Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

domingo, 22 de junho de 2014

Boletim Paroquial nº 105



Semana de 22 a 29 de Junho de 2014
SOLENIDADE DO SANTÍSSIMO CORPO E SANGUE DE CRISTO - Ano A


SANTÍSSIMO CORPO E SANGUE DE CRISTO


No centro da Solenidade deste domingo está quer a celebração de Deus que alimenta o seu povo e que, no seu Filho, dá-lhe o alimento supremo e eterno, quer a grande Eucaristia dos crentes.

Para exprimir esta oração de louvor e de agradecimento, que dirigimos ao Senhor acolhendo o dom do seu amor, a Escritura emprega duas palavras: a bênção (primeira leitura) e a acção de graças (segunda leitura).
Estas duas dimensões de oração estão intimamente ligadas e devem habitar a nossa vida para além da missa, para testemunhar todo o amor com o qual Cristo ama os homens (Evangelho).


A Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo é a festa da Pessoa de Cristo. Ao levantarmos os olhos para o Pão e Vinho consagrados, só podemos dizer: «É mesmo Ele! Meu Senhor e meu Deus!».


PAPA PRESIDIU À CELEBRAÇÃO DO CORPO DE DEUS SEM ACOMPANHAR PROCISSÃO NAS RUAS DE ROMA


Roma, 19 jun 2014 (Ecclesia) - O Papa presidiu hoje em Roma à Missa da solenidade litúrgica do Corpo de Deus, diante da Basílica de São João de Latrão, e afirmou que a humanidade deve rejeitar o «pão falso» que a escraviza.

«Se olharmos à nossa volta, damos conta de que há muitas ofertas de alimento que não vêm do Senhor e que, aparentemente, satisfazem mais: alguns alimentam-se com o dinheiro, outros com o sucesso e a vaidade, outros com o poder e o orgulho, mas a comida que nos alimenta verdadeiramente e nos sacia é apenas a que o Senhor nos dá», disse Francisco, na homilia da celebração.

Perante milhares de pessoas, o Papa sustentou que «para lá da fome física, o homem traz em si outra fome, uma fome que não pode ser saciada com a comida vulgar», mas com o «corpo de Cristo».
«É uma fome de vida, fome de amor, fome de eternidade», precisou.

Francisco advertiu para a perda da memória da «intervenção de Deus», quando se chega a algum bem-estar.
«Sonhamos com outras comidas, como os judeus no deserto, os quais choravam pela carne e as cebolas que comiam no Egipto, mas esqueciam que esses alimentos eram comidos na mesa da escravidão», realçou.

«Recuperemos a memória e aprendamos a reconhecer o pão falso que ilude e corrompe, porque é fruto do egoísmo, da autossuficiência e do pecado», acrescentou.

O Papa disse que na Eucaristia se comunica o «amor do Senhor», um amor «gratuito» que está sempre disponível para quem quer «recuperar as suas forças».
«Jesus, defende-nos da tentação do alimento mundano que nos torna escravos, a comida envenenada; purifica a nossa memória, para que não fique prisioneira na selectividade egoísta e mundana, mas seja memória viva da tua presença ao longo da história do teu povo, memória que se faz «memorial» do teu gesto de amor redentor», concluiu.

O Vaticano anunciou que o Papa abdicou de acompanhar a procissão eucarística nas ruas de Roma, até à Basílica de Santa Maria Maior, deslocando-se em carro fechado para este local, onde concederá a bênção solene.


INICIATIVA DA ASSOCIAÇÃO CULTURAL AMOR E RESPONSABILIDADE


Cidade do Vaticano, 18 jun 2014 (Ecclesia) – Um grupo de portugueses ligados à Associação Cultural Amor e Responsabilidade (ACAR), com sede em Caldas da Rainha, ofereceu hoje ao Papa uma escultura de Cristo na Cruz com Maria.

A estátua, com cerca de três metros de altura, tem como nome “Ut Christus Ecclesiam Amavit’ (Como Cristo Amou a Igreja) e foi entregue a Francisco no final da audiência pública desta quarta-feira, no Vaticano.

Em Roma esteve uma comitiva liderada pelo padre Miguel Pereira, vigário paroquial (coadjutor) de Caldas da Rainha, Coto, e pelo escultor Carlos Oliveira, que estiveram na origem deste projecto.

A escultura foi originalmente concebida no âmbito do IV Simpósio Internacional da Teologia do Corpo, que teve lugar em Junho de 2013 em Fátima.
Com a criação desta obra, os promotores pretenderam “não só associar a escultura à fé, mas também sensibilizar para a teologia do corpo, uma visão nova e surpreendente que revaloriza o corpo humano – algo sagrado que até Deus-Filho assume irrevogavelmente quando encarna e ressuscita”, explica uma nota da ACAR.

Na comitiva lusa que foi ao encontro do Papa seguiram também os membros da comissão organizadora do referido simpósio.
A par da entrega da obra, a ACAR levou ao Papa Francisco um conjunto de mensagens escritas pelos portugueses, através de uma plataforma online disponibilizada para o efeito.

Antes da conclusão da audiência, durante as habituais saudações aos peregrinos, nas diversas línguas, o Papa argentino dirigiu uma mensagem aos membros da Associação Cultural Amor e Responsabilidade.
Que esta visita a Roma vos ajude a estar prontos, como Abraão, a sair cada dia para a terra de Deus e do homem, revelando-vos uma bênção e um sinal do amor de Deus por todos os seus filhos. A Virgem Santa vos guie e proteja!”, declarou.


AVISOS

HORÁRIOS DAS MISSAS
Terça-feira, dia 24 de Junho, às 19:00 – Na Capela de São Pantaleão
Sábado, dia 28 de Junho, às 17:00 – Na Capela de São Pantaleão
Domingo, dia 29 de Junho, às 9:15 – Na Capela de São Pantaleão

ATENDIMENTO
Quarta das 16:00 às 18:30 e Quinta-feira, das 15:00 às 16:30, em S. Romão

NOTAS

Na próxima Sexta-feira, dia 27 de Junho pelas 21H30, na Igreja Nova da Trofa, haverá um encontro a nível Vicarial para jovens casais que estão unidos pelo matrimónio há menos de 5 anos, inclusive.
O tema deste encontro será “Novas Exigências” e os casais que estiverem interessados basta comparecer na Igreja Nova da Trofa no dia e hora marcada.

Ministros Extraordinários da Comunhão – Encontro Vicarial
Na próxima Quinta-feira, dia 26 de Junho, há encontro para Ministros Extraordinários da Comunhão, pelas 21H00, no Salão Paroquial do Muro. É importante a presença de todos!

Sem comentários:

Enviar um comentário