Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 22 de março de 2014

Boletim Paroquial nº 93

Semana de 23 a 30 de Março de 2014
III Domingo da Quaresma - ANO A


O VERDADEIRO CAMINHO


A Palavra de Deus que hoje nos é proposta afirma, essencialmente, que o nosso Deus está sempre presente ao longo da nossa caminhada pela história e que só Ele nos oferece um horizonte de vida eterna, de realização plena, de felicidade perfeita.
A primeira leitura mostra como Jahwéh acompanhou a caminhada dos hebreus pelo deserto do Sinai e como, nos momentos de crise, respondeu às necessidades do seu Povo.
O quadro revela a pedagogia de Deus e dá-nos a chave para entender a lógica de Deus, manifestada em cada passo da história da salvação.
A segunda leitura repete, noutros termos, o ensinamento da primeira: Deus acompanha o seu Povo em marcha pela história; e, apesar do pecado e da infidelidade, insiste em oferecer ao seu Povo – de forma gratuita e incondicional – a salvação.
O Evangelho também não se afasta desta temática… Garante-nos que, através de Jesus, Deus oferece ao homem a felicidade (não a felicidade ilusória, parcial e falível, mas a vida eterna).
Quem acolhe o dom de Deus e aceita Jesus como “o salvador do mundo” torna-se um Homem Novo, que vive do Espírito e que caminha ao encontro da vida plena e definitiva.


Igreja/Portugal: D. JOSÉ POLICARPO FOI «PROCLAMADOR» DO CONCÍLIO VATICANO II
Cónego António Rego diz que horas de informação religiosa na TVI se devem ao cardeal patriarca emérito de Lisboa


O cónego António Rego, jornalista e sacerdote em Lisboa, afirmou que se deve a D. José Policarpo a prática do Concílio Vaticano II no patriarcado.

A grande originalidade como pastor foi ter trazido um Concílio para a prática da sua diocese. Um concilio que ele viveu e que estudou profundamente”, afirmou à Agência ECCLESIA o antigo director do Secretariado nacional das Comunicações Socais.
O sacerdote sublinha “o esforço de traduzir no campo dos leigos, no ecumenismo, na liturgia o Concílio para a pastoral do nosso tempo”, acrescentando ainda “a movimentação que deu aos leigos e aos padres”.
São sinais que tinham luz, clarividência, discernimento e esperança para a diocese”, referiu.

D. José Policarpo, que faleceu este mês, aos 78 anos, vítima de aneurisma na aorta, designou o cónego António Rego na directoria da informação da TVI, em 1992.
Do ponto de vista pessoal tenho isto como importante: ele explicou-me muito bem a minha missão de jornalista e de padre sem nunca ter havido qualquer conflito. Eu era padre jornalista e essa foi uma missão em que ele apostou, não fazendo disso um luxo ou um gosto pessoal”, recorda o sacerdote açoriano.
Sobre o projecto televisivo, o cónego António Rego afirma que as duas horas que semanalmente existem na programação se devem ao cardeal patriarca emérito.
Foi um projecto de leigos que ele apoiou, correu riscos mas deixou sinais, e as duas horas de emissão que ainda existem onde a Igreja se exprime em liturgia e dinamismo, a ele se deve”, sustentou.

O sacerdote recorda a “grande aproximação” que manteve com D. José Policarpo quando este foi “proclamador do Concilio”.
Quando ele levava a parte teórica da conferência e eu levava os audiovisuais que ilustravam a sua palavra. Foi isso que nos aproximou”, acrescenta.
O cónego Rego lembra um homem “claro e frontal, de fé, de grande lucidez e de doutrina” que “combateu o bom combate” e que soube fazer uma “pastoral de evangelização”.




AVISOS

HORÁRIOS DAS MISSAS
Terça-feira, dia 25 de Março, às 19:00
Sábado, dia 29 de Março, às 17:00
Domingo, dia 30 de Março, às 9:15

ATENDIMENTO
Na próxima Terça-feira das 17:00 às 18:30

NOTAS:

A Muro de Abrigo – Associação de Solidariedade Social do Muro, IPSS, pede para avisar a Comunidade de S. Cristóvão que irá realizar no fim das Eucaristias dos dias 29 e 30 de Março e 6 de Abril, uma venda de Páscoa para angariação de fundos para a Instituição.
Importa salientar que todos os trabalhos são realizados com muita dedicação e carinho por todos os nossos utentes e voluntários.
Contamos com o seu contributo!
Respeitar as pessoas mais velhas é respeitar o próprio futuro com Respeito”
Ajudamos a Reaprender a Viver!!!

Na próxima Sexta-feira, teremos o nosso encontro de preparação para o Crisma de Adultos, às 21:30, no Salão Paroquial de S. Mamede.


Sem comentários:

Enviar um comentário