Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 4 de janeiro de 2014

Boletim Paroquial nº 82

Semana de 5 a 12 de Janeiro de 2014
Domingo da Epifania do Senhor - ANO A 

SOLENIDADE DA EPIFANIA DO SENHOR



A liturgia deste domingo leva-nos à manifestação de Jesus como a “luz” que atrai a Si os povos da terra.
Essa “luz” encarnou na nossa história, a fim de iluminar os caminhos dos homens com uma proposta de salvação/libertação.

A primeira leitura anuncia a chegada da luz salvadora de Jahwéh, que alegrará Jerusalém e que atrairá à cidade de Deus povos de todo o mundo.

No Evangelho, vemos a concretização dessa promessa: ao encontro de Jesus vêm os “Magos”, atentos aos sinais da chegada do Messias, que O aceitam como “salvação de Deus” e O adoram.
A salvação, rejeitada pelos habitantes de Jerusalém, torna-se agora uma oferta universal.

A segunda leitura apresenta o projecto salvador de Deus como uma realidade que vai atingir toda a humanidade, juntando judeus e pagãos numa mesma comunidade de irmãos – a comunidade de Jesus.


O CENTRO SOCIAL E PAROQUIAL DE S. MAMEDE DO CORONADO ASSINALOU O NATAL COM UMA FESTA PARA TODOS OS UTENTES


29Dez2013 (O Notícias da Trofa) - “Que este sonho de Natal / No seu sentido integral / Traga uma esperança contida / de amor e fraternidade / e recíproca amizade / p'ra ter mais sentido a vida”.
O poema é da dona Etelvina, que quis ter um papel activo na Festa de Natal do Centro Social e Paroquial de S. Mamede do Coronado, realizada na tarde de sexta-feira. Também outros utentes responderam ao desafio das funcionárias da instituição e, além de declamarem poemas, dançaram e cantaram para o público presente.

E, desengane-se quem pensa que só os pequenos gostam da visita do Pai Natal. Os utentes deste centro são a prova que a alegria presente nesta figura contagia qualquer que seja a faixa etária. O homem das barbas brancas chegou de coche e distribuiu presentes por todos, para assinalar a época e mostrar que “o centro tem a dinâmica e a dimensão da paróquia, de Cristo e do Natal que esperamos neste tempo do Advento”, afirmou o padre Rui Alves, presidente da direcção.

Directores, funcionários e Liga dos Amigos juntaram-se para proporcionar uma festa de Natal recheada de amor e carinho aos seniores que lá vivem, ou passam grande parte do seu tempo. Depois da Eucaristia, os utentes tiveram direito a um almoço onde não faltou as batatas cozidas e o bacalhau e as sobremesas típicas como a aletria e as rabanadas.

Rui Alves destacou que esta iniciativa “não é um caso isolado”, afirmando que, ainda no dia anterior, “a conferência vicentina esteve cá a animar a tarde, com os jovens da catequese a cantar”. “Queremos que este seja um espaço de vida, dinâmico e que a paróquia esteja envolvida”, acrescentou.

Com três meses de actividade, o Centro Social está “quase lotado”. O lar tem preenchidas as inscrições e o mesmo está prestes a acontecer com o centro de dia. Já o apoio domiciliário vai arrancar “em Janeiro”, pois só agora chegaram as carrinhas. A elevada ocupação, sublinhou o padre, “mostra que o centro era necessário e que tem um enorme valor que, se calhar, durante imuto tempo se duvidou”. “O edifício transformou-se numa casa e foi preciso pôr mãos à obra com muito espírito de vontade e acreditar e as dificuldades continuam. A criança nasceu, mas continua a ser preciso um esforço enorme da direcção, da paróquia, da liga de amigos e da população”, asseverou.
Os utentes do Centro Social são “maioritariamente de S. Mamede e S. Romão”, mas também há pessoas oriundas “de outras freguesias do concelho da Trofa, da Maia e de Paços de Ferreira e Paredes, os dois últimos devido ao acordo com a Segurança Social”.

Para além de “desejar um bom Natal a todos os trofenses, de forma especial aos paroquianos de S. Mamede, S. Romão e S. Cristóvão do Muro”, Rui Alves pediu a todos que “continuem a olhar para o Centro Social e Paroquial não como algo que entrou na concorrência, mas como mais uma valência que completa mais a rede social que existe na terra e que, se calhar, ainda é pouca para fazer face às necessidades actuais”.


Porto: ADMINISTRADOR APOSTÓLICO PEDE CONSISTÊNCIA NA PROCURA DA PAZ
D. Pio Alves critica «dominadores que calcam aos pés a dignidade do próximo»


Porto, 02 jan 2014 (Ecclesia) – O administrador apostólico da Diocese do Porto assinalou esta quarta-feira o Dia Mundial da Paz, pedindo aos fiéis que sejam “consistentes” na procura de um novo rumo para a sociedade, na busca de um caminho de “bondade e felicidade”.

Na homilia da missa a que presidiu na catedral portuense, publicada na página diocesana na internet, D. Pio Aves salientou que a construção da paz não pode ser uma realidade “desligada de Deus” e que quem “rompe a relação filial” com o Pai coloca também em causa a sua capacidade para praticar a “fraternidade”.

Em vez de irmãos passa a haver, supostamente, livres e escravos. Na realidade, passa a haver escravos e escravos: escravos de falsos valores, que minam a dignidade humana; escravos de dominadores que calcam aos pés a dignidade do próximo, seu igual”, alertou o prelado.
D. Pio Alves recordou ainda que “o berço da paz da humanidade” é o mistério do Natal, que através de Jesus, Maria e José revelou aos homens o “desígnio amoroso de Deus”: tornar cada homem irmão e herdeiro, “por igual”, de todas as bênçãos do mundo.

Sem tal consciência, torna-se impossível a construção duma sociedade justa, duma paz firme e duradoura”, apontou o bispo, citando a mensagem que o Papa Francisco escreveu para o Dia Mundial da Paz deste ano.

Falar de fraternidade no Dia Mundial da Paz não é um exercício de retórica: é o caminho para a responsabilização de todos e de cada um na reconstrução do lar comum da Humanidade”, referiu D. Pio Alves, desafiando as pessoas a construírem a paz “em primeiro lugar no seio da família”, no “ambiente” de casa, na sua rua, aldeia ou cidade.


AVISOS

HORÁRIOS DAS MISSAS
Terça-feira, dia 7 de Janeiro, às 19:00
Sábado, dia 11 de Janeiro, às 10:00 – na Capela de S. Pantaleão, Eucaristia com a Catequese
Sábado, dia 11 de Janeiro, às 17:00 – Aniv.º Isaura Celeste Lousão
Domingo, dia 12 de Janeiro, às 9:15

ATENDIMENTO
Na próxima Terça-feira das 17:00 às 18:30


NOTAS

Curso para Noivos (CPM) na Cripta da Igreja Nova da Trofa com início a 21 de Fevereiro, para todos os casais que se vão unir em matrimónio durante o próximo ano.
Para mais informações junto do Pároco Rui Alves.


Bênção dos Casais que completem durante o ano de 2014, 10 anos de casados (2004), 25 anos de casados (1989), 50 anos de casados (1964), 60 anos de casados (1954), no dia 15 de Junho no Encontro Diocesano a realizar em Santa Maria da Feira.
Inscrições até final do mês de Janeiro, junto do Pároco Rui Alves.




Sem comentários:

Enviar um comentário