Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 21 de fevereiro de 2015

Boletim Paroquial nº 137

Semana de 22 de Fevereiro a 1 de Março de 2015
I Domingo do Tempo da Quaresma - Ano B





UM MUNDO NOVO”

No primeiro Domingo do Tempo da Quaresma, a liturgia garante-nos que Deus está interessado em destruir o velho mundo do egoísmo e do pecado e em oferecer aos homens um mundo novo de vida plena e de felicidade sem fim.




A primeira leitura é um extracto da história do dilúvio.
Diz-nos que Jahwéh, depois de eliminar o pecado que escraviza o homem e que corrompe o mundo, depõe o seu “arco de guerra”, vem ao encontro do homem, faz com ele uma Aliança incondicional de paz.
A acção de Deus destina-se a fazer nascer uma nova humanidade, que percorra os caminhos do amor, da justiça, da vida verdadeira.

No Evangelho, Jesus mostra-nos como a renúncia a caminhos de egoísmo e de pecado e a aceitação dos projectos de Deus está na origem do nascimento desse mundo novo que Deus quer oferecer a todos os homens (o “Reino de Deus”).
Aos seus discípulos Jesus pede – para que possam fazer parte da comunidade do “Reino” – a conversão e a adesão à Boa Nova que Ele próprio veio propor.

Na segunda leitura, o autor da primeira Carta de Pedro recorda que, pelo Baptismo, os cristãos aderiram a Cristo e à salvação que Ele veio oferecer.
Comprometeram-se, portanto, a seguir Jesus no caminho do amor, do serviço, do dom da vida; e, envolvidos nesse dinamismo de vida e de salvação que brota de Jesus, tornaram-se o princípio de uma nova humanidade.


Vaticano: PAPA APELA A COMPREENSÃO E APOIO PARA OS PRESOS
O Papa Francisco diz que é preciso pensar em quem sofre e erra

Cidade do Vaticano, 20 fev 2015 (Ecclesia) - O Papa Francisco pediu hoje no Vaticano que os católicos ofereçam compreensão e apoio a quem está preso, em vez de os considerar como pessoas a evitar.

“’Mas eu com essa gente não…’ Olha, ele está na cadeia, se tu não estás preso é porque o Senhor te ajudou a não cair. Tens um lugar no coração para os presos? Rezas por eles, para que o Senhor os ajude a mudar de vida?”, declarou, no habitual tom coloquial das homilias da Missa a que preside matinalmente na capela da Casa de Santa Marta.

O Papa deseja que todos encontrem lugar no seu coração para “os que não cumpriram os mandamentos”, para os que “cometeram um erro e estão na prisão”.

O que fazer por esta gente, como será a tua Quaresma?”, questionou, falando aos presentes.

Nesse sentido, Francisco acrescentou que o tempo de preparação para a Páscoa deve servir para oferecer um lugar a quem errou e a quem sofre.

O que é que posso fazer pelas crianças, pelos idosos que não têm a possibilidade de ser visitados por um médico?”, questionou, recordando também as que esperam “oito horas” e só conseguem consulta “uma semana depois”.

Francisco falou aos que podem ir ao hospital e ser atendidos depressa, porque têm um bom plano de saúde.

É uma coisa boa, agradece ao Senhor. Mas, diz-me: pensaste naqueles que não têm esta facilidade e quando vão ao hospital têm de esperar 6, 7, 8 horas para uma coisa urgente?”, perguntou.

Num tempo litúrgico marcado por apelos à penitência, Francisco disse que é preciso distinguir entre “o formal e o real”, porque de pouco servem as “observâncias exteriores” sem a “verdade do coração”.

O verdadeiro jejum não é somente exterior, uma lei externa, mas deve vir do coração”, precisou.

O caminho da Quaresma, observou o Papa, é “duplo”, ligado “a Deus e ao próximo”.

Não é somente deixar de comer carne sexta-feira, fazer alguma coisinha e depois, deixar aumentar o egoísmo, a exploração do próximo, a ignorância dos pobres”, alertou.

Em Julho de 2014, o Papa visitou os detidos na prisão de Isérnia, no sul da Itália, a quem pediu que não percam a “esperança”.

No final do encontro Francisco revelou que continua a telefonar a cada 15 dias para uma prisão de Buenos Aires, onde era arcebispo, para "falar um pouco" com os jovens detidos.


AVISOS

HORÁRIOS DAS MISSAS
Terça-feira, dia 24 de Fevereiro, às 18:30 7º Dia Fernando Vieira
Sábado, dia 28 de Fevereiro, às 17:00
- 30º Dia Conceição Ferreira Maia;
- 30º Dia Lucinda da Costa e Silva.
Domingo, dia 1 de Março, às 9:15

VIA SACRA
Domingo, dia 1 de Março, às 18:00

ATENDIMENTO
Na próxima Terça-feira das 17 as 18:00

NOTAS
A Comissão de Festas de S. Cristóvão e S. Pantaleão vem por este meio informar que quem pretenda cumprir a promessa de enfeitar os andores das festas deste ano, estão disponíveis para o contacto do Sr. José Gil – 91 530 62 60.
Procissão de S. Cristóvão: Nossa Senhora de Fátima; S. Pantaleão; e S. Cristóvão.
Procissão de S. Pantaleão: Nossa Senhora de Fátima; S. Pantaleão; e S. Cristóvão; Santa Luzia; Santa Rita; e Sagrado Coração de Jesus.

DIREITOS PAROQUIAIS/CÔNGRUA
Durante este mês está a ser recolhida a Côngrua/Direitos Paroquiais.


Sem comentários:

Enviar um comentário