Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 31 de maio de 2014

Boletim Paroquial nº 103

Semana de 1 a 8 de Junho de 2014
VII Domingo da Páscoa - ANO A
SOLENIDADE DA ASCENSÃO DO SENHOR


A ASCENSÃO DE JESUS”


A Festa da Ascensão de Jesus, que hoje celebramos, sugere que, no final do caminho percorrido no amor e na doação, está a vida definitiva, a comunhão com Deus.
Sugere também que Jesus nos deixou o testemunho e que somos nós, seus seguidores, que devemos continuar a realizar o projecto libertador de Deus para os homens e para o mundo.

O Evangelho apresenta o encontro final de Jesus ressuscitado com os seus discípulos, num monte da Galileia.
A comunidade dos discípulos, reunida à volta de Jesus ressuscitado, reconhece-O como o seu Senhor, adora-O e recebe d’Ele a missão de continuar no mundo o testemunho do “Reino”.

Na primeira leitura, repete-se a mensagem essencial desta festa: Jesus, depois de ter apresentado ao mundo o projecto do Pai, entrou na vida definitiva da comunhão com Deus – a mesma vida que espera todos os que percorrem o mesmo “caminho” que Jesus percorreu.
Quanto aos discípulos: eles não podem ficar a olhar para o céu, numa passividade alienante; mas têm de ir para o meio dos homens, continuar o projecto de Jesus.

A segunda leitura convida os discípulos a terem consciência da esperança a que foram chamados (a vida plena de comunhão com Deus).
Devem caminhar ao encontro dessa “esperança” de mãos dadas com os irmãos – membros do mesmo “corpo” – e em comunhão com Cristo, a “cabeça” desse “corpo”. Cristo reside no seu “corpo” que é a Igreja; e é nela que Se torna, hoje, presente no meio dos homens.


Portugal: «ALHEAMENTO SOCIAL» É UM SINAL PREOCUPANTE
D. Pio Alves de Sousa na abertura das Jornadas da Pastoral da Cultura


Fátima, Santarém, 30 mai 2014 (Ecclesia) – O presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Socais, D. Pio Alves, disse hoje há “sinais preocupantes e actuais de alheamento social” que é necessário resolver a partir de um “diagnóstico ajustado à realidade”.

D. Pio Alves afirmou, na sessão de abertura da Jornada da Pastoral da Cultura, a pertinência de reflectir sobre razões que ajudem a “não desistir”.

A oportunidade desta Jornada de reflexão, assumidamente virada para a nossa Sociedade, dar-nos-á mais razões, para, especialmente em nome dos mais desfavorecidos, não desistir”, disse o bispo auxiliar do Porto.

Portugal: a saúde da democracia” é, de acordo com a afirmação do presidente da Comissão Episcopal, uma “importante e urgente temática” em debate na 10ª Jornada da Pastoral da Cultura, que hoje decorre em Fátima.

Para D. Pio Alves, é necessário encontrar “estruturas jurídico-políticas nas quais todos os cidadãos tenham a possibilidade efectiva de participar livre e activamente” e os cidadãos “têm de fazer uso do seu voto livre em vista da promoção do bem comum”, afirmou citando a Constituição Pastoral Gaudium et Spes

Mal poderá (…) o homem chegar a este sentido de responsabilidade, se as condições de vida lhe não permitirem tornar-se consciente da própria dignidade e responder à sua vocação”, afirmou o presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, a partir do documento do Concílio Vaticano II.

Estes dois textos estabelecem um desejável quadro social, do qual derivam direitos e deveres. Recordam, também, circunstâncias, de diferente sentido, que afastam o homem da realização deste projecto”, sustentou D. Pio Alves na sessão de abertura da Jornada da Pastoral da Cultura, desejando que a reflexão se desenvolva “tendo à vista este contexto cultural, social e pessoal”.

Os nossos convidados não procedem do mundo da Teologia, mas de variadas áreas de intervenção na vida do nosso País. Partilham todos o denominador comum de uma matriz cultural com as marcas dos valores cristãos”, referiu no início dos trabalhos da Jornada da Pastoral da Cultura.


PAPA: ALEGRIA CRISTÃ SUPERA DIMENSÃO TERRENA


Cidade do Vaticano, 30 mai 2014 (Ecclesia) – O Papa falou hoje no Vaticano, durante a habitual Eucaristia na Casa de Santa Marta, sobre a alegria cristã que supera a dimensão terrena, vem de Deus e que permite encarar com esperança todas as dificuldades.

Na sua homilia, publicada pelo serviço informativo da Santa Sé, Francisco recordou o exemplo que deu São Paulo, no seu trabalho de evangelização.

Certamente até mesmo o Apóstolo dos gentios tinha medo. Paulo sabia que o que ele fazia não era apreciado nem pelos judeus, nem pelos pagãos, mas ele não parou”, mesmo perante as “dificuldades e perseguições”, salientou.

E onde assentava a força de Paulo? Na promessa de Jesus aos seus discípulos – “a vossa tristeza se converterá em alegria”, lembrou o Papa.

Quando, diante dos obstáculos, as pessoas têm tendência para desanimar, “baixar um pouco o nível, serem um pouco menos cristãs, buscar um compromisso com o mundo” ou mesmo “comprar a alegria”, é na esperança de Deus que devem encontrar força.

No entanto, nem “toda a vida cristã é uma festa”, e muito menos basta dizer a alguém em sofrimento “coragem, coragem, amanhã haverá alegria!”

É preciso saber transmitir essa esperança, mostrando ao outro que Deus pode iluminar a sua “escuridão” – é “um ato de fé no Senhor”, conclui o Papa.


AVISOS

HORÁRIOS DAS MISSAS
Terça-feira, dia 3 de Junho, às 19:00 – 10º Anivº Emanuel Joaquim Silva e família
Sábado, dia 7 de Junho, às 17:00  7º Dia Lucinda de Oliveira Maia
Domingo, dia 8 de Junho, às 9:15

ATENDIMENTO
Na próxima Terça-feira das 17:00 às 18:30

PEREGRINAÇÃO VICARIAL A FÁTIMA no dia 14 de JUNHO
Para a Peregrinação Vicarial a Fátima ainda há alguns lugares nos autocarros de S. Cristóvão e de S. Romão.
Para a semana darei todas as informações necessárias sobre a nossa Peregrinação.

ENCONTROS DE PREPARAÇÃO PARA A PEREGRINAÇÃO VICARIAL A FÁTIMA
4 Junho – Quarta-feira – Encontro geral para todos os leitores, acólitos e coros em Vairão, Vila do Conde.
11 de Junho – Quarta-feira – Encontro geral para todos os leitores, acólitos e coros na Igreja Nova de São Martinho de Bougado.


Sem comentários:

Enviar um comentário