Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 2 de novembro de 2013

Boletim Paroquial nº 73

Semana de 3 a 10 de Novembro 2013
XXXI Domingo do Tempo Comum - ANO C

SOLENIDADE DE TODOS OS SANTOS

Naquele tempo,
ao ver as multidões, Jesus subiu ao monte e sentou-Se.
Rodearam-n’O os discípulos
e Ele começou a ensiná-los, dizendo:
 
«Bem-aventurados os pobres em espírito,
porque deles é o reino dos Céus.
Bem-aventurados os humildes,
porque possuirão a terra.
Bem-aventurados os que choram,
porque serão consolados.
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça,
porque serão saciados.
Bem-aventurados os misericordiosos,
porque alcançarão misericórdia.
Bem-aventurados os puros de coração,
porque verão a Deus.
Bem-aventurados os que promovem a paz,
porque serão chamados filhos de Deus.
Bem-aventurados os que sofrem perseguição por amor da justiça,
porque deles é o reino dos Céus.
Bem-aventurados sereis, quando, por minha causa,
vos insultarem, vos perseguirem
e, mentindo, disserem todo o mal contra vós.
Alegrai-vos e exultai,
porque é grande nos Céus a vossa recompensa».
Mt, 5, 1-12

TODOS SOMOS CHAMADOS À SANTIDADE”
Deixemo-nos desafiar...


Vaticano: PAPA DESAFIA IGREJAS A «ALCANÇAR» AS «PERIFERIAS EXISTENCIAIS»
O Papa Francisco enviou mensagem à X Assembleia geral Conselho Mundial de Igrejas

Cidade do Vaticano, 30 out 2013 (Ecclesia) – O Papa Francisco exortou os participantes da X Assembleia geral do Conselho Mundial de Igrejas, que começou hoje na Coreia do Sul, a irem às “periferias existenciais” e a serem solidários com “os irmãos mais vulneráveis”.

Fiéis ao Evangelho e em resposta às necessidades actuais de urgência, somos chamados a alcançar aqueles que estão nas periferias existenciais da sociedade e a levar uma solidariedade especial aos irmãos e às irmãs mais vulneráveis”, nomeadamente “os pobres, os deficientes, os recém-nascidos e os doentes, os migrantes e os refugiados, os idosos e os jovens sem emprego”, explicou o Papa Francisco na mensagem lida pelo cardeal Kurt Koch, presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos.

A X Assembleia Geral (AG) promovida pelo Conselho Mundial de Igrejas (CMI), a cada sete anos, começa hoje e termina no dia 8 de Novembro, na diocese de Busan, na Correia do Sul, e tem como tema ‘"Deus da vida, leva-nos à justiça e à paz’.

Segundo o comunicado divulgado hoje pelo Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos o evento reúne mais de 3000 representantes de 345 igrejas e comunidades eclesiais.

O mundo globalizado em que vivemos exige um testemunho comum da dignidade dada por Deus a todos os seres humanos e a promoção do desenvolvimento cultural, social e jurídico que permite aos indivíduos e às comunidades crescer em liberdade”, continuou Francisco destacando o empenho da Igreja Católica em continuar a cooperar com o CMI.

O Papa acrescentou que é necessário apoiar “a missão da família como um "pilar" de unidade fundamental da sociedade” que se garanta “a educação para a juventude e a todos o livre exercício da liberdade religiosa”.

Na mensagem Francisco manifestou desejo que a AG contribua “para dar um novo impulso de vitalidade e perspectiva para todos os que estão envolvidos na causa sagrada da unidade cristã".

O secretário deste dicastério, D. Brian Farrell, é o responsável pela delegação católica constituída por 25 pessoas, que participa na qualidade de observadora.

A Igreja Católica não é membro do CMI mas colabora na sua organização e actividades comuns, através do ‘Grupo Misto de Trabalho’, desde 1965, e procura a “reflexão conjunta sobre questões que ainda dividem os cristãos, em particular, a eclesiologia”, assinala o Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos.

Uma das principais tarefas da AG é a nomeação do novo Comité Central que será responsável pela execução das actividades do CMI até à realização da próxima Assembleia Geral”, explicam.

A última AG do Conselho Mundial de Igrejas realizou-se em Porto Alegre, no Brasil, em 2006.

LITURGIA DA PALAVRA NA CELEBRAÇÃO “FIEIS DEFUNTOS”

A liturgia da Comemoração dos Fiéis Defuntos convida-nos a descobrir que o projecto de Deus para o homem é um projecto de vida. No horizonte final do homem não está a morte, o fracasso, o nada, mas está a comunhão com Deus, a realização plena do homem, a felicidade definitiva, a vida eterna.

No Evangelho, Jesus deixa claro que o objectivo final da sua missão é dar aos homens o “pão” que conduz à vida eterna. Para aceder a essa vida, os discípulos são convidados a “comer a carne” e a “beber o sangue” de Jesus – isto é, a aderir à sua pessoa, a assimilar o seu projecto, a interiorizar a sua proposta. A Eucaristia cristã (o “comer a carne” e beber o sangue” de Jesus) é, ao longo da nossa caminhada pela terra, um momento privilegiado de encontro e de compromisso com essa vida nova e definitiva que Jesus veio oferecer.

Na segunda leitura, Paulo garante aos cristãos de Tessalónica que Cristo virá de novo, um dia, para concluir a história humana e para inaugurar a realidade do mundo definitivo; todo aquele que tiver aderido a Jesus e se tiver identificado com Ele irá ao encontro do Senhor e permanecerá com Ele para sempre.

Na primeira leitura, Isaías anuncia e descreve o “banquete” que Deus, um dia, vai oferecer a todos os Povos. Com imagens muito sugestivas, o profeta sugere que o fim último da caminhada do homem é o “sentar-se à mesa” de Deus, o partilhar a vida de Deus, o fazer parte da família de Deus. Dessa comunhão com Deus resultará, para o homem, a felicidade total, a vida definitiva.


AVISOS

HORÁRIOS DAS MISSAS
Terça-feira, dia 5 de Novembro, às 19:00 – 30º Dia Manuel Ferreira Rodrigues
Sábado, dia 9 de Novembro, às 10:00 – na Capela de S. Pantaleão, Missa com
                                                           as crianças da Catequese
Sábado, dia 9 de Novembro, às 17:00
Domingo, dia 10 de Novembro, às 9:15

ATENDIMENTO
Na próxima Terça-feira das 17:00 às 18:30

NOTA
Na próxima sexta-feira, 8 de Novembro, há um encontro para os catequistas com a Dra. Isabel, directora do Secretariado Diocesano da Catequese.
É fundamental a presença de todos.
O encontro realiza-se em S. Mamede do Coronado, no salão paroquial, pelas 21H00. Não falte!

NOTA
No próximo sábado, dia 9 de Novembro, das 9H00 às 12H30, há Colheita de Sangue no salão paroquial do Muro, promovido pelo Lions Clube da Trofa.
Dar sangue é dar Vida! Não falte!

IN MEMORIAM”
É sempre com tristeza que recebemos a notícia do falecimento de alguém que nos é próximo, seja um familiar directo, alguém que pertence à nossa comunidade paroquial ou ao nosso círculo de amigos, alguém que consideramos como referência ou que marcou a nossa vida.

A partir do próximo dia 2 de Novembro, Dia de Fieis Defuntos, passaremos a comunicar no nosso blogue o falecimento de paroquianos, desde que haja acordo dos seus familiares.

Sendo certo que, para quem reside em São Cristóvão do Muro, o ancestral toque a defunto na torre da nossa Igreja e a afixação em diversos locais da folha de comunicação do óbito dispensam outro tipo de divulgação, o mesmo não se passa relativamente a quem, com ligações à nossa comunidade, reside noutras terras ou até noutros países.

É principalmente para estes últimos, para quem não reside próximo, que passaremos a publicar no blogue da Paróquia a informação relativa à data e hora dos funerais e das missas de 7º dia.

Fazemo-lo, tirando partido da instantaneidade deste meio de comunicação e na certeza que prestamos um serviço a todos, permitindo que quem está longe comungue do momento e esteja presente, se não fisicamente, certamente na oração.


O EVANGELHO DESTE DOMINGO [S. Lucas 19,1-10], POR OUTRAS PALAVRAS...

Vivia ali um homem rico chamado Zaqueu, que era chefe de publicanos.
Procurava ver quem era Jesus, mas, devido à multidão, não podia vê-l’O, porque era de pequena estatura.
Então correu mais à frente e subiu a um sicómoro, para ver Jesus...

faz nascer estrada


 
Texto: Cónego João Aguiar Campos
Publicado em: My ECCLESIA TV

Sem comentários:

Enviar um comentário