Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 21 de dezembro de 2013

Boletim Paroquial nº 80

Semana de 22 a 29 de Dezembro de 2013
IV Domingo do Advento - ANO A


MENSAGEM DE NATAL

Que o menino Jesus ilumine o Natal com a esperança de dias melhores e momentos especiais nas vossas vidas.
Que Ele ilumine todas as famílias para que jamais esqueçam que a compreensão é a base de tudo.
Que este Natal seja mais do que uma festa, seja a celebração de um recomeço cheio de paz e amor entre os homens de boa vontade.”
O vosso Pároco deseja-vos um Santo Natal


4º DOMINGO DO ADVENTO

A liturgia deste domingo diz-nos, fundamentalmente, que Jesus é o “Deus-connosco”, que veio ao encontro dos homens para lhes oferecer uma proposta de salvação e de vida nova.
Na primeira leitura, o profeta Isaías anuncia que Jahwéh é o Deus que não abandona o seu Povo e que quer percorrer, de mãos dadas com ele, o caminho da história… É n’Ele (e não nas sempre falíveis seguranças humanas) que devemos colocar a nossa esperança.
O Evangelho apresenta Jesus como a incarnação viva desse “Deus connosco”, que vem ao encontro dos homens para lhes apresentar uma proposta de salvação.
Contém, naturalmente, um convite implícito a acolher de braços abertos a proposta que Ele traz e a deixar-se transformar por ela.
Na segunda leitura, sugere-se que, do encontro com Jesus, deve resultar o testemunho: tendo recebido a Boa Nova da salvação, os seguidores de Jesus devem levá-la a todos os homens e fazer com que ela se torne uma realidade libertadora em todos os tempos e lugares.

SOLENIDADE DO NATAL DO SENHOR

A liturgia deste dia convida-nos a contemplar o amor de Deus, manifestado na incarnação de Jesus… Ele é a “Palavra” que Se fez pessoa e veio habitar no meio de nós, a fim de nos oferecer a vida em plenitude e nos elevar à dignidade de “filhos de Deus”.
A primeira leitura anuncia a chegada do Deus libertador. Ele é o rei que traz a paz e a salvação, proporcionando ao seu Povo uma era de felicidade sem fim.
O profeta convida, pois, a substituir a tristeza pela alegria, o desalento pela esperança.
A segunda leitura apresenta, em traços largos, o plano salvador de Deus.
Insiste, sobretudo, que esse projecto alcança o seu ponto mais alto com o envio de Jesus, a “Palavra” de Deus que os homens devem escutar e acolher.
O Evangelho desenvolve o tema esboçado na segunda leitura e apresenta a “Palavra” viva de Deus, tornada pessoa em Jesus.
Sugere que a missão do Filho/”Palavra” é completar a criação primeira, eliminando tudo aquilo que se opõe à vida e criando condições para que nasça o Homem Novo, o homem da vida em plenitude, o homem que vive uma relação filial com Deus.

Vaticano: PAPA REFORÇA INTENÇÃO DE VISITAR PORTUGAL EM 2017
Francisco recebeu presente alusivo a Braga das mãos da portuguesa Manuela Gomes Alves

Braga, 18 dez 2013 (Ecclesia) – O Papa Francisco reforçou a sua intenção de visitar Portugal em 2017 num encontro com uma portuguesa, Manuela Gomes Alves revelou hoje a própria à Agência ECCLESIA.
A advogada bracarense esteve no Vaticano e ofereceu ao Papa uma tela de Braga com a igreja de São Vicente, a Basílica do Sameiro, o Bom Jesus de Braga e Sé, pintada por Santiago Belacqua.
O Papa Francisco foi muito simpático, humilde, e após vários minutos de conversa muito interessado no convite e no que representa a igreja de São Vicente para o Vaticano, disse que estará em Portugal e em Braga, em 2017”, assinala, em depoimento escrito.
Privar com o Papa Francisco foi um momento único”, revelou Manuela Gomes Alves, que recebida no Vaticano pelo cardeal português D. Manuel Monteiro de Castro, antigo penitenciário-mor da Santa Sé.
Francisco já tinha referido anteriormente a sua vontade de visitar Portugal em 2017, ano em que se assinala o Centenário das Aparições de Fátima.
O último Papa que visitou as cidades de Braga e Guimarães foi João Paulo II, em 1982.

AVISOS

HORÁRIOS DAS MISSAS
Sábado, dia 28 de Dezembro, às 17:00
Domingo, dia 29 de Dezembro, às 9:15

ATENDIMENTO
Na próxima Terça-feira não há atendimento

EUCARISTIA DE NATAL
DIA 24 – 24H00 – Missa do Galo na Igreja de São Cristóvão do Muro
DIA 25 –   9H00 – Igreja de São Mamede de Coronado
              10H30 - Igreja de São Romão de Coronado
              16H00 - Igreja de São Cristóvão do Muro

Sem comentários:

Enviar um comentário