Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

OS CARISMAS SÃO PRECIOSOS PARA O CAMINHO DA COMUNIDADE CRISTÃ




Os carismas na Igreja foi o tema da catequese do Papa na audiência geral de hoje na Praça de São Pedro



O Papa Francisco retomou as reflexões dedicadas à Igreja, tratando em particular da diversidade e unidade dos carismas presentes no seu interior.

A «capacidade de amar» é um carisma que «todos temos», por isso é preciso pedir na oração que sejamos capazes de «amar muito», sobretudo a Igreja, e saibamos aceitar «com amor de filhos» todos os carismas presentes nela.

... desde o início, o Senhor cobriu a Igreja de dons do seu Espírito, tornando-a assim sempre viva e fecunda.
Entre estes dons, distinguem-se alguns que são particularmente preciosos para a edificação e o caminho da comunidade cristã: trata-se dos carismas.”

Na perspectiva cristã, contudo, o carisma é bem mais de uma qualidade pessoal, de uma predisposição de que se pode ser dotado: o carisma é uma graça, um dom concedido por Deus Pai, através da acção do Espírito Santo.
E é um dom que vem dado a alguém não porque seja mais capaz do que os outros ou porque mereceu: é um presente que Deus lhe dá, para que com a mesma gratuidade e o mesmo amor o possa colocar ao serviço da inteira comunidade, para o bem de todos.”

Como recorda S. Paulo na sua Primeira Carta aos Coríntios, no capítulo 12, todos os carismas são importantes aos olhos de Deus e, ao mesmo tempo, nenhum é insubstituível.
Isto quer dizer que, na comunidade cristã, precisamos uns dos outros e cada dom recebido só se realiza plenamente quando é partilhado com os irmãos para o bem de todos.”

No final da sua catequese o Papa Francisco recordou Santa Teresinha do Menino Jesus, memória litúrgica deste dia primeiro de Outubro, e referiu-se à jovem de Lisieux como alguém que amava tanto todos os carismas e que descobriu o carisma do amor:
Esta Santa que morreu com 24 anos e amava tanto a Igreja, queria ter todos os carismas e foi em oração que percebeu que o seu carisma era o amor e disse esta bela frase: no coração da igreja eu serei o amor...”


Fonte: Rádio Vaticano

Sem comentários:

Enviar um comentário