Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 4 de julho de 2015

Boletim Paroquial nº 156

Semana de 5 a 12 de Julho de 2015
14º Domingo do Tempo Comum - Ano B


O CHAMAMENTO DE DEUS

A liturgia deste domingo revela que Deus chama, continuamente, pessoas para serem testemunhas no mundo do seu projecto de salvação.
Não interessa se essas pessoas são frágeis e limitadas; a força de Deus revela-se através da fraqueza e da fragilidade desses instrumentos humanos que Deus escolhe e envia.


A primeira leitura apresenta-nos um extracto do relato da vocação de Ezequiel.
A vocação profética é aí apresentada como uma iniciativa de Jahwéh, que chama um “filho de homem” (isto é, um homem “normal”, com os seus limites e fragilidades) para ser, no meio do seu Povo, a voz de Deus.

Na segunda leitura, Paulo assegura aos cristãos de Corinto (recorrendo ao seu exemplo pessoal) que Deus actua e manifesta o seu poder no mundo através de instrumentos débeis, finitos e limitados. Na acção do apóstolo – ser humano, vivendo na condição de finitude, de vulnerabilidade, de debilidade – manifesta-se ao mundo e aos homens a força e a vida de Deus.

O Evangelho, ao mostrar como Jesus foi recebido pelos seus conterrâneos em Nazaré, reafirma uma ideia que aparece também nas outras duas leituras deste domingo: Deus manifesta-Se aos homens na fraqueza e na fragilidade.
Quando os homens se recusam a entender esta realidade, facilmente perdem a oportunidade de descobrir o Deus que vem ao seu encontro e de acolher os desafios que Deus lhes apresenta.


Vaticano: PAPA ENVIA MENSAGEM DE SOLIDARIEDADE À GRÉCIA E PEDE DECISÕES «RESPONSÁVEIS»
Papa Francisco alerta para «crise humana e social» que atinge o país

Cidade do Vaticano, 01 jul 2015 (Ecclesia) - O Papa Francisco dirigiu hoje uma mensagem de solidariedade à população da Grécia, mostrando a sua preocupação com os efeitos da crise “humana e social” que atinge o país.

As notícias que chegam da Grécia são preocupantes, por causa da situação social e económica do país. O Santo Padre deseja que todo o povo helénico sinta a sua proximidade, sobretudo as famílias duramente provadas por uma crise humana e social tão complexo quanto dura”, assinala uma nota publicada pelo director da sala de imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi.

A declaração oficial sustenta que “a dignidade da pessoa deve permanecer no centro de qualquer debate político e técnico, bem como na hora de tomar decisões responsáveis”.

O Papa Francisco convida todos os fiéis a rezar pelo bem do amado povo grego”, conclui a nota.

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, vai dirigir-se hoje à nação numa mensagem transmitida pela televisão, depois de Atenas ter apresentado uma contraproposta para tentar alcançar um acordo com os credores.

D. Nicolau Printezis, arcebispo católico de Naxos-Tinos-Mícono-Andros e metropolita do Egeu, publicou uma carta aberta aos dirigentes do país, apelando ao “diálogo” entre a Grécia e os credores para encontrar uma “solução menos dolorosa”.

O tempo que resta é curto e deve ser usado correctamente e de forma sensata”, apela o prelado, para quem é necessário procurar uma “solução nacional” e não partidária.

O prelado desafia Governo e oposição a travar a actual situação de “pobreza” e de “futuro incerto para crianças, adolescentes e jovens”.

A primeira sondagem com vista ao referendo de domingo na Grécia mostrou que quase metade das pessoas (46%) consultadas vai votar contra a proposta europeia alvo da consulta popular; 37% dizem que irão votar ‘sim’ e 17% ainda estão indecisos.


JORNADAS NACIONAIS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DEBATEM «COMUNICAÇÃO E FAMÍLIA»
Encontro vai decorrer nos dias 24 e 25 de Setembro, com uma conferência de D. Manuel Clemente

Lisboa, 01 jul 2015 (Ecclesia) – As Jornadas Nacionais de Comunicação Social vão decorrer em Fátima nos dias 24 e 25 de Setembro e têm este ano por tema “Comunicação e Família: Partilha de afectos”, encerrando com uma conferência de D. Manuel Clemente.

O cardeal-patriarca de Lisboa e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa vai falar a poucas dias do início da assembleia do Sínodo dos Bispos sobre a Família.

D. Manuel Clemente é delegado da Conferência Episcopal Portuguesa à assembleia geral ordinária do Sínodo dos Bispos sobre a Família, juntamente com o presidente da Comissão Laicado e Família, D. Antonino Dias.

Promovidas pelo Secretariado Nacional das Comunicações Sociais, as Jornadas reúnem em cada ano responsáveis diocesanos pelo sector dos media, jornalistas e outros profissionais dos meios de comunicação social regionais e nacionais.

As Jornadas Nacionais de Comunicação Social iniciam-se no dia 24, com uma intervenção de D. Pio Alves, presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, a que se seguem dois painéis sobre os temas ‘Família na comunicação’ e ‘Família em comunicação’.

As Jornadas Nacionais de Comunicação Social vão decorrer em Fátima, na Casa Domus Carmeli, e as inscrições podem ser feitas em www.ecclesia.pt/jornadas2015.


AVISOS

HORÁRIOS DAS MISSAS
Terça-feira, dia 7 de Julho, não há missa
Sábado, dia 11 de Julho, às 17:00
- 1º Anivº Domingos Silva Araújo
- Nesta Eucaristia, um grupo de jovens de S. Mamede que vai à Tanzânia em missão neste ano, estará presente connosco.
Domingo, dia 12 de Julho, às 9:15

ATENDIMENTO
Terça-feira, não há atendimento
Quinta-feira, das 16:00 às 18:30, em São Romão

NOTAS
Terça e Quarta-feira estarei ausente.
Qualquer assunto urgente é favor contactar o Sr. Padre Manuel.

Vai-se realizar no próximo Domingo, dia 12 de Julho, pelas 16:00, na Sé do Porto, novas nomeações Diaconais e Sacerdotais.
É dever de todas as Comunidades Cristãs rezar por aqueles que se entregam à causa do sacerdócio.
Rezemos por todos eles, pelas suas famílias e pelas suas comunidades.
E peçamos ao Senhor que continue a enviar trabalhadores para a Sua Messe.

Na próxima Quinta-feira, dia 19 de Julho, pelas 21:30, no Salão Paroquial, temos reunião com a Confraria do Santíssimo Sacramento.


Sem comentários:

Enviar um comentário