Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 7 de dezembro de 2013

Boletim Paroquial nº 78

Semana de 8 a 15 de Dezembro de 2013
II Domingo do Advento - ANO A

SOLENIDADE DA IMACULADA CONCEIÇÃO


Somos convidados a equacionar o tipo de resposta que damos aos desafios de Deus.
Ao propor-nos o exemplo de Maria de Nazaré, a liturgia convida-nos a acolher, com um coração aberto e disponível, os planos de Deus para nós e para o mundo.

A primeira leitura mostra (recorrendo à história mítica de Adão e Eva) o que acontece quando rejeitamos as propostas de Deus e preferimos caminhos de egoísmo, de orgulho e de autossuficiência… Viver à margem de Deus leva, inevitavelmente, a trilhar caminhos de sofrimento, de destruição, de infelicidade e de morte.

O Evangelho apresenta a resposta de Maria ao plano de Deus. Ao contrário de Adão e Eva, Maria rejeitou o orgulho, o egoísmo e a autossuficiência e preferiu conformar a sua vida, de forma total e radical, com os planos de Deus. Do seu “sim” total, resultou salvação e vida plena para ela e para o mundo.

A segunda leitura, tirada da liturgia do 2.º Domingo do Advento, dirige-se àqueles que receberam de Jesus a proposta do “Reino”: sendo o rosto visível de Cristo no meio dos homens, eles devem dar testemunho de união, de amor, de partilha, de harmonia entre si, acolhendo e ajudando os irmãos mais débeis, a exemplo de Jesus.

Mandela: CONFERÊNCIA EPISCOPAL DA ÁFRICA DO SUL DESTACA «INSPIRAÇÃO» E «LIDERANÇA» DE ANTIGO PRESIDENTE
Bispos católicos elogiam legado Nobel da Paz, que morreu aos 95 anos

Lisboa, 06 dez 2013 (Ecclesia) – A Conferência Episcopal da África do Sul manifestou a sua “profunda tristeza” pela morte de Nelson Mandela, antigo presidente do país e Prémio Nobel da Paz, elogiando a sua “liderança” na reconciliação da nação.

A Igreja Católica manifesta a sua gratidão a uTata Mandela pelo sacrifício que fez por todos os povos da África do Sul e pela liderança e inspiração que ofereceu ao liderar-nos no caminho para a reconciliação”, escreve D. Stephen Brislin, arcebispo da Cidade do Cabo e presidente do organismo episcopal, numa nota de condolências.

O documento sublinha que Mandela, falecido esta quinta-feira aos 95 anos de idade, “nunca abdicou dos seus princípios e visão” na construção de uma África do Sul “democrática e justa”, com oportunidades iguais para todos, “mesmo com o grande custo da sua própria liberdade”.
Apesar do grande sofrimento ao longo da sua vida, ele nunca respondeu ao racismo com racismo”, acrescenta o prelado.

D. Stephen Brislin recordou que quando Mandela foi libertado em Fevereiro de 1990 o país se encontrava em “tumulto” e havia “sangue derramado quase diariamente”.
Através da sua liderança nesse tempo, reforçada quando se tornou presidente em 1994, liderou o país no caminho da reconciliação e da paz, pedindo a todos os sul-africanos que atirassem as armas de destruição ao mar. Por isso, estaremos sempre em dívida para com ele”, sublinha o presidente da Conferência Episcopal da África do Sul.

Nelson Mandela foi presidente da África do Sul entre 1994 e 1999, após liderar as negociações para o fim do Apartheid, uma luta que lhe valeu mais de 27 anos na cadeia e que seria reconhecida com o Nobel da Paz, em 1993, juntamente com o antigo presidente Frederik Willem de Klerk.

A melhor maneira de prestar tributo à vida de Nelson Mandela é lutar pelos ideais que ele acarinhou: liberdade, igualdade e democracia”, refere a mensagem da Conferência Episcopal da África do Sul.


PAPA CRIA COMISSÃO PARA PROTECÇÃO DE MENORES
Organismo para coordenar combate aos abusos sexuais foi uma das sugestões do conselho consultivo dos cardeais


Cidade do Vaticano, 05 dez 2013 (Ecclesia) – O Papa decidiu instituir uma “comissão para a protecção das crianças”, que vai coordenar o combate e prevenção de abusos sexuais na Igreja Católica, anunciou hoje o Vaticano.

A medida é uma das conclusões da segunda reunião de Francisco com o conselho de oito cardeais dos cinco continentes que se iniciou na terça-feira e se vai concluir esta tarde.
A decisão foi comunicada, em conferência de imprensa, pelo cardeal Seán Patrick O'Malley, arcebispo de Boston (Estados Unidos da América), um dos membros do conselho consultivo, o qual adiantou que esta nova comissão tem como missão aconselhar o Papa "a respeito do compromisso da Santa Sé na protecção das crianças" e na “atenção pastoral às vítimas de abusos”.

Em concreto, a comissão vai analisar o “estado actual” dos programas para a protecção dos menores, formular sugestões para "novas iniciativas" por parte da Cúria Romana e propor "nomes" de especialistas em diversas áreas para uma aplicação “sistemática” da nova iniciativa, em colaboração com as conferências episcopais e institutos religiosos.
A composição e as competências da comissão serão indicadas proximamente com maior detalhe pelo Santo Padre, com um documento apropriado”, acrescentou o cardeal norte-americano.

D. Seán Patrick O'Malley declarou que esta decisão vem “na linha” da acção iniciada pelo Papa Bento XVI.

Segundo o responsável, a nova comissão vai ajudar em questões como “linhas de orientação para a protecção das crianças, programas de formação, protocolos para um ambiente seguro, cooperação com as autoridades civis, pastoral de apoio às vítimas e familiares, colaboração com peritos”, entre outras.

O arcebispo de Boston frisou que a competência nas investigações a eventuais casos de abusos sexuais continua a ser dos bispos e superiores religiosos, em ligação com a Congregação para a Doutrina da Fé.

O director da sala de imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, adiantou por sua vez que o conselho de cardeais concluirá a sua primeira análise às várias congregações da Cúria Romana.
"Começamos a fazer algumas recomendações, mas o nosso trabalho está apenas no começo", precisou o cardeal O'Malley, a este respeito.

A próxima reunião vai decorrer entre 17 e 18 de Fevereiro do próximo ano, precedendo o consistório do Colégio Cardinalício, nos dias 20 e 21 do mesmo mês, e o consistório para a criação de novos cardeais, a 22, festa litúrgica da Cátedra de São Pedro.
Nos dias 24 e 25 de Fevereiro de 2014 vai decorrer uma reunião da Secretaria do Sínodo dos Bispos.

O novo Conselho de Cardeais tem como missão auxiliar o Papa no governo da Igreja Católica e “estudar um projecto de revisão da Constituição Apostólica” que regulamenta actualmente a Cúria Romana, organismos centrais (dicastérios) da Santa Sé, a 'Pastor bonus', assinada por João Paulo II a 28 de Junho de 1988.

AVISOS

HORÁRIOS DAS MISSAS
Terça-feira, dia 10 de Dezembro, às 19:00
Sábado, dia 14 de Dezembro, às 10:00 – Missa com a Catequese, na Capela de S. Pantaleão. Acção de graças a Santa Luzia.
Sábado, dia 14 de Dezembro, às 17:00
Domingo, dia 15 de Dezembro, às 9:15

ATENDIMENTO
Na próxima Terça-feira não há atendimento

NOTA
Quem tiver 18 anos ou mais e pretender receber o Sacramento do Crisma, deverá fazer a sua inscrição no horário de atendimento.
A preparação começará em Janeiro do próximo ano e terminará em Julho do mesmo ano.
A inscrição será feita até final do presente ano civil.

NOTA
Como é do conhecimento de todos o nosso Papa Francisco pediu a todos os Cristãos Católicos que se pronunciassem sobre um conjunto de questões relacionadas com a nossa Igreja.
Podemos fazê-lo pela internet.
Quem pretender fazê-lo de outra forma é favor procurar o questionário na Sacristia e entrega-lo devidamente preenchido até ao próximo fim de semana.

NOTA
Na próxima terça-feira visitarei os doentes de Quintão, Gueidãos e Serra que não consegui visitar na semana passada, a partir das 15H00. 
Na próxima quarta-feira visitarei os doentes de Vilares a partir das 15HH00.

NOTA
Na próxima quarta-feira, dia 11 de Dezembro, pelas 21H00 há confissões para os Crismandos, para os seus pais e padrinhos, na Igreja Nova da Trofa, em S. Martinho.
É fundamental a presença de todos.
No próximo Domingo realizar-se-á o Crisma na Igreja Nova da Trofa, pelas 15H00.
 
NOTA
Durante os Domingos do Advento, teremos um momento de oração na Igreja Paroquial das 15 às 16 horas, como preparação para o Natal.

O EVANGELHO DESTE DOMINGO [S. Lucas 1, 26-38], POR OUTRAS PALAVRAS...
«Ave, cheia de graça, o Senhor está contigo».
Bendita


Texto: Cónego João Aguiar Campos
Publicado em: My ECCLESIA TV


Sem comentários:

Enviar um comentário