Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

SER IRMÃOS É ESCOLA DE LIBERDADE E DE PAZ



Hoje, Quarta-feira de Cinzas, prosseguindo com a catequese sobre a família, o Papa Francisco recordou o exemplo bíblico negativo de Caim e Abel e convidou-nos a pensar nos irmãos e irmãs.



O resumo da Catequese do Santo Padre:

Prosseguindo com a catequese sobre a família, convido-vos hoje a pensar nos irmãos e irmãs.

A educação para a abertura aos outros a partir do vínculo de fraternidade entre os filhos do mesmo tronco familiar é a grande escola de liberdade e de paz.

Nem sempre se pensa nisto, mas é precisamente a família que introduz a fraternidade no mundo: partindo desta primeira experiência, o estilo da fraternidade irradia como uma promessa para toda a sociedade e para as relações entre os povos.

Pensai a que grau é elevada a ligação entre os homens, até muito diferentes entre si, quando um chega a dizer de outro: «Para mim, é como um irmão, como uma irmã!»
A bênção que Deus, em Jesus Cristo, conferiu a este laço da fraternidade, dilatou-o de forma inimaginável, fazendo-o capaz de ultrapassar toda e qualquer diferença de nação, língua, cultura e até religião.

E, como sucede na família onde todos os cuidados vão para os mais pequeninos ou doentes, assim na sociedade nos devem enternecer os mais pequenos, os mais frágeis e os mais pobres, seguindo a palavra e o exemplo de Jesus quando nos diz que são nossos irmãos.

Este é o princípio do amor de Deus e de toda a justiça entre os homens.
Por isso, não privemos, de ânimo leve, as nossas famílias da beleza duma ampla experiência fraterna de filhos e filhas.


No final da audiência o Papa Francisco lançou um apelo à oração pelos irmãos egípcios mortos nos últimos dias na Líbia:

Gostaria de convidar ainda a rezar pelos nossos irmãos egípcios que, há três dias atrás, foram mortos na Líbia pelo simples facto de serem cristãos.
O Senhor os acolha na sua casa e dê conforto às suas famílias e às suas comunidades.
Rezemos pela paz no Médio Oriente e no Norte de África, recordando todos os defuntos, os feridos e os refugiados. Possa a Comunidade Internacional encontrar soluções pacíficas à difícil situação na Líbia.”

Fontes: Santa Sé; Rádio Vaticano


Sem comentários:

Enviar um comentário