Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 16 de maio de 2015

Boletim Paroquial nº 149

Semana de 17 a 24 de Maio de 2015
Solenidade da Ascensão - Ano B

SOLENIDADE DA ASCENSÃO DE JESUS”

A Solenidade da Ascensão de Jesus que hoje celebramos sugere que, no final do caminho percorrido no amor e na doação, está a vida definitiva, a comunhão com Deus.
Sugere também que Jesus nos deixou o testemunho e que somos nós, seus seguidores, que devemos continuar a realizar o projecto libertador de Deus para os homens e para o mundo.


No Evangelho, Jesus ressuscitado aparece aos discípulos, ajuda-os a vencer a desilusão e o comodismo e envia-os em missão, como testemunhas do projecto de salvação de Deus.
De junto do Pai, Jesus continuará a acompanhar os discípulos e, através deles, a oferecer aos homens a vida nova e definitiva.

Na primeira leitura, repete-se a mensagem essencial desta festa: Jesus, depois de ter apresentado ao mundo o projecto do Pai, entrou na vida definitiva da comunhão com Deus - a mesma vida que espera todos os que percorrem o mesmo "caminho" que Jesus percorreu.
Quanto aos discípulos: eles não podem ficar a olhar para o céu, numa passividade alienante; mas têm de ir para o meio dos homens continuar o projecto de Jesus.

A segunda leitura convida os discípulos a terem consciência da esperança a que foram chamados (a vida plena de comunhão com Deus).
Devem caminhar ao encontro dessa "esperança" de mãos dadas com os irmãos - membros do mesmo "corpo" - e em comunhão com Cristo, a "cabeça" desse "corpo".
Cristo reside no seu "corpo" que é a Igreja; e é nela que se torna hoje presente no meio dos homens.


MENSAGEM DO PAPA CENTRA ATENÇÕES NO PAPEL DAS FAMÍLIAS

Lisboa, 15 mai 2015 (Ecclesia) – A Igreja Católica vai celebrar este domingo o 49.º Dia Mundial das Comunicações Sociais com uma atenção particular aos desafios que o desenvolvimento dos media coloca à vida das famílias

Em entrevista, o director do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais (SNSC) explica os desafios lançados pelo Papa Francisco para a celebração de 2015, uma data em destaque na mais recente edição do Semanário ECCLESIA.

O Papa quer que a família esteja no centro da sua mensagem para a comunicação social como escola, lugar e modelo de comunicação dizendo concretamente que na família sentimos mais vivamente, que noutro ambiente qualquer, que a comunicação tem de ser incarnada, onde o corpo esteja presente”, comenta o cónego João Aguiar Campos.

O responsável assinalou que depois de mensagens centradas nas potencialidades, no meio ou numa visão instrumental das tecnologias e do digital, este ano Francisco escreve que a comunicação para lá dos instrumentos tem de ser uma “mensagem corpórea, de toque, de abraço, uma mensagem de ternura”.

Neste contexto, o director do SNCS considera que o Papa apresenta a família como “comunidade comunicadora”, a ‘primeira escola’ onde as diferentes gerações aprendem o “essencial da comunicação”.

Uma escola onde cada um pode ser ele mesmo e dizer-se aos outros tal como é e aceitar ou ser chamado a aceitar os outros tal como eles são. Parece que em nenhum outro espaço há esta generosidade tão afirmada”, desenvolveu o padre João Aguiar Campos.

Para o 49.º Dia Mundial das Comunicações Sociais (DMCS), o Papa apresentou a mensagem intitulada ‘Comunicar a família: ambiente privilegiado do encontro na gratuitidade do amor’, na qual coloca o “desafio” de “aprender de novo a narrar”.

É aprender a dizer-se, aprender a revelar-se, a contar e a contar-se. Narrarmo-nos também pelo silêncio, pela atenção, pela escuta”, decifra o entrevistado para quem no documento ultrapassam-se estereótipos sobre a família e a dificuldade de encontrar o ambiente e a forma de cada um se dizer.

O também presidente da Assembleia Geral da Associação de Imprensa de Inspiração Cristã observa que se nega a “existência” a quem não se ouve, o que também é um “grande desafio que o Papa coloca”.

No contexto do DMCS 2015, o cónego João Aguiar Campos comenta os efeitos negativos e positivos dos media na família que através da rádio, televisão e jornais proporcionam “desafios e problemas”, mas também “enormes potencialidades de abertura ao mundo, à cultura e a perspectivas de vida”.

O que me custa é que qualquer meio de comunicação entre em casa e seja o única que pode falar à vontade e os outros são mandados calar porque alguém quer ouvir falar aquele”, desenvolveu.

Sobre a presença da Igreja nos media em Portugal, o cónego João Campos Aguiar considera que se deve continuar a fazer por meios próprios, onde “é mais fácil passar a integridade”, mas também marcar presença nos “meios neutros”, com uma tiragem “que os meios próprios da Igreja não chegam a alcançar”.

O Dia Mundial das Comunicações Sociais, única celebração do género estabelecida pelo Concílio Vaticano II (decreto ‘Inter Mirifica’, 1963), é celebrado no domingo que antecede o Pentecostes (17 de maio, em 2015).

Os donativos recolhidos nas celebrações dominicais revertem para os projectos do secretariado nacional e dos secretariados diocesanos do sector.



Fátima: IMAGEM PEREGRINA DE NOSSA SENHORA INICIA VISITA AO PAÍS
Na oração de envio, D. António Marto disse esperar que Maria seja «conselho dos que governam» e recordou quem vive em «dificuldades»

Fátima, Santarém, 13 mai 2015 (Ecclesia) – O bispo de Leiria-Fátima manifestou hoje a esperança de que a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora às dioceses de Portugal, que agora se inicia, contribua para uma sociedade cada vez mais justa e solidária.

Sê conselho dos que governam e dos que trabalham pela paz e olha para a condição dos que vivem as dificuldades do mundo contemporâneo”, exortou D. António Marto, na oração de envio da imagem peregrina, que durante os próximos 12 meses estará de passagens por todas as dioceses portuguesas.

Numa intervenção proferida no final da Missa de encerramento da peregrinação internacional de maio, na Cova da Iria, o prelado pediu a Maria que “acolha com solicitude materna o grito de louvor e a súplica de todos os que, em cada lugar de Portugal, procuram a força da sua intercessão” e “trabalham por um mundo melhor”.

Apelou ainda à intercessão de Nossa Senhora para “os bispos, presbíteros e diáconos” de cada diocese, para que Maria seja “o alento de todos os consagrados, a alma de cada família e a alegria dos agentes de pastoral”.

A passagem da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima pelo país está englobada na preparação das comemorações do centenário das aparições, marcado para 2017.

O início da iniciativa, esta quarta-feira, foi acompanhado por mais de 200 mil peregrinos, dos mais variados países e continentes, que encheram o Santuário de Fátima nas cerimónias 12 e 13 de maio, presididas este ano por D. Raymundo Damasceno Assis, cardeal-arcebispo de Aparecida.

Após deixar o Santuário de Fátima, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima fará de carro o seguinte percurso por Portugal: Viseu, Braga, Viana do Castelo, Vila Real, Bragança-Miranda, Lamego, Coimbra, Guarda, Portalegre-Castelo Branco, Setúbal, Évora, Beja, Algarve, Santarém, Lisboa, Madeira, Aveiro, Açores, Porto, Leiria-Fátima.

O Santuário espera que esta iniciativa seja para os portugueses “uma forte experiência de fé” e recorda que “todos são convidados a participar”.

A primeira imagem peregrina, feita segundo indicações da irmã Lúcia, foi oferecida pelo bispo de Leiria e coroada pelo arcebispo de Évora a 13 de maio de 1947, tendo desde esta data, por diversas vezes, percorrido o mundo inteiro.

AVISOS

HORÁRIOS DAS MISSAS
Terça-feira, dia 19 de Maio, às 19:00 – Acção de graças pelos 30 anos de matrimónio de Raul Silva e Irene Pinto
Sábado, dia 23 de Maio, às 17:00
Domingo, dia 24 de Maio, às 9:15

ATENDIMENTO
Terça-feira, das 17:00 às 18:30

MÊS DE MARIA
Segunda-feira, dia 18 – 21:00 – Recitação do terço a cargo dos Leitores
distribui a comunhão Dario Sousa.
Terça-feira, dia 19 – 21:00 – Recitação do terço a cargo dos Catequistas.
Quarta-feira, dia 20 – 21:00 – Recitação do terço a cargo das Zeladoras
distribui a comunhão Maria José Maia.
Quinta-feira, dia 21 – 21:00 – Recitação do terço a cargo do 9º ano da Catequese
distribui a comunhão José Maria Maia.
Sexta-feira, dia 22 – 21:00 – Recitação do terço a cargo dos Ministros da Comunhão
distribui a comunhão Aurora Quelhas.
Sábado, dia 23 – 18:00 – Recitação do terço a cargo do 5º e 7º anos da Catequese.
Domingo, dia 24 – 21:00 – Recitação do terço a cargo do Grupo Coral.

NOTAS
Na próxima Quarta-feira, dia 20, no final do terço, há encontro com as pessoas dos lugares de Matos e Igreja para prepararmos o encerramento do Mês de Maria, na Igreja.

O encerramento do mês de Maria este ano é no Sábado, dia 30 de Maio.
A nossa procissão terá início no lugar de Matos, pelas 21:00, donde partiremos em direcção à Igreja, recitando o terço.
No final celebramos a Eucaristia na Igreja.

Nos dias 18 e 19 de Julho vão-se realizar as Jornadas de Verão, em Vilar.
É importante a presença de todos os catequistas.
A paróquia assegura o custo da inscrição.
A formação é fundamental para os catequistas.
A inscrição é feita junto do responsável da catequese.

No próximo Domingo, dia 24 de Maio, há apresentação do livro “Nas asas do vento” de Mónica Azevedo, natural de São Romão, na Junta de Freguesia do Coronado.
Quem puder estar presente e participar, ao adquirir o livro, está a contribuir para a Associação Oncológica do Algarve.
Apareçam a Mónica merece a nossa presença!


Sem comentários:

Enviar um comentário