Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

PASSAGEM ARRISCADA

A CRISE DO VÍNCULO ENTRE AS GERAÇÕES no congresso «Recebi e transmiti» organizado pelo Pontifício Conselho para a Família

«Atravessamos uma fase histórica delicada e arriscada, também no que se refere às relações intergeracionais e, em particular, entre pais e filhos. O que está em perigo é o vínculo de herança cultural e espiritual entre as gerações, na transmissão de uma visão do mundo e do ser humano e, portanto, também a transmissão da fé»: daqui, explica o arcebispo Vincenzo Paglia, presidente do Pontifício Conselho para a Família, nasceu a ideia do congresso «“Recebi e transmiti”: a crise do vínculo entre as gerações», que teve lugar nos dias 15-16 de Novembro em Roma, na sede do dicastério pontifício.
Na sua intervenção, o bispo de Novara (Itália), D. Franco Giulio Brambilla, frisa que «estamos diante de uma linha divisória dramática: não só se dá à luz “menos” vida, mas também se nasce e se recebe uma vida que é “menor”».
E acrescenta: «Pergunto com a minha linguagem de pastor: é possível dar à luz uma vida sem dar uma luz para viver?».
Por sua vez, o teólogo Pierangelo Sequeri releva que «hoje a história ocidental (e não só) está como que suspensa no limiar de uma adolescência infinita».

L'Osservatore Romano, 17 de Novembro de 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário