Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 11 de abril de 2015

ANÚNCIO OFICIAL DO ANO SANTO DA MISERICÓRDIA

Às 16H30 de hoje, durante a vigília do Domingo da Misericórdia, o Papa Francisco vai apresentar a bula Misericordiae vultus (O Rosto da Misericórdia) que oficializará a convocação do Jubileu Extraordinário



O Papa anunciou a 13 de Março passado a realização do 29º Jubileu na história da Igreja Católica, um Ano Santo extraordinário centrado no tema da Misericórdia, que decorrerá de 8 de Dezembro de 2015 (solenidade da Imaculada Conceição) a 20 de Novembro de 2016 (Domingo de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do universo e rosto vivo da misericórdia do Pai).

Hoje às 16H30, durante a vigília do Domingo da Misericórdia, o Papa Francisco vai presidir na Basílica de São Pedro a uma oração na qual vai ser publicada a bula convocatória do jubileu.

A bula ‘Misericordiae Vultus’ (O Rosto da Misericórdia), que convoca oficialmente o Jubileu da Misericórdia, vai ser entregue diante da Porta Santa da Basílica de São Pedro - que vai ser aberta pela primeira vez desde o ano 2000, aos Arcebispos das quatro Basílicas Maiores de Roma têm portas santas: São Pedro, São João de Latrão, São Paulo fora dos Muros e Santa Maria Maior e, simbolicamente, a seis representantes da Igreja no mundo.



TEMA
A iniciativa, proposta pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, promove em todo o mundo a abertura extraordinária das igrejas como um convite a celebrar o sacramento da reconciliação.
O tema deste ano é extraído na carta de São Paulo aos Efésios “Deus rico em misericórdia(Ef 2,4).
A misericórdia é um tema muito querido ao Papa Francisco, que já como bispo, escolheu como lema “Com olhos de misericórdia”.
No texto da edição italiana da exortação apostólica Evangelii gaudium, o termo ‘misericórdia’ aparece 31 vezes.

INSPIRAÇÃO
A abertura do próximo Jubileu coincidirá com o cinquentenário do encerramento do Concílio Ecuménico Vaticano II, em 1965, e isso o leva a adquirir um significado especial, encorajando a Igreja a prosseguir a obra iniciada no Concílio.

LITURGIA DA PALAVRA
No Jubileu, as leituras para os domingos do tempo comum serão extraídas do Evangelho de Lucas, chamado “o evangelista da misericórdia”.
Algumas das parábolas mais conhecidas escritas por ele são as da ovelha perdida, a da moeda perdida e a do pai misericordioso.

O ANÚNCIO OFICIAL
De modo solene e oficial, o Ano Santo será anunciado com a leitura e a publicação da Bula, na Porta Santa, no Domingo da Divina Misericórdia, festividade criada por São João Paulo II, celebrada no domingo depois da Páscoa.

PORTA SANTA
O rito inicial do Jubileu é a abertura da Porta Santa: esta porta é aberta exclusivamente durante o Ano Santo, enquanto nos outros anos, permanece murada.
As quatro Basílicas Maiores de Roma têm portas santas: São Pedro, São João de Latrão, São Paulo fora dos Muros e Santa Maria Maior.
O rito de abrir a Porta Santa expressa simbolicamente o conceito que, durante o Jubileu, é oferecido aos fiéis um “percurso extraordinário” rumo à salvação.




O cardeal hondurenho D. Oscar Rodríguez Maradiaga, presidente da Cáritas Internacional, disse à Agência Ecclesia:
O Jubileu da Misericórdia que o Papa convocou vai ajudar a Igreja a ir ao encontro das pessoas, saindo das suas fronteiras”.
O Papa tem dito que ninguém está fora da misericórdia e isso, do meu ponto de vista, abriu caminho para muitíssimas pessoas que estavam afastadas”.
Recorda que, na Bíblia, o jubileu era uma espécie de “perdão geral”, no qual se perdoavam “até as dívidas”.
O jubileu na Bíblia não se referia só às dívidas mas também à liberdade, à libertação dos escravos, por exemplo, dos que estavam submetidos, por diversas razões, a outras pessoas.
O jubileu era quase como encontrar - como a palavra diz - júbilo, alegria, um ano de graça do Senhor”.


A partir das 16H25, pode assistir à transmissão em directo do Centro Televisivo do Vaticano:



Fontes: Santa Sé; Rádio Vaticano; Centro Televisivo do Vaticano; Agência Ecclesia

Sem comentários:

Enviar um comentário