Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

domingo, 24 de novembro de 2013

Boletim Paroquial nº 76

Semana de 24 de Novembro a 1 de Dezembro de 2013
XXXIV Domingo do Tempo Comum - ANO C

SOLENIDADE DE NOSSO SENHOR JESUS GRISTO, REI DO UNIVERSO


A Palavra de Deus, neste último domingo do ano litúrgico, convida-nos a tomar consciência da realeza de Jesus.
Deixa claro, no entanto, que essa realeza não pode ser entendida à maneira dos reis deste mundo: é uma realeza que se exerce no amor, no serviço, no perdão, no dom da vida.
 
A primeira leitura apresenta-nos o momento em que David se tornou rei de todo o Israel.
Com ele, iniciou-se um tempo de felicidade, de abundância, de paz, que ficou na memória de todo o Povo de Deus.
Nos séculos seguintes, o Povo sonhava com o regresso a essa era de felicidade e com a restauração do reino de David; e os profetas prometeram a chegada de um descendente de David que iria realizar esse sonho.

O Evangelho apresenta-nos a realização dessa promessa: Jesus é o Messias/Rei enviado por Deus, que veio tornar realidade o velho sonho do Povo de Deus e apresentar aos homens o “Reino”; no entanto, o “Reino” que Jesus propôs não é um Reino construído sobre a força, a violência, a imposição, mas sobre o amor, o perdão, o dom da vida.

A segunda leitura apresenta um hino que celebra a realeza e a soberania de Cristo sobre toda a criação; além disso, põe em relevo o seu papel fundamental como fonte de vida para o homem.

Vaticano: PAPA DEFENDE MAIS SOLIDARIEDADE E MENOS MERCADO FACE À CRISE
O Papa Francisco sublinha preocupação com o aumento do desemprego juvenil

Cidade do Vaticano, 22 nov 2013 (Ecclesia) – O Papa destacou a importância da Doutrina Social da Igreja (DSI) para fazer face ao actual momento de crise económica e apelou à “solidariedade” para contrariar uma visão “funcional” da sociedade e do mercado.

A Doutrina Social não tolera que os lucros sejam de quem produz e que a questão social seja deixada ao Estado ou às acções de assistência e de voluntariado. Eis porque a solidariedade é uma palavra-chave”, refere, numa mensagem enviada aos promotores do terceiro festival da DSI, que decorre na cidade italiana de Verona, até domingo.

O Papa sustenta que a solidariedade se transformou numa “palavra incómoda”, quase um “palavrão” nos dias de hoje, em particular para o mundo da “economia” e para “o mercado”.
Na mensagem para a iniciativa intitulada ‘Menos desigualdade, mais diferenças’, Francisco manifesta a sua preocupação pela percentagem de jovens desempregados, que nalguns países ultrapassa os 40%.

Isto é uma hipoteca, uma hipoteca para o futuro, e se são se resolver depressa, será a certeza de um futuro demasiado fraco ou um não-futuro”, prossegue.
O Papa diz que os jovens e os mais velhos são deixados de lado porque “não respondem às lógicas produtivas numa visão funcional da sociedade, não respondem a qualquer critério útil de investimento” e não são “sujeitos de produção na economia de mercado”.

Um povo que não cuida dos jovens, dos velhos, não tem futuro”, advertiu.

O Papa Francisco convida a valorizar a “riqueza plural das pessoas”, numa “verdadeira globalização” que não implica uma “homologação”.
A mensagem pede aos que trabalham nos meios económicos e financeiros que se orientem pela DSI e evitem tornar-se “escravos do dinheiro” e do lucro.

É precisa coragem, um pensamento e a força da fé para estar dentro do mercado guiados por uma consciência que coloca no centro a dignidade da pessoa, não o ídolo dinheiro”, asseverou.
Nesse sentido, o Papa considera que a aplicação da DSI “contém em si uma mística” que aparentemente leva as pessoas “para fora do mercado, das regras comuns”.

Esta mística leva, pelo contrário, a um grande lucro, porque é capaz de criar um verdadeiro desenvolvimento, ao pedir – na sua visão global – que se tome conta dos desempregados, das fragilidades, das injustiças sociais e não está sujeita às distorções de uma visão economicista”, precisou.
Francisco recordou a impressão e o entusiasmo que lhe causaram as conferências do seu pai sobre o cooperativismo cristão, pedindo que este sector se torne “um sujeito capaz de pensar em novas formas de bem-estar (Welfare, no original italiano).

ANO DA FÉ:«VAI COMEÇAR O DESAFIO», diz D. JOSÉ POLICARPO
Patriarca emérito destaca dimensão interior da iniciativa

Lisboa, 22 nov 2013 (Ecclesia) – D. José Policarpo, patriarca emérito de Lisboa, considera que o balanço “real” do Ano da Fé convocado por Bento XVI e continuado pelo Papa Francisco, vai ser visível na forma como os cristãos vão agora viver o “desafio da fé”.

Vai encerrar o ano da Fé, vai começar o desafio da fé”, refere D. José Policarpo.

Que ninguém pense que isto acabou, o balanço real do que significou este Ano da Fé só Deus o tem porque passa pela dimensão secreta, silenciosa, com que foi vivido no coração dos crentes”, desenvolve o patriarca emérito de Lisboa, em entrevista à Rádio Renascença.

O Ano da Fé termina este domingo, Solenidade de Cristo Rei, e a avaliação possível limita-se “às actividades colectivas”, segundo D. José Policarpo, para quem esta iniciativa serviu para “levar um grupo maior de pessoas a tomar consciência que a sua fé é uma coisa maravilhosa mas muito difícil”.

Este ano especial “trouxe uma frescura surpreendente”, considera o cardeal português, que fala em “sinais de esperança” e entende que não se deve julgar “o mundo todo com o mesmo adjectivo”.

Só pode ler os sinais dos tempos quem está inserido na sociedade com amor e com uma perspectiva que Jesus Cristo me comunica”, assinala D. José Policarpo que confidencia a sua experiência: “O resultado é dialéctico porque os sinais que eu detecto são contra-sinais”.

Sobre a participação de cristãos na política, que considera que “não pode ser uma profissão” mas “uma missão”, o cardeal explica que há muita gente com “amor à justiça e amor à verdade, cristãos praticantes e não praticantes e que fazem o melhor que podem” e alerta que “para além de haver generosidade, tem de haver competência”.

AVISOS

HORÁRIOS DAS MISSAS
Terça-feira, dia 26 de Novembro, às 19:00 – Anivº Joaquim Mário da Silva Torres
Sábado, dia 30 de Novembro, às 17:00
Domingo, dia 01 de Dezembro, às 9:15

ATENDIMENTO
Na próxima Terça-feira das 17:00 às 18:30

NOTA
Quem tiver 18 anos ou mais e pretender receber o Sacramento do Crisma, deverá fazer a sua inscrição no horário de atendimento.
A preparação começará em Janeiro do próximo ano e terminará em Julho do mesmo ano.
A inscrição será feita até final do presente ano civil.

NOTA
O ofertório do passado fim de semana, que reverteu a favor dos Seminários, rendeu a quantia de 225€.
Agradeço a toda a comunidade a generosidade demonstrada.

NOTA
No próximo dia 30 de Novembro, Sábado, haverá no salão paroquial de São Mamede, um concerto musical com a banda “Black n'white”.
O concerto começa às 21H30. Participe! A entrada é livre.

NOTA
No próximo dia 1 de Dezembro, Domingo, pelas 16H00, teremos a actuação do grupo “Meninos Pequenos Cantores da Trofa”, na Igreja paroquial de São Mamede.
A entrada é livre! Participe!


O EVANGELHO DESTE DOMINGO [S. Lucas 23, 35-43], POR OUTRAS PALAVRAS...

«Jesus, lembra-Te de Mim, quando vieres com a tua realeza».
Coração


Texto: Cónego João Aguiar Campos
Publicado em: My ECCLESIA TV



Sem comentários:

Enviar um comentário