600 milhões de idosos no mundo que devido ao progressivo envelhecimento da população se estima sejam mais de mil milhões daqui a dez anos, na mensagem para o Dia do Idoso, Dom Zimowski pede a todos que colaborem por uma sociedade enriquecida pela participação de quem poderia ser considerado 'não útil' e encoraja os idosos a não se resignarem e a recordar que são um testemunho.

Já o Papa Francisco evidenciara no Rio de Janeiro que há "uma espécie de eutanásia escondida, ou seja, um não cuidar dos idosos", mas também "uma eutanásia cultural" porque não os deixa falar, quando, pelo contrário, os idosos devem transmitir-nos a sabedoria.

Dom Zimowski refere que é preciso "evangelizar a velhice", recordando que cada um é amado por Deus e quando a vida se torna frágil, ela não perde o seu valor.
"A Igreja seja efectivamente família de todas as gerações, em que cada um deve sentir-se em casa, onde não reina a lógica do lucro e do ter, mas da gratuidade e do amor"

De 21 a 23 de Novembro próximo, vai realizar-se, no Vaticano, uma Conferência Internacional com o tema: "A IGREJA A SERVIÇO DA PESSOA ANCIÃ ENFERMA: O TRATAMENTO DE PESSOAS ACOMETIDAS POR PATOLOGIAS NEURODEGENERATIVAS".

Na perspectiva cristã a velhice não é a decadência da vida, mas o seu cumprimento: um período no qual se pode ter uma sabedoria profunda, a que o Papa recordou em seu primeiro Angelus quando fez referência àquela senhora idosa que se confessou com ele e no final lhe disse que "se Deus não perdoasse tudo, o mundo não existiria"

Fontes: ONU e Rádio Vaticano

Sem comentários:

Enviar um comentário