Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 23 de maio de 2015

TRABALHO PARA UMA VIDA COM DIGNIDADE

Diante das desigualdades no mundo global é preciso «propor alternativas justas e solidárias que sejam realmente praticáveis», disse o Papa Francisco a cerca de sete mil representantes das Associações cristãs dos trabalhadores italianos.
E alertou sobre um sistema económico no qual o deus dinheiro comanda.



O Papa Francisco recebeu hoje em audiência na Sala Paulo VI os membros da ACLI – as Associações Cristãs dos Trabalhadores Italianos por ocasião do 70º aniversário da fundação desta organização.

No seu discurso o Santo Padre referiu-se à amplitude e velocidade de reprodução actual das desigualdades, falou de precariedade e apresentou quatro dimensões do trabalho para uma vida com dignidade dos trabalhadores: o trabalho livre, criativo, participativo e solidário.

Em primeiro lugar, o trabalho livre que significa que o ser humano não deve ser instrumento de organizações esclavagistas e de alienações mas de esperança e de vida nova.
O trabalho é livre porque é imagem da presença de Deus na história.

De seguida, o trabalho criativo, que para o Papa deve ser a expressão da liberdade de quem quer ter iniciativas empresariais que contribuam para o desenvolvimento económico e social da comunidade.
Um aspecto muito importante para as novas gerações.

O trabalho participativo, segundo o Santo Padre, exprime a lógica relacional da vida laboral, ou seja, ver sempre na finalidade do trabalho o rosto do outro e a sua colaboração responsável.

O trabalho solidário – afirmou o Papa – significa encontrar as pessoas que perderam o trabalho e procurar soluções para elas, desde logo, com a nossa proximidade acolhendo-as e indo ao seu encontro contribuindo para novas oportunidades de trabalho.

No final do seu discurso o Papa Francisco recordou as três fidelidades desta organização: aos trabalhadores, à democracia e à Igreja.
O Santo Padre pediu-lhes para viverem-nas no concreto da fidelidade aos pobres, através do acolhimento aos jovens e na luta ao empobrecimento ajudando aqueles que de um momento para o outro entram na pobreza porque perdem o trabalho.

Fontes: Rádio Vaticano; L'Osservatore Romano


Sem comentários:

Enviar um comentário