Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 13 de junho de 2015

Boletim Paroquial nº 153

Semana de 14 a 21 de Junho de 2015
11º Domingo do Tempo Comum - Ano B


A VIDA NÃO ACABA...

A liturgia do 11º Domingo do Tempo Comum convida-nos a olhar para a vida e para o mundo com confiança e esperança.

Deus, fiel ao seu plano de salvação, continua, hoje como sempre, a conduzir a história humana para uma meta de vida plena e de felicidade sem fim.


Na primeira leitura, o profeta Ezequiel assegura ao Povo de Deus, exilado na Babilónia, que Deus não esqueceu a Aliança, nem as promessas que fez no passado.
Apesar das vicissitudes, dos desastres e das crises que as voltas da história comportam, Israel deve continuar a confiar nesse Deus que é fiel e que não desistirá nunca de oferecer ao seu Povo um futuro de tranquilidade, de justiça e de paz sem fim.

O Evangelho apresenta uma catequese sobre o Reino de Deus – essa realidade nova que Jesus veio anunciar e propor.
Trata-se de um projecto que, avaliado à luz da lógica humana, pode parecer condenado ao fracasso; mas ele encerra em si o dinamismo de Deus e acabará por chegar a todo o mundo e a todos os corações.
Sem alarde, sem pressa, sem publicidade, a semente lançada por Jesus fará com que esta realidade velha que conhecemos vá, aos poucos, dando lugar ao novo céu e à nova terra que Deus quer oferecer a todos.

A segunda leitura recorda-nos que a vida nesta terra, marcada pela finitude e pela transitoriedade, deve ser vivida como uma peregrinação ao encontro de Deus, da vida definitiva.
O cristão deve estar consciente de que o Reino de Deus (de que fala o Evangelho de hoje), embora já presente na nossa actual caminhada pela história, só atingirá a sua plena maturação no final dos tempos, quando todos os homens e mulheres se sentarem à mesa de Deus e receberem de Deus a vida que não acaba.
É para aí que devemos tender, é essa a visão que deve animar a nossa caminhada.


Vaticano: PAPA DEFENDE ACESSO DE TODOS A ALIMENTAÇÃO DIGNA E CRITICA «ESPECULAÇÃO» FINANCEIRA
O Papa Francisco falou aos participantes na 39ª conferência da FAO

Cidade do Vaticano, 11 jun 2015 (Ecclesia) - O Papa defendeu hoje no Vaticano a necessidade de aprofundar a luta contra a fome e sublinhou que a alimentação é um “direito de todos”, condenando a especulação financeira neste campo.

Preocupam-nos, com justiça, as alterações climáticas, mas não podemos esquecer-nos da especulação financeira: um exemplo são os preços do trigo, do milho, da soja, que oscilam nas bolsas”, alertou, perante os participantes na 39ª conferência da FAO, organização das Nações Unidas para a alimentação e a agricultura.

Francisco questionou os presentes sobre o impacto das “regras” do mercado na “fome do mundo” e apelou a uma mudança de fundo, reconhecendo o valor “sagrado” dos produtos da terra.

São fruto do trabalho diário de pessoas, famílias, comunidades de agricultores. Um trabalho muitas vezes dominado por incertezas, preocupações pelas condições climáticas, ansiedade perante a possível destruição da colheita”, sublinhou.

O discurso denunciou a “usurpação” das terras de cultivo por parte de empresas transnacionais e países estrangeiros, o que afecta “directamente a soberania” de muitas regiões, deixando a população local duplamente empobrecida, “porque não tem alimentos nem terra”.

O Papa lamentou que a “miséria” de muitos homens e mulheres, num tempo de crise, seja agravada pelas “dificuldades em aceder a alimentação regular e saudável”.

Em vez de actua, no entanto, preferimos delegar, a todos os níveis”, observou.

Francisco desafiou a uma nova relação com os recursos naturais, “o uso do solo, o consumo, eliminando o desperdício”.

Assim venceremos a fome”, vaticinou.

A intervenção aludiu ao desperdício de bens e à utilização de produtos agrícolas para outros fins, “que não são a necessidade imediata de quem passa fome”, como a alimentação de animais ou a produção de biocombustíveis.

O Papa deixou votos de que seja possível mudar os “estilos de vida” e desafiou a comunidade internacional a prosseguir a luta contra a fome “sem segundas intenções”.

A sobriedade não se opõe ao desenvolvimento, pelo contrário, hoje fica claro que se transformou numa condição para o mesmo”, prosseguiu.

Francisco falou ainda das consequências das alterações climáticas e das tragédias humanas por falta de água ou por deslocações forçadas das populações.

Em conclusão, o Papa sustentou que os recursos do planeta “são limitados” e que o seu uso sustentável é “absolutamente urgente para o desenvolvimento agrícola e alimentar”.


Expo 2015: DIA NACIONAL DA SANTA SÉ COM ALERTAS PARA AJUDA AO DESENVOLVIMENTO DOS POVOS COM FOME

Milão, Itália, 11 jun 2015 (Ecclesia) – A Santa Sé celebrou hoje o seu “dia nacional” na Expo 2015, em Milão, onde o arcebispo substituto para os Assuntos Gerais da Secretaria de Estado da Santa Sé alertou para a “necessidade” de combater a fome.

Uma acção partilhada cuja prioridade é reduzir o número de pessoas com fome deve considerar não apenas as intervenções em situações de emergência mas as actividades de apoio ao desenvolvimento agrícola e seu financiamento na proporção das diferentes capacidades dos doadores e as necessidades dos beneficiários”, explicou o arcebispo Angelo Becciu.

A intervenção do responsável católico realizou-se no âmbito do Dia Nacional da Santa Sé que participa na exposição mundial com um pavilhão bíblico dedicado ao tema ‘Nem só de pão’.

Segundo o arcebispo, o “dar e receber com a justiça” exige uma “formação das consciências” para as necessidades do outro mesmo quando o “problema” está relacionado com o uso da tecnologia, a sua “transferência para as áreas mais vulneráveis”.

Sem limitar os seus poderes, direitos, e não menos importante hábitos e culturas alimentares”, alertou D. Giovanni Angelo Becciu.

Um compromisso como o que a Santa Sé sugere “exige” que os governos, instituições internacionais e organizações da sociedade civil estejam “envolvidas no trabalho de segurança alimentar” para preservar a diversidade e use como “ferramenta concreta” o diálogo.

As religiões e as suas tradições estão conscientes que a liberdade da fome também significa liberdade de conflitos e prevenção da guerra como recordam as ladainhas dos santos na Igreja Católica, associando a invocação da libertação da doença e da fome à guerra”, desenvolveu.

A presença da Santa Sé na Expo 2015 tem como elementos estruturantes intervenções e eventos de carácter cultural e artístico, para além de momentos de celebração religiosa.

Alimentando o Planeta, Energia para a Vida’ é o tema da Exposição Universal de Milão que conta com a participação de 145 países, até 31 de Outubro deste ano.


AVISOS

HORÁRIOS DAS MISSAS
Terça-feira, dia 16 de Junho, às 19:00
Sábado, dia 20 de Junho, às 17:00
Domingo, dia 21 de Junho, às 9:15

ATENDIMENTO
Terça-feira, das 17:00 às 18:30, em São Cristóvão
Quinta-feira, das 15:00 às 17:00, em São Romão

NOTAS
No próximo dia 17 de Junho, às 21:00, vai haver um encontro para os Ministros Extraordinários da Comunhão, em Guilhabreu.

No dia 26 de Junho vai realizar-se um encontro para os casais novos (mais ou menos 5 anos de casados), na Cripta da Igreja Nova da Trofa.

Os moradores que realizaram o encerramento do Mês de Maria, dos lugares de Matos e da Igreja, ofereceram 95€ para serem aplicados nas necessidades da nossa Comunidade.
A eles um muito obrigado.

Nos dias 18 e 19 de Julho vão-se realizar as Jornadas de Verão, em Vilar.
É importante a presença de todos os catequistas.
A paróquia assegura o custo da inscrição.
A formação é fundamental para os catequistas.
A inscrição é feita junto do responsável da catequese.

A Associação Muro de Abrigo informa que se encontram abertas as inscrições para formação dirigida a desempregados.
Os interessados poderão dirigir-se à Muro de Abrigo ou à Junta de Freguesia do Muro para formalizar a sua inscrição. Para mais esclarecimentos contacte 229863333 ou 927809571.


Sem comentários:

Enviar um comentário