Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 17 de janeiro de 2015

Boletim Paroquial nº 132

Semana de 18 a 25 de Janeiro de 2015
II Domingo do Tempo Comum - Ano B




SEGUIR JESUS

A liturgia do 2º Domingo do Tempo Comum propõe-nos uma reflexão sobre a disponibilidade para acolher os desafios de Deus e para seguir Jesus.


A primeira leitura apresenta-nos a história do chamamento de Samuel.
O autor desta reflexão deixa claro que o chamamento é sempre uma iniciativa de Deus, o qual vem ao encontro do homem e chama-o pelo nome.
Ao homem é pedido que se coloque numa atitude de total disponibilidade para escutar a voz e os desafios de Deus.

O Evangelho descreve o encontro de Jesus com os seus primeiros discípulos.
Quem é “discípulo” de Jesus?
Quem pode integrar a comunidade de Jesus?
Na perspectiva de João, o discípulo é aquele que é capaz de reconhecer no Cristo que passa o Messias libertador, que está disponível para seguir Jesus no caminho do amor e da entrega, que aceita o convite de Jesus para entrar na sua casa e para viver em comunhão com Ele, que é capaz de testemunhar Jesus e de anunciá-l’O aos outros irmãos.

Na segunda leitura, Paulo convida os cristãos de Corinto a viverem de forma coerente com o chamamento que Deus lhes fez.
No crente que vive em comunhão com Cristo deve manifestar-se sempre a vida nova de Deus.
Aplicado ao domínio da vivência da sexualidade – um dos campos onde as falhas dos cristãos de Corinto eram mais notórias – isto significa que certas atitudes e hábitos desordenados devem ser totalmente banidos da vida do cristão.


Angola: SANTUÁRIO MARIANO CONSTRUÍDO POR PORTUGUESES VAI TER ESTATUTO NACIONAL

Lisboa, 16 jan 2015 (Ecclesia) – A Igreja Católica de Angola quer elevar o santuário mariano de Muxima, situado na província do Bengo e originalmente construído por portugueses, à condição de primeiro santuário nacional do país.

Em declarações à agência Lusa, o porta-voz da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé e Príncipe (CEAST), o arcebispo José Manuel Imbamba, disse hoje que o processo deverá avançar “dentro de quatro ou cinco anos”, logo que estejam concluídas as obras que estão em curso no local, a cerca de 130 quilómetros de Lunda.

A origem do santuário, em honra de Nossa Senhora da Conceição, remonta a 1959 quando um grupo de portugueses se instalou na vila de Muxima e que “dez anos depois, ali construíram uma fortaleza e a igreja de Nossa Senhora da Conceição”.

Actualmente conhecido entre o povo angolano como “Mamã Muxima”, o santuário acolhe todos os anos, em Setembro, cerca de “um milhão de fiéis”.

O porta-voz da CEAST adianta que a vila de Muxima e o santuário estão a ser requalificadas, num “processo que vai envolver muita transformação da localidade” e que “está a ser feito com todos os pormenores”.





Da autoria do arquitecto português Júlio Quaresma, o projecto do novo santuário prevê a implantação do local de culto “numa área de 18352 metros quadrados”, com uma “catedral” que terá “capacidade para acomodar 4600 pessoas sentadas”.


RELATÓRIO DE CONTAS DE 2014


AVISOS

HORÁRIOS DAS MISSAS
Terça-feira, dia 20 de Janeiro, às 18:30
Sábado, dia 24 de Janeiro, às 17:00
Domingo, dia 25 de Janeiro, às 9:15

ATENDIMENTO
Na próxima Terça-feira, das 17H00 às 18H00.

NOTA
Quem pretenda cumprir promessa de enfeitar os andores para a festa, pode dar o nome a algum dos membros da comissão de festas.
Este ano os andores vão ser enfeitados 2 vezes devido ao S. Cristóvão ser num fim de semana e o S. Pantaleão ser no fim de semana a seguir.

Sem comentários:

Enviar um comentário