Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 20 de junho de 2015

Boletim Paroquial nº 154

Semana de 21 a 28 de Junho de 2015
12º Domingo do Tempo Comum - Ano B

NÃO CAMINHAMOS SOZINHOS...
Deus preocupa-se com os dramas dos homens?
Onde está Ele nos momentos de sofrimento e de dificuldade que enfrentamos ao longo da nossa vida?
A liturgia do 12º Domingo do Tempo Comum diz-nos que, ao longo da sua caminhada pela terra, o homem não está perdido, sozinho, abandonado à sua sorte; mas Deus caminha ao seu lado, cuidando dele com amor de pai e oferecendo-lhe a cada passo a vida e a salvação.


A primeira leitura fala-nos de um Deus majestoso e omnipotente, que domina a natureza e que tem um plano perfeito e estável para o mundo.
O homem, na sua pequenez e finitude, nem sempre consegue entender a lógica dos planos de Deus; resta-lhe, no entanto, entregar-se nas mãos de Deus com humildade e com total confiança.

No Evangelho, Marcos propõe-nos uma catequese sobre a caminhada dos discípulos em missão no mundo…
Marcos garante-nos que os discípulos nunca estão sozinhos a enfrentar as tempestades que todos os dias se levantam no mar da vida…
Os discípulos nada têm a temer, porque Cristo vai com eles, ajudando-os a vencer a oposição das forças que se opõe à vida e à salvação dos homens.

A segunda leitura garante-nos que o nosso Deus não é um Deus indiferente, que deixa os homens abandonados à sua sorte.
A vinda de Jesus ao mundo para nos libertar do egoísmo que escraviza e para nos propor a liberdade do amor mostra que o nosso Deus é um Deus interveniente, que nos ama e que quer ensinar-nos o caminho da vida.


Religiões: VATICANO CONVIDA MUÇULMANOS A RECUSAR VIOLÊNCIA EM «NOME DE DEUS»
Conselho Pontifício dirige mensagem por ocasião do Ramadão

Cidade do Vaticano, 18 jul 2014 (Ecclesia) – O Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-religioso (Santa Sé) enviou hoje uma mensagem aos muçulmanos de todo o mundo, pedindo uma condenação conjunta da violência em nome de Deus.

Ninguém pode matar. Ninguém pode matar em nome de Deus, isso deveria um duplo crime: contra Deus e a própria pessoa”, refere o texto, assinado pelo presidente do referido organismo, cardeal Jean-Louis Tauran.

O Ramadão, um mês sagrado para os muçulmanos, começou a 18 de Junho.

A mensagem do Vaticano recorda os dramas vividos por minorias étnicas e comunidades religiosas, como o assassinato dos seus membros, a destruição do seu património, as migrações forçadas, a violação de mulheres, a escravidão, tráfico de pessoas, comércio de órgãos e “mesmo a venda de cadáveres”.

Todos temos consciência da gravidade destes crimes, por si só. No entanto, o que os faz ainda mais hediondos é a tentativa de os justificar em nome da religião”, pode ler-se.

O cardeal Tauran fala numa “instrumentalização da religião” para “ganhar poder e riqueza.

A mensagem da Santa Sé tem como título ‘Cristãos e muçulmanos: juntos para combater a violência perpetrada em nome das religiões’.

O texto evoca os “vários e enormes sofrimentos injustos” que atingem os crentes.

Os que têm a seu cargo a segurança e a ordem pública têm o dever de proteger os seus povos e as suas propriedades da violência cega dos terroristas”, sublinham o Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-religioso.

O Vaticano recorda a responsabilidade dos educadores e dos media para recusar a “violência e terrorismo”, promovendo a noção do “carácter sagrado da vida” e da “dignidade de todas as pessoas, independentemente da sua etnia, religião, cultura, posição social e escolha política”.

Nenhuma vida é mais preciosa do que outra porque pertence a determinada raça ou religião”, acrescenta o texto.

A mensagem convida à oração comum pelos que “se desviaram do caminho da vida e cometem violência em nome da religião”.

Na mensagem, o cardeal Tauran saúda todos quantos vão participar na festa do ‘Id al-Fitr’, depois de um mês dedicado ao jejum, à oração e à ajuda aos pobres.

O texto de 2013 para esta ocasião tinha sido assinado pessoalmente pelo Papa Francisco, poucos meses depois da sua eleição.


Jubileu da Misericórdia: PASSAR PORTA SANTA NO VATICANO EXIGE INSCRIÇÃO PRÉVIA
Santa Sé propõe uma «breve peregrinação»

Praga, 19 jun 2015 (Ecclesia) – O presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização (CPNE) revelou esta quinta-feira que quem quiser passar a “Porta Santa” durante o Jubileu da Misericórdia, na Basílica de São Pedro, tem de inscrever-se previamente.

Todos os peregrinos que desejam ir ao Vaticano para atravessar a Porta Santa, durante o Jubileu da Misericórdia, têm de estar registados na organização do Jubileu”, afirmou D. Rino Fisichella numa comunicação no encontro de assessores de imprensa das Conferências Episcopais da Europa (CCEE), que termina hoje em Praga (República Checa).

O responsável pela estrutura do Vaticano que organiza o Jubileu da Misericórdia adiantou que “não se passará de uma maneira indiferenciada na Porta Santa”, uma vez que todos “serão convidados a fazer uma breve peregrinação”.

Haverá um ponto de encontro no Castel Sant'Angelo e aí inicia-se um percurso através de uma passagem reservada, segura, uma peregrinação até à Porta Santa”, referiu.

D. Rino Fisichella referiu a necessidade de divulgação desta proposta, por acreditar que o fluxo de pessoas será “mais ordenado” até à Porta Santa e que se vai fazer uma “uma bela peregrinação”.

Para o presidente do CPNE, que participou numa videoconferência no encontro da CCEE, o tema da misericórdia é “muito caro ao Papa Francisco”, tendo-se referido a ele na sua primeira intervenção pública.

"Após eleito Papa, celebrando a Missa no domingo seguinte na paróquia de santa Marta, o Papa começou a explicar o tema da misericórdia”, disse D. Rino Fisichella, acrescentando que é um tema de referência em todo o magistério de Francisco.

O Papa Francisco convocou o “Ano Santo da Misericórdia”, um “jubileu extraordinário” que se vai iniciar a 8 de Dezembro, solenidade da Imaculada Conceição, e terminar a 20 de Novembro de 2016, domingo de Jesus Cristo Rei do Universo.


AVISOS

HORÁRIOS DAS MISSAS
Terça-feira, dia 23 de Junho, às 19:00
Sábado, dia 27 de Junho, às 17:00 – 7º Dia de Maria Ferreira de Azevedo
Domingo, dia 28 de Junho, às 9:15 – Festa do Envio

ATENDIMENTO
Terça-feira não há atendimento.
O atendimento é feito na Quinta-feira, das 16:00 às 18:30, em São Romão.

NOTAS
Na próxima Quinta-feira, dia 25 de Junho, há reunião com com os catequistas no Salão Paroquial.

No dia 26 de Junho vai realizar-se um encontro para os casais novos (mais ou menos 5 anos de casados), na Cripta da Igreja Nova da Trofa, às 21:30.

Nos dias 18 e 19 de Julho vão-se realizar as Jornadas de Verão, em Vilar.
É importante a presença de todos os catequistas.
A paróquia assegura o custo da inscrição.
A formação é fundamental para os catequistas.
A inscrição é feita junto do responsável da catequese.


Sem comentários:

Enviar um comentário