Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

A FAMÍLIA É O MOTOR DO MUNDO E DA HISTÓRIA

Afirmou o Papa Francisco aos cerca de 150 participantes na XXI Assembleia Plenária do Conselho Pontifício para a Família


A Assembleia Plenária, iniciada na quarta-feira, 23 Outubro de 2013, terminou hoje.

Na quarta-feira, o Presidente do Conselho Pontifício, Monsenhor Vincenzo Paglia, iniciou sua intervenção, referindo-se ao "paradoxo" em que a família vive actualmente, já que por um lado, «se lhe atribui um grande valor aos laços familiares" e por outro" a família tornou-se na encruzilhada de todas as fragilidades».
«Estamos perante uma mudança antropológica que pode conduzir à destruição da família", à "individualização" da sociedade, o que leva, por exemplo, a preferir a coabitação ao casamento».

Tendo presente que «a família deve voltar a ser o centro da fé, do pensamento, da cultura, da política, da economia e do direito» o Dicastério comprometeu-se a promover uma reflexão sobre a Carta dos Direitos da Família por ocasião do seu 30º aniversário.

A Carta dos Direitos da Família, foi apresentada pela Santa Sé a todas as pessoas, instituições e autoridades interessadas na missão da família no mundo contemporâneo em 22 de Outubro de 1983, respondendo a um voto formulado pelo Sínodo dos Bispos reunidos em Roma, em 1980, para estudar o tema «o papel da família cristã no mundo contemporâneo».

Na quinta-feira, 24, a Assembleia Plenária do Conselho Pontifício para a Família foi aberta ao público para um encontro de reflexão sobre "novos horizontes antropológicos e direitos da família e dos seus membros".
 
 
 
 
Hoje, sexta-feira, O Papa Francisco recebeu os cerca de 150 participantes na Assembleia Plenária e assinalou a importância da família na sociedade como lugar de crescimento e do testemunho de vida dos casais cristãos.

Na sua intervenção aos presentes, o Santo Padre deteve-se sobre três pontos principais:

Família, comunidade de vida, com consistência autónoma:
A família é o lugar onde se aprende a amar; é o centro natural da vida humana. Ela é composta de rostos e de pessoas que amam, dialogam, sacrificam-se e defendem a vida, sobretudo a mais frágil e fraca... a família é o motor do mundo e da história”.

Família fundada no matrimónio:
No matrimónio, os esposos fazem uma doação completa de si, sem cálculos e sem reservas, compartilhando tudo, dons e renúncias, confiando na Providência Divina. Eis a experiência que os jovens devem aprender de seus pais e avós: experiência de fé em Deus, de confiança recíproca, de profunda liberdade e de santidade”.

Fases da vida familiar: infância e velhice:
A Igreja que cuida das crianças e dos idosos torna-se a mãe das gerações de fiéis e, ao mesmo tempo, presta serviço à sociedade humana. Só assim, mediante o espírito de amor, a familiaridade e a solidariedade, se pode ajudar todos a redescobrir a paternidade e a maternidade de Deus”.

Exortou os participantes, dizendo: “Sejamos solidários, atenciosos e afectuosos, com as famílias em dificuldade e em crise; com as obrigadas a deixar suas terras, as que estão divididas, que não têm casa ou trabalho e as sofredoras.
 

Amanhã e domingo, 26 e 27 de Outubro, famílias de todo o mundo estarão em peregrinação a Roma, ao túmulo de São Pedro. Este evento é inserido no conjunto de iniciativas propostas para o Ano de Fé, proclamado pelo Papa Emérito Bento XVI.

O evento FAMÍLIA, VIVE A ALEGRIA DA FÉ! Peregrinação das Famílias ao túmulo de São Pedro para o Ano da Fé, será uma ocasião de partilha entre as famílias de todo o mundo.
Acompanhadas por crianças e avós, as famílias são convidadas a testemunhar a sua fé com alegria e confiança.


No sábado, 26 de Outubro às 13H30, o Papa tem um encontro com os cerca de 150 mil participantes na Peregrinação das Famílias, famílias originárias de 70 países, dos cinco continentes, e estará com crianças e idosos.
No domingo, às 9H00, a Santa Missa da Jornada da Família no Ano da Fé será presidida pelo Papa Francisco, seguida da recitação do Angelus.
 
Fontes: Santa Sé e L'Osservatore Romano


Emissões transmitidas em directo, desde o Vaticano:

27 de Outubro de 2013 às 9H00 – Santa Missa no Dia da Família no Ano da Fé, seguida do Angelus.
Da Praça de São Pedro, a Santa Missa presidida pelo Papa Francisco por ocasião do Dia da Família no Ano da Fé, seguida da recitação do Angelus.




26 de Outubro de 2013 às 13H30 – Papa tem encontro com Famílias.
Na Praça de São Pedro, o Papa reúne-se com os participantes na Peregrinação das Famílias ao túmulo de São Pedro no Ano de Fé.






Sem comentários:

Enviar um comentário