Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 18 de janeiro de 2014

Boletim Paroquial nº 84

Semana de 19 a 26 de Janeiro de 2014
2º Domingo do Tempo Comum - ANO A


VOCAÇÃO


A liturgia deste domingo coloca a questão da vocação; e convida-nos a situá-la no contexto do projecto de Deus para os homens e para o mundo. Deus tem um projecto de vida plena para oferecer aos homens; e elege pessoas para serem testemunhas desse projecto na história e no tempo.

A primeira leitura apresenta-nos uma personagem misteriosa – Servo de Jahwéh – a quem Deus elegeu desde o seio materno, para que fosse um sinal no mundo e levasse aos povos de toda a terra a Boa Nova do projecto libertador de Deus.

A segunda leitura apresenta-nos um “chamado” (Paulo) a recordar aos cristãos da cidade grega de Corinto que todos eles são “chamados à santidade” – isto é, são chamados por Deus a viver realmente comprometidos com os valores do Reino.

O Evangelho apresenta-nos Jesus, “o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”. Ele é o Deus que veio ao nosso encontro, investido de uma missão pelo Pai; e essa missão consiste em libertar os homens do “pecado” que oprime e não deixa ter acesso à vida plena.


Igreja/Sociedade: INQUÉRITO ÀS FAMÍLIAS ABRE ESPAÇO A UMA NOVA «GRAMÁTICA» NA RELAÇÃO ENTRE A HIERARQUIA CATÓLICA E OS FIÉIS
Tema esteve em destaque num colóquio do Centro de Reflexão Cristã


Lisboa, 16 jan 2014 (Ecclesia) – O investigador Alfredo Teixeira, da Universidade Católica Portuguesa, considera que o inquérito feito às famílias, no âmbito da preparação do próximo Sínodo dos Bispos, reforça a postura próxima e inclusiva que tem caracterizado o pontificado do Papa Francisco.

O que esta auscultação revelou é que as estruturas locais, as Igrejas locais, se calhar não estão preparadas para responderem a este tipo de relação com os católicos”, sustenta Alfredo Teixeira, em declarações à Agência ECCLESIA.

O docente entende ser necessário saber se a novidade que o questionário encerrou, de chamar à construção da vida da Igreja Católica, do caminho sinodal, as comunidades locais de base, “mesmo aquelas que estão nas periferias”, terá efeitos práticos em toda a “estrutura” eclesial.

A temática esteve em debate esta quarta-feira num colóquio promovido pelo Centro de Reflexão Cristã, em Lisboa, intitulado ‘O Papa Francisco e o inquérito sobre a família’.

Além do actual coordenador executivo do Centro de Estudos de Religiões e Culturas da UCP, a iniciativa contou também com a presença da pintora Emília Nadal.

As respostas ao inquérito que o Vaticano promoveu em Novembro, com várias questões sobre ‘Os desafios pastorais da família, no contexto da evangelização’, estão agora a ser agora recolhidas e analisadas pelas diversas conferências episcopais.

O resultado final vai ser depois alvo de reflexão no Vaticano, durante o Sínodo dos Bispos dedicado à Família, que terá duas etapas: uma assembleia extraordinária, entre 5 e 19 de Outubro, destinada a avaliar “o estado da questão”; uma assembleia ordinária, em 2015, cujo objectivo será definir linhas de acção para a pastoral da pessoa e da família.

Para Alfredo Teixeira, a dúvida que sobressai do inquérito é se ele representa de facto uma nova “gramática” na relação entre a hierarquia católica e os fiéis.

Só quando matérias como a situação dos recasados, dos divorciados, das uniões entre pessoas do mesmo sexo, incluídas na auscultação às famílias, forem alvo de reflexão no “próprio habitat institucional católico”, das dioceses, das paróquias, é que se deixará de ter “um pontificado com um estilo novo” para “uma Igreja com um estilo novo”, salientou o investigador.

Um estilo novo que, acrescentou, vai também ao encontro dos anseios das pessoas, já que houve uma “grande adesão” das comunidades à iniciativa do Papa, “porque sentiram que quem pergunta quer ouvir, coisa que em outras circunstâncias nem sempre aconteceu”.

A pintora Emília Nadal destacou o facto de o inquérito ter sido concebido para “conhecer e avaliar” as opiniões das pessoas “em vez de doutrinar” e encontrou uma linha comum entre a actual conjuntura da Igreja Católica e outra época de mudança, o Concílio Vaticano II (1962-1965).

A coragem renovadora do Papa Francisco corresponde actualmente à coragem do Papa João XXIII quando decidiu convocar um concílio ecuménico para conhecer a realidade do mundo contemporâneo e a ele adequar a missão da Igreja”, apontou.


Vaticano: PAPA CONVIDA CATÓLICOS A «IR CONTRA A CORRENTE»
O Papa Francisco assinou mensagem para o 51.º Dia Mundial de Oração pelas Vocações


Cidade do Vaticano, 16 jan 2014 (Ecclesia) - A Santa Sé divulgou hoje a mensagem do Papa para o 51.º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, na qual Francisco defende a necessidade de “ir contra a corrente”.

O documento, intitulado ‘Vocações, testemunho de verdade’, destaca que a vivência de uma vocação pode significar, por vezes, “encontrar também obstáculos, fora e dentro” de cada um.

Todas estas dificuldades poder-nos-iam desanimar, fazendo-nos optar por caminhos aparentemente mais confortáveis, mas a verdadeira alegria dos chamados consiste em crer e experimentar que o Senhor é fiel e, com Ele, podemos caminhar, ser discípulos e testemunhas do amor de Deus, abrir o coração a grandes ideais, a coisas grandes”, escreve o Papa Francisco.

Segundo o Papa, nenhuma vocação “nasce por si, nem vive para si”, mas “brota do coração de Deus e germina na terra boa do povo fiel, na experiência do amor fraterno”.

A vocação é um fruto que amadurece no terreno bem cultivado do amor uns aos outros que se faz serviço recíproco, no contexto duma vida eclesial autêntica”, prosseguiu.

Para tal é necessário “superar os modos de pensar e de agir que não estão conformes com a vontade de Deus” seja “na vida conjugal ou sacerdotal”, como também “nas formas de consagração religiosa”.

Todos somos chamados a adorar Cristo no íntimo dos nossos corações” por isso ninguém deve “ter medo”, escreve Francisco, sublinhando que “Deus acompanha, com paixão e perícia, a obra saída das suas mãos, em cada estação da vida”.

O Dia Mundial de Oração pelas Vocações, que se celebra este ano a 11 de maio, é a oportunidade aproveitada pelo Papa para pedir a bispos, sacerdotes, religiosos, comunidades e famílias cristãs que orientem “a pastoral vocacional acompanhando os jovens por percursos de santidade que, sendo pessoais, exigem uma verdadeira e própria pedagogia da santidade, capaz de se adaptar ao ritmo dos indivíduos”.

Quanto mais soubermos unir-nos a Jesus pela oração, a Sagrada Escritura, a Eucaristia, os Sacramentos celebrados e vividos na Igreja, pela fraternidade vivida, tanto mais há de crescer em nós a alegria de colaborar com Deus no serviço do Reino de misericórdia e verdade, de justiça e paz. E a colheita será grande, proporcional à graça que tivermos sabido, com docilidade, acolher em nós”, conclui.


AVISOS

HORÁRIOS DAS MISSAS
Terça-feira, dia 21 de Janeiro, às 19:00 – 7º Dia Manuel António de Sá Martins
Sábado, dia 25 de Janeiro, às 17:00
Domingo, dia 26 de Janeiro, às 9:15

ATENDIMENTO
Na próxima Terça-feira das 17:00 às 18:30

NOTA:
Curso para Noivos (CPM) na Cripta da Igreja Nova da Trofa com início a 21 de Fevereiro, para todos os casais que se vão unir em matrimónio durante o próximo ano.
Para mais informações junto do Pároco Rui Alves.



O EVANGELHO DESTE DOMINGO [João 1, 29-34], POR OUTRAS PALAVRAS...
«Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo».


Texto: Cónego João Aguiar Campos
Publicado em: My ECCLESIA TV


Sem comentários:

Enviar um comentário