Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

HOJE É O 1º ENCONTRO DE PREPARAÇÃO PARA O CRISMA

Inicia-se hoje a preparação para a Confirmação ou Crisma.
O 1º Encontro vai realizar-se no Salão Paroquial de São Romão, com início às 21H30.



Para todos, e em particular para os que vão estar no Encontro de Preparação para o Crisma, transcrevemos o que o Santo Padre disse na Audiência Geral realizada na Praça de São Pedro, na passada 4ª feira, ao retomar a sua catequese desta vez centrada no Sacramento da Confirmação.

Prezados irmãos e irmãs, bom dia!

Nesta terceira catequese sobre os Sacramentos, meditemos sobre a Confirmação ou Crisma, que deve ser entendida em continuidade com o Baptismo, ao qual ela está vinculada de modo inseparável.
Estes dois Sacramentos, juntamente com a Eucaristia, formam um único acontecimento salvífico, que se denomina «iniciação cristã», no qual somos inseridos em Jesus Cristo morto e ressuscitado, tornando-nos novas criaturas e membros da Igreja.
Eis por que motivo, na origem destes três Sacramentos, eram celebrados num único momento, no final do caminho catecumenal, normalmente na Vigília pascal.
Era assim que se selava o percurso de formação e de inserção gradual no seio da comunidade cristã, que podia durar até alguns anos.
Procedia-se passo a passo para chegar ao Baptismo, depois à Crisma e enfim à Eucaristia.

Em geral, fala-se de Sacramento da «Crisma», palavra que significa «unção».
E com efeito através do óleo, chamado «Crisma sagrado», nós somos confirmados no poder do Espírito, em Jesus Cristo, o Único verdadeiro «Ungido», o «Messias», o Santo de Deus.
Além disso, o termo «Confirmação» recorda-nos que este Sacramento contribui com um aumento da graça baptismal: une-nos mais solidamente a Cristo; leva a cumprimento o nosso vínculo com a Igreja; infunde em nós uma especial força do Espírito Santo para difundir e defender a fé, para confessar o nome de Cristo e para nunca nos envergonharmos da sua Cruz (cf. Catecismo da Igreja Católica, n. 1.303).

Por isso, é importante prestar atenção a fim de que as nossas crianças, os nossos jovens recebam este Sacramento.
Todos nós prestamos atenção para que eles sejam baptizados, e isto é bom, mas talvez não nos preocupemos muito a fim de que recebam a Crisma.
Deste modo, eles permanecerão a meio caminho e não receberão o Espírito Santo, que é muito importante na vida cristã, porque nos concede a força para ir em frente.
Pensemos um pouco nisto, cada um de nós: preocupamo-nos verdadeiramente para que as nossas crianças, os nossos jovens recebam a Crisma!
Isto é importante, é importante!
E se vós, em casa, tendes crianças e jovens que ainda não a receberam, e que já estão na idade de a receber, fazei todo o possível para que levem a cumprimento a iniciação cristã e recebam a força do Espírito Santo.
É importante!

Naturalmente, é necessário oferecer aos crismandos uma boa preparação, que deve ter em vista levá-los a uma adesão pessoal à fé em Cristo e despertar neles o sentido da pertença à Igreja.

Como cada Sacramento, a Confirmação não é obra dos homens mas de Deus, que cuida da nossa vida, de maneira a plasmar-nos à imagem do seu Filho, para nos tornar capazes de amar como Ele.
E fá-lo infundindo em nós o seu Espírito Santo, cuja acção permeia cada pessoa e a vida inteira, como transparece dos sete dons que a Tradição, à luz da Sagrada Escritura, sempre evidenciou.
Eis os sete dons: não quero perguntar-vos se vos recordais quais são os sete dons.
Talvez todos vós saibais... Mas cito-os em vosso nome.
Quais são estes dons?
A Sabedoria, a Inteligência, o Conselho, a Fortaleza, a Ciência, a Piedade e o Temor de Deus.
E estes dons são concedidos precisamente através do Espírito Santo no Sacramento da Confirmação.
Além disso, a estes dons tenciono dedicar as catequeses que se seguirão às reservadas aos Sacramentos.

Quando acolhemos o Espírito Santo no nosso coração e deixamos que Ele aja, é o próprio Cristo que se torna presente em nós e adquire forma na nossa vida; através de nós será Ele, o próprio Cristo, que rezará, perdoará, infundirá esperança e consolação, servirá os irmãos, estará próximo dos necessitados e dos últimos, que criará comunhão e semeará paz.
Pensai como isto é importante: mediante o Espírito Santo, é o próprio Cristo que vem para fazer tudo isto no meio de nós e por nós.
Por isso, é importante que as crianças e os jovens recebam o Sacramento da Crisma.

Estimados irmãos e irmãs, recordemo-nos que recebemos a Confirmação.
Todos nós!

Recordemo-lo antes de tudo para dar graças ao Senhor por esta dádiva, e além disso para lhe pedir que nos ajude a viver como cristãos autênticos e a caminhar sempre com alegria segundo o Espírito Santo que nos foi concedido.


No final da audiência também se dirigiu aos Peregrinos de língua portuguesa, fazendo referência ao Crisma:

Queridos peregrinos de língua portuguesa: uma cordial saudação para todos!
Lembrai-vos de agradecer ao Senhor o dom do sacramento da Crisma, pedindo-Lhe que vos ajude a viverdes sempre como verdadeiros cristãos, para confessar por todo o lado o nome de Cristo!
Desça sobre vós a Bênção do Senhor!
Papa FranciscoAudiência Geral, Praça de São Pedro, 29 de Janeiro de 2014

O texto colocado a 31 de Janeiro foi traduzido a partir do original e da versão em francês;
Em 5 de Fevereiro, foi substituído pela versão oficial entretanto disponibilizada pela Santa Sé.



Fonte: Santa Sé

Sem comentários:

Enviar um comentário