Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

20 DE JANEIRO - DIA DO MÁRTIR S. SEBASTIÃO


No dia 20 de Janeiro
a Igreja celebra
São Fabião


e São Sebastião, Mártir
 
 
A Festa do Mártir, em 2016, na vizinha paróquia de São Pedro:


  • Quarta-feira, dia 20 de Janeiro, às 20H30, Eucaristia em louvor ao Mártir São Sebastião;
  • Sábado, dia 23 de Janeiro, às 21H00, Eucaristia seguida de Procissão de Penitência em honra ao Mártir São Sebastião;
  • Domingo, dia 24 de Janeiro, às 15H30, Eucaristia seguida de Procissão em honra ao Mártir São Sebastião.

   
A imagem dramática do Mártir São Sebastião, que veneramos na nossa como em muitas outras igrejas, é um icon de coragem e de amor a Deus e ao próximo.


Sebastião era natural de Milão, na Itália, e foi oficial do exército no tempo do imperador Carino e do seu sucessor, o imperador Dioclesiano - imperador que veio a decretar a última, maior e mais sangrenta perseguição oficial ao cristianismo levada a cabo pelo Império Romano.

Foi provavelmente no dia 20 de Janeiro do ano 288 que, em Roma e por determinação de Dioclesiano, São Sebastião foi martirizado.

Em 367 o Papa São Dâmaso construiu uma basílica sobre o seu túmulo, onde estão preservadas suas relíquias, conjuntamente com as de São Fabião.

Desde 1969 que foi fixado o dia 20 de Janeiro como dia de festa comum para ambos os mártires.

Conta a lenda que Dioclesiano ao saber, por denúncia de um soldado, que Sebastião, um oficial do seu exército, era cristão e se recusava a renunciar ao cristianismo, ordenou que o matassem com flechas.
Foi num descampado que os soldados o despiram e amarraram a um tronco de árvore, para cumprirem a ordem com uma chuva de flechas.
Tendo os soldados abandonado o lugar para que sangrasse até a morte, foram os cristãos que pretendiam retirar o corpo para lhe dar sepultura que vieram a comprovar que ainda estava vivo.
Esconderam-no em suas casas, cuidando das suas feridas.
Já restabelecido, Sebastião apresentou-se de novo ao imperador censurando-o pelas injustiças cometidas contra os cristãos.
Desta vez, Dioclesiano ordenou que fosse espancado até à morte.


Do DISCURSO DO SANTO PADRE JOÃO PAULO II À PEREGRINAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO EUROPEIA "HISTORISCHER SCHÜTZEN" [Irmandade de Atiradores da Arquidiocese de Colónia], em 3 de Novembro de 2001:

São Sebastião pode também servir-vos de modelo para o vosso testemunho cristão.
Hoje, mais do que nunca, é pedido este testemunho.
De facto, um número cada vez maior dos nossos contemporâneos vive como se Deus não existisse.
A fé cristã, porém, não se espalha com a força das armas, mas sim com o testemunho de vida.
São precisos homens e mulheres que na sua actividade de cada dia não se cansem de interrogar com atenção os sinais dos tempos e de transmitir o Evangelho sem medo.
É por isso que vos quero dizer a vós, atiradores: quem quer ser plenamente cristão deve primeiro deixar-se atingir por aquele a que deve o seu nome, quer dizer Jesus Cristo.

São Sebastião estava atingido por Cristo; por isso puderam ser apontadas as flechas que feriram o seu corpo, mas não atingiram a sua alma.
São Sebastião, com efeito, estava preparado para um testemunho que deveria pagar com o sangue.
Tinha descoberto aquilo que a Carta aos Efésios aconselha aos cristãos: "permanecei firmes, tendo os vossos rins cingidos com a verdade, revestidos com a couraça da justiça e os pés calçados, prontos para ir anunciar o Evangelho da paz. Empunhai, sobretudo, o escudo com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno. Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus" (Ef 6, 14-17).

A Festa do Mártir acontece na vizinha Paróquia de São Pedro de Avioso, este ano de 2014 no fim de semana de 25 e 26 de Janeiro.
  • Sábado, dia 25 de Janeiro, às 21H00, Eucaristia seguida de Procissão;
  • Domingo, dia 26 de Janeiro, às 15 ou 16H00, Procissão.
Fontes: Rádio Vaticano, Santa Sé


Sem comentários:

Enviar um comentário