Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 29 de março de 2014

Boletim Paroquial nº 94

Semana de 30 de Março a 6 de Abril de 2014
IV Domingo da Quaresma - ANO A


VIVER NA LUZ


As leituras deste Domingo propõem-nos o tema da “luz”.
Definem a experiência cristã como “viver na luz”.

No Evangelho, Jesus apresenta-se como “a luz do mundo”; a sua missão é libertar os homens das trevas do egoísmo, do orgulho e da auto-suficiência.
Aderir à proposta de Jesus é enveredar por um caminho de liberdade e de realização que conduz à vida plena.
Da acção de Jesus nasce, assim, o Homem Novo – isto é, o Homem elevado às suas máximas potencialidades pela comunicação do Espírito de Jesus.

Na segunda leitura, Paulo propõe aos cristãos de Éfeso que recusem viver à margem de Deus (“trevas”) e que escolham a “luz”.
Em concreto, Paulo explica que viver na “luz” é praticar as obras de Deus (a bondade, a justiça e a verdade).

A primeira leitura não se refere directamente ao tema da “luz” (o tema central na liturgia deste domingo).
No entanto, conta a escolha de David para rei de Israel e a sua unção: é um óptimo pretexto para reflectirmos sobre a unção que recebemos no dia do nosso Baptismo e que nos constituiu testemunhas da “luz” de Deus no mundo.



Igreja/Política: PAPA RECEBEU BARACK OBAMA NO VATICANO
Presidente dos Estados Unidos da América e Francisco estiveram reunidos mais de 50 minutos

Cidade do Vaticano, 27 mar 2014 (Ecclesia) – O Papa Francisco encontrou-se hoje pela primeira vez no Vaticano com o presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama, em audiência privada que durou mais de 50 minutos.

Obama foi recebido pelo prefeito da Casa Pontifícia, D. Georg Gaenswein, seguindo para a biblioteca do Papa, onde o líder dos EUA agradeceu a Francisco; disse ser "maravilhoso" e uma "grande honra" encontrar-se com ele, confessando-se um "grande admirador" do pontífice argentino.

A sala de imprensa da Santa Sé emitiu uma nota de imprensa, ao início da tarde, dando conta da "troca de opiniões sobre alguns temas relativos à actualidade internacional".
"Manifestou-se o desejo de que se respeitem o direito humanitário e o direito internacional nas zonas de conflito e se chegue a uma solução negociada entre as partes envolvidas", pode ler-se.
O comunicado acrescenta que, no contexto das relações bilaterais, se abordaram "questões de especial relevo para a Igreja" nos EUA, como "o exercício dos direitos à liberdade religiosa, à vida e à objecção de consciência", bem como a reforma migratória.
"Por último, expressou-se o compromisso comum para a erradicação do tráfico de seres humanos no mundo", conclui a nota oficial.

Os dois líderes foram acompanhados por intérpretes, durante a conversa privada que foi registada, na parte inicial, por fotógrafos e pelo Centro Televisivo do Vaticano.

A delegação de Obama incluía John Kerry, secretário de Estado dos EUA, e a conselheira para a segurança interna, Susan Rice.
Kerry cumprimentou o Papa como "católico" e também se confessou um "grande admirador" do que o pontífice tem feito "pela Igreja" e por "toda a gente".

O encontro concluiu-se com a tradicional troca de presentes: Francisco ofereceu uma cópia da exortação apostólica ‘A Alegria do Evangelho’ e o presidente norte-americano retribui com a oferta de sementes do jardim da Casa Branca, numa caixa feita com madeira da primeira catedral dos EUA, em Baltimore.
Porque não?” foi a reacção, em espanhol, ao convite feito por Obama para que o Papa visitasse Washington.

O líder norte-americano encontrou-se ainda com o secretário de Estado do Vaticano, o cardeal Pietro Parolin.

A Casa Branca referiu, ao anunciar a visita presidencial, que Obama desejava discutir com Francisco “o seu compromisso comum na luta contra a pobreza e o aumento das desigualdades”.

O presidente norte-americano visitou o Vaticano em Julho de 2009 para uma reunião com Bento XVI, na qual abordou temas da política internacional, à luz dos resultados da cimeira do G8.
Este foi o 28.º encontro de um presidente dos Estados Unidos com o Papa e Obama foi o 12º líder dos EUA a fazer uma visita oficial ao Vaticano.
O primeiro foi Woodrow Wilson, que lançou a ideia da Sociedade das Nações e foi recebido pelo Papa Bento XV a 4 de Janeiro de 1919, depois do fim da I Guerra Mundial.
Eisenhower, Kennedy, Johnson, Nixon, Ford, Reagan, Carter, Bush, Clinton e George W. Bush passaram pelo Vaticano, durante a sua presidência.

A visita de Obama acontece numa fase “complexa” das relações da actual administração com a Igreja nos Estados Unidos marcada, de modo particular, pela “controvérsia” sobre a aplicação da reforma sanitária.





AVISOS

HORÁRIOS DAS MISSAS
Terça-feira, dia 1 de Abril, às 19:00
Sábado, dia 5 de Abril, às 21:00
Domingo, dia 6 de Abril, às 9:15

ATENDIMENTO
Na próxima Terça-feira das 17:00 às 18:30

SENHOR DOS PASSOS
No próximo Sábado pelas 21H00, celebraremos a Eucaristia em acção de graças à Senhora das Dores.
De seguida, sairemos em procissão, em honra da Senhora das Dores, em direcção à casa da Dª Isabel “do Polícia”, onde ficará o andor.
No Domingo sairemos da Igreja com o andor do Senhor dos Passos pelas 15H00.
O encontro dar-se-á na Rua do Cruzeiro, onde teremos o Sermão de Encontro a cargo do Frei Lima.
No final viremos em procissão até à Igreja, onde terminaremos as nossas celebrações.

NOTAS:

Na próxima Sexta-feira, teremos o nosso encontro de preparação para o Crisma de Adultos, às 21:30, no Salão Paroquial de S. Mamede.

A Muro de Abrigo – Associação de Solidariedade Social do Muro, IPSS, pede para avisar a Comunidade de S. Cristóvão que irá realizar no fim das Eucaristias dos dias 29 e 30 de Março e 6 de Abril, uma venda de Páscoa para angariação de fundos para a Instituição.
Importa salientar que todos os trabalhos são realizados com muita dedicação e carinho por todos os nossos utentes e voluntários.
Contamos com o seu contributo!
Respeitar as pessoas mais velhas é respeitar o próprio futuro com Respeito”

Queria agradecer a toda a comunidade paroquial pela generosidade demonstrada na Côngrua – direitos paroquiais.
Também queria agradecer às pessoas que recolheram a Côngrua.
A todos o meu muito obrigado!

Sem comentários:

Enviar um comentário