Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 19 de outubro de 2013

ARQUIDIOCESE de BRAGA CELEBRA S. FRUTUOSO

HOJE, 19 DE OUTUBRO, A ARQUIDIOCESE DE BRAGA RECORDA UMA DAS GRANDES PERSONALIDADES DA ALTA IDADE MÉDIA NA CIDADE BRAGA E REGIÃO: SÃO FRUTUOSO

São Frutuoso, mais conhecido devido ao importante monumento de Montélios, cuja averiguação artística e histórica continua a suscitar mistérios.

São Frutuoso foi bispo de Braga entre os anos 656 e 665 da era cristã.

Sabe-se, da vida deste prelado bracarense, que se dedicou à fundação de cenóbios em todo o território da primitiva província eclesiástica de Braga.

A biografia escrita por S. Valério, para além de louvar as virtudes humanas deste santo, outorga-lhe a fama de instrutor do povo humilde e rude, à imagem de um dos seus mais célebres predecessores na cadeira episcopal, S. Martinho de Dume.

Terá nascido na diocese de Astorga, no norte de Espanha, na região de Bierzo.

Estudou na Escola da Catedral de Palência, onde adquiriu formação vasta em liturgia e humanidades.

Depois de um tempo de peregrinação e recolhimento, São Frutuoso terá fundado inúmeros mosteiros por toda a Galiza, vindo parar ao cenóbio de Dume em 653, do qual foi Bispo, ascendendo daí à prelatura bracarense três anos depois.

Esta celebração é de memória obrigatória em todas as comunidades da Arquidiocese de Braga.

Departamento Arquidiocesano de Comunicação Social da Arquidiocese de Braga



NOTA: Posteriormente será inserida fotografia da imagem de São Frutuoso que se se encontra no altar-mor da nossa Igreja.

Sem comentários:

Enviar um comentário