Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

JORNADA MARIANA DO ANO DA FÉ

dias 12 e 13 de Outubro de 2013 na Praça de São Pedro

[três emissões em directo]

Conforme o desejo do Santo Padre Francisco, a Imagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima que é venerada na Capelinha das Aparições vai estar em Roma, na Jornada Mariana do Ano da Fé, no próximos dias 12 e 13 de Outubro.


A IMAGEM DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA


A Imagem que se venera na Capelinha das Aparições, coração do Santuário de Fátima, foi oferecida em 1920 por Gilberto Fernandes dos Santos e é da autoria do escultor José Ferreira Thedim (São Romão do Coronado, 1892 - 1971).

Tem 1,10 metros de altura e foi construída em madeira de cedro brasileiro.

A sua coroa, usada apenas nas grandes celebrações, foi executada, gratuitamente, por 12 artífices de Lisboa que nela trabalharam durante 3 meses.

Para além das inúmeras pérolas e pedras preciosas tem incrustada a bala oferecida por João Paulo II, bala que o feriu no atentado de que foi vítima em Roma, a 13 de Maio de 1981.

A imagem vai de avião até ao aeroporto de Roma de onde segue de helicóptero para o Vaticano e, depois de passar pela residência do Papa emérito Bento XVI, será recebida pelo Papa Francisco numa cerimónia marcada para as 16H00, horas de Portugal continental, que incluirá a recitação da oração "Via Matris" e a Catequese Mariana do Papa.


VIA MATRIS
Segundo o modelo da Via-Sacra, o piedoso exercício da Via Matris Dolorosa, ou simplesmente a Via Matris, foi desenvolvido e posteriormente aprovado pela Sé Apostólica.
Este piedoso exercício já existia em forma embrionária desde o século XVI e na forma que é actualmente conhecida a partir do século XIX.
A sua base fundamental é uma reflexão sobre a vida de Nossa Senhora desde a profecia de Simeão (cf. LC 2, 34-35) até à morte e enterro de seu Filho, em termos de uma jornada de fé e de tristeza: esta jornada, em sete "estações", corresponde às "sete dores" da Mãe do nosso Salvador.

Retirado de: CONGREGAÇÃO PARA O CULTO DIVINO E A DISCIPLINA DOS SACRAMENTOS; DIRETÓRIO A PIEDADE POPULAR E A LITURGIA, PRINCÍPIOS E DIRECTRIZES; Vaticano, Dezembro de 2001

 
A partir das 18H00, a imagem de Nossa Senhora de Fátima vai estar no Santuário do Divino Amor, 20 quilómetros a sul do Vaticano, para a oração ‘Com Maria para além da noite’.

Será feita a recitação do Rosário e, a partir das 21H00, uma Vigília durante toda a noite, em ligação directa, via satélite, com dez Santuários Marianos dos diversos continentes:
Nazareth (Israel);
Lourdes (França);
Czestochowa (Polónia);
Banneaux (Bélgica);
Aparecida (Brasil);
Akita (Japão);
Nairobi (Quénia);
Washington (EUA);
Vailankanny (Índia);
Lujan (Argentina).

Após a Vigília e por volta das cinco da madrugada, vai ser celebrada uma Missa.

Finda a celebração, a imagem segue para o Vaticano, onde deve chegar pelas 07H00, seguindo-se a Oração do Rosário pelas 9H00 e a Missa presidida pelo Papa Francisco às 9H30.

O Papa Francisco, junto da Imagem de Nossa Senhora, fará a consagração do mundo ao Imaculado Coração de Maria.


A Jornada Mariana é um dos grandes eventos pontifícios previstos no calendário de celebração do Ano da Fé, congregando em Roma movimentos e instituições ligadas à devoção mariana.

No Sábado, antes da chegada da imagem de Nossa Senhora, será realizada a Peregrinação ao Túmulo do Apóstolo Pedro e uma Adoração Eucarística.

Fontes: Santuário de Fátima; Agência Ecclesia; Vaticano–Ano da Fé; Rádio Vaticano


 
Pode acompanhar EM DIRECTO, desde o Vaticano, três emissões:

Sábado,12 de OUT às 15:45 – Jornada Mariana e Oração “Via Matris”
O Papa Francisco participa na Jornada Mariana, na Praça de São Pedro, durante a qual acolherá a imagem original de Nossa Senhora de Fátima e recitará a oração da "Via Matris". Termina com a Catequese Mariana do Papa.



Sábado, 12 de OUT às 18:00Rosário com vários Santuários do Mundo
Do Santuário do Divino Amor em Roma, a recitação do Santo Rosário em conjunto com vários santuários do mundo por ocasião do ano Mariano dia de fé.
O evento segue o momento de oração com o Papa na Praça de São Pedro na presença da imagem de Nossa Senhora de Fátima.




Domingo,13 de OUT às 9:20 – Santa Missa por ocasião da Jornada Mariana
Santa Missa presidida pelo Papa Francisco, na Praça de São Pedro, por ocasião da Jornada Mariana do Ano da Fé e recitação da oração do Angelus.


 

Sem comentários:

Enviar um comentário