Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Boletim Paroquial nº 151

Semana de 31 de Maio a 7 de Junho de 2015
Santíssima Trindade - Ano B

SANTÍSSIMA TRINDADE”

A Solenidade que hoje celebramos não é um convite a decifrar o mistério que se esconde por detrás de "um Deus em três pessoas"; mas é um convite a contemplar o Deus que é amor, que é família, que é comunidade e que criou os homens para os fazer comungar nesse mistério de amor.


Na primeira leitura, Jahwéh revela-se como o Deus da relação, empenhado em estabelecer comunhão e familiaridade com o seu Povo.
É um Deus que vem ao encontro dos homens, que lhes fala, que lhes indica caminhos seguros de liberdade e de vida, que está permanentemente atento aos problemas dos homens, que intervém no mundo para nos libertar de tudo aquilo que nos oprime e para nos oferecer perspectivas de vida plena e verdadeira.

A segunda leitura confirma a mensagem da primeira: o Deus em quem acreditamos não é um Deus distante e inacessível, que se demitiu do seu papel de Criador e que assiste com indiferença e impassibilidade aos dramas dos homens; mas é um Deus que acompanha com paixão a caminhada da humanidade e que não desiste de oferecer aos homens a vida plena e definitiva.

No Evangelho, Jesus dá a entender que ser seu discípulo é aceitar o convite para se vincular com a comunidade do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Os discípulos de Jesus recebem a missão de testemunhar a sua proposta de vida no meio do mundo e são enviados a apresentar, a todos os homens e mulheres, sem excepção, o convite de Deus para integrar a comunidade trinitária.


Vaticano: PAPA ALERTOU PARA CRISTÃOS QUE AFASTAM AS PESSOAS DE JESUS

Cidade do Vaticano, 28 mai 2015 (Ecclesia) – O Papa reflectiu sobre a existência de três grupos de cristãos, os que aproximam as pessoas de Jesus e dois onde se incluem os rigoristas e os individualistas, que não escutam o “grito dos outros”.

Na homilia matinal, na capela da Casa de Santa Marta, Francisco começou por exemplificar que existe o grupo de pessoas “indiferentes” que “não ouve o grito de muitos que precisam de Jesus”.

Crêem que a vida é o seu grupinho. Estão felizes mas surdos ao clamor de muita gente que precisa de salvação, que precisa da ajuda de Jesus, da Igreja. Essas pessoas são egoístas, vivem para si mesmas. São incapazes de ouvir a voz de Jesus”, observou.

A homilia do Papa foi desenvolvida a partir da leitura do Evangelho de hoje (Marcos 10, 46-52) sobre o cego Bartimeu que grita pela misericórdia de Jesus mas é repreendido para que se cale.

Neste contexto, Francisco identificou o grupo dos que ouvem os pedidos de ajuda mas “querem” que as pessoas fiquem caladas, afastando de Jesus “aqueles que gritam, que precisam de fé, que precisam de salvação”

São aqueles que não querem ouvir o grito de ajuda, mas preferem fazer seus negócios e usam o povo de Deus, usam a Igreja para fazer seus comércios. Esses especuladores distanciam as pessoas de Jesus”, alertou o Papa sobre os que consideram serem cristãos apenas de “nome, de recepção” com uma “vida interior mundana”.

Segundo Francisco, neste grupo existem ainda os cristãos rigoristas que “colocam fardos nas costas das pessoas”, mas são repreendidos por Jesus.


Igreja: PASTORAL DA CULTURA DESAFIA «DIFERENTES GERAÇÕES» A DEBATER A FAMÍLIA

Lisboa, 29 mai 2015 (Ecclesia) – O Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura (SNPC) promove hoje uma jornada do sector dedicada ao tema “Tempo de Cultura, Tempo de Família”, em Fátima.

Numa nota publicada na sua página de internet, o organismo da Conferência Episcopal Portuguesa realça o objectivo de “reunir oradores de diferentes gerações, formações, situações profissionais e vivências da condição cristã”, para debaterem o tema da Família, actualmente muito presente na Igreja Católica.

O SNPC recorda que este encontro vai acontecer “entre os dois Sínodos dos Bispos (Outubro de 2014 e Outubro de 2015) convocados pelo Papa Francisco para reflectir sobre a Família”.

A agenda do evento, com início previsto para as 10h15 na Casa Domus Carmeli, inclui intervenções do presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, D. Pio Alves, bispo auxiliar do Porto; e do director do SNPC, José Carlos Seabra Pereira,

Destaque também para a participação do presidente do Centro Nacional de Cultura, e antigo ministro da Educação, Guilherme de Oliveira Martins, da maestrina Joana Carneiro, do escritor João Miguel Tavares, dos professores Eduardo Paz Barroso e João Minhoto Marques, e da jornalista Maria João Costa.

Nesta jornada da Pastoral da Cultura, que acontece pelo 11.º ano consecutivo, vai ser ainda entregue o Prémio Árvore da Vida - Padre Manuel Antunes 2015 à artista plástica Lourdes Castro.

Um galardão através do qual a Igreja Católica em Portugal distingue o “percurso e obra” que remetem para “o Humanismo e a experiência cristã”.

Na página do SNPC, onde podem também ser consultadas informações adicionais sobre a jornada.


AVISOS

HORÁRIOS DAS MISSAS
Terça-feira, dia 2 de Junho, às 19:00
1º Anivº Lucinda de Oliveira Maia
1º Anivº António Antunes Tabaco
11º Anivº Emanuel Joaquim
Sábado, dia 6 de Junho, às 17:00
30º Dia Artur Martins Fonteboa
Domingo, dia 7 de Junho, às 9:15

ATENDIMENTO
Terça-feira, das 17:00 às 18:30

NOTAS
Nos dias 18 e 19 de Julho vão-se realizar as Jornadas de Verão, em Vilar.
É importante a presença de todos os catequistas.
A paróquia assegura o custo da inscrição.
A formação é fundamental para os catequistas.
A inscrição é feita junto do responsável da catequese.

A Associação Muro de Abrigo informa que se encontram abertas as inscrições para formação dirigida a desempregados.
Os interessados poderão dirigir-se à Muro de Abrigo ou à Junta de Freguesia do Muro para formalizar a sua inscrição. Para mais esclarecimentos contacte 229863333 ou 927809571.

A ASAS informa que o resultado angariado na campanha do Dia da Mãe nas Paróquias de São Romão, São Mamede e São Cristóvão, foi de 153,97€.

No próximo dia 13 de Junho vai-se realizar uma colheita de sangue na Ascor, das 9 às 12:30, promovida pelo Lions Clube da Trofa.

Sem comentários:

Enviar um comentário