Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 18 de julho de 2015

Boletim Paroquial nº 158

Semana de 19 a 26 de Julho de 2015
16º Domingo do Tempo Comum - Ano B





OVELHAS SEM PASTOR

A liturgia do 16º Domingo do Tempo Comum dá-nos conta do amor e da solicitude de Deus pelas “ovelhas sem pastor”.

Esse amor e essa solicitude traduzem-se, naturalmente, na oferta de vida nova e plena que Deus faz a todos os homens.



Na primeira leitura, pela voz do profeta Jeremias, Jahwéh condena os pastores indignos que usam o “rebanho” para satisfazer os seus próprios projectos pessoais; e, paralelamente, Deus anuncia que vai, Ele próprio, tomar conta do seu “rebanho”, assegurando-lhe a fecundidade e a vida em abundância, a paz, a tranquilidade e a salvação.

O Evangelho recorda-nos que a proposta salvadora e libertadora de Deus para os homens, apresentada em Jesus, é agora continuada pelos discípulos.
Os discípulos de Jesus são – como Jesus o foi – as testemunhas do amor, da bondade e da solicitude de Deus por esses homens e mulheres que caminham pelo mundo perdidos e sem rumo, “como ovelhas sem pastor”.
A missão dos discípulos tem, no entanto, de ter sempre Jesus como referência…
Com frequência, os discípulos enviados ao mundo em missão devem vir ao encontro de Jesus, dialogar com Ele, escutar as suas propostas, elaborar com Ele os projectos de missão, confrontar o anúncio que apresentam com a Palavra de Jesus.

Na segunda leitura, Paulo fala aos cristãos da cidade de Éfeso da solicitude de Deus pelo seu Povo.
Essa solicitude manifestou-se na entrega de Cristo, que deu a todos os homens, sem excepção, a possibilidade de integrarem a família de Deus.
Reunidos na família de Deus, os discípulos de Jesus são agora irmãos, unidos pelo amor.
Tudo o que é barreira, divisão, inimizade, ficou definitivamente superado.


22 MILHÕES SEGUEM O PAPA FRANCISCO NO TWITTER

Cidade do Vaticano, 16 jul 2015 (Ecclesia) - A conta do Papa na rede social Twitter, ‘@Pontifex’,atingiu a marca de 22 milhões de seguidores, com mais de 1,47 milhões em língua portuguesa, revelou hoje a Rádio Vaticano.

É hora de mudar mentalidade e deixar de pensar que não depende das nossas acções se alguém padece fome”, escreve Francisco, na sua mensagem mais recente.

O Papa argentino assinou mais de 500 ‘tweets’ desde o início do pontificado em Março de 2013, lançando vários apelos e resumindo catequeses, homilias e outras intervenções públicas.

O número de seguidores confirma uma tendência em relação à presença do Papa nesta rede social, cuja conta ganha 730 mil novos seguidores a cada mês.

A conta do Papa tem actualmente páginas em nove línguas: português, espanhol, inglês, italiano, francês, polaco, latim, alemão e árabe.

A iniciativa inaugurada a 12 de Dezembro de 2012 por Bento XVI, tinha mais de 3 milhões de seguidores quando o Papa emérito terminou o seu pontificado, após renunciar ao mesmo, no dia 28 de Fevereiro de 2013.

O Twitter é a ferramenta de microblogging mais difundida no mundo das comunicações virtuais, com centenas de milhões de utilizadores.


Grécia: BISPOS EUROPEUS SAÚDAM ACORDO DE PRINCÍPIO COM INSTITUIÇÕES CREDORAS
«Agora é possível olhar em frente e pensar numa alternativa que sirva a todos», frisa o cardeal alemão Reinhard Marx

Bruxelas, 16 jul 2015 (Ecclesia) – O presidente da Comissão dos Episcopados da Comunidade Europeia (COMECE) saudou hoje o desfecho positivo das negociações iniciais entre a Grécia e as instituições credoras, quanto à ajuda financeira que será dada ao país.

Num comunicado publicado através da internet, o cardeal Reinhard Marx considera este um sinal de que, “apesar de todos os obstáculos, as partes envolvidas não abandonaram a procura de uma solução europeia comum”.

As negociações forma duras, realmente duras. Os riscos eram enormes para todos os envolvidos. Não faltavam oportunidades para enveredar pela acusação mútua. Mas o mais importante é que agora é possível olhar em frente e pensar numa alternativa que sirva a todos”, realça o arcebispo alemão.

O acordo de princípio, que deverá ser oficializado esta sexta-feira, abre portas a um empréstimo de sete mil milhões de euros à Grécia, que servirá para manter a nação helénica enquanto o terceiro resgate financeiro não for oficialmente aprovado.

Esta decisão ainda está no entanto sujeita à aprovação dos 28 Estados-membros da União Europeia.

Para o presidente da COMECE, “a estabilidade grega e a preservação de um caminho europeu comum interessa a todos os países da zona euro”.

É essencial que todos os europeus se concentrem em objectivos e projectos comuns, e é vital que eles trabalhem em conjunto para os atingir”, frisa D. Reinhard Marx, que fala também na necessidade dos Estados “restaurarem a confiança uns nos outros”.

O tom preconceituoso que caracterizou os discursos, reforçado pela atmosfera tensa dos últimos meses, tem de ser desconstruído e ultrapassado. É fundamental que todas as partes envolvidas tomem as medidas necessárias para devolver a calma à Europa, e explorem formas de abordagem mais construtivas, no futuro”, complementa.

Quanto ao futuro da Grécia, o responsável católico não deixa de colocar algumas interrogações acerca do próximo resgate financeiro.

Será este pacote de medidas viável? Conseguirá a Grécia voltar a caminhar pelo seu próprio pé, depois de atender a todas as soluções impostas? Como será possível garantir neste contexto as necessidades dos mais pobres e desfavorecidos?”, questiona.

Para já, na opinião do arcebispo alemão, ficou claro de que “a União Europeia sozinha não poderá lidar com todo um conjunto de matérias que estão dentro da alçada dos chefes de Estado e de governo”.

Os Estados-membros têm de trabalhar mais no fortalecimento económico e monetário da União, que precisa também de um outro tipo de coordenação ao nível das políticas financeiras e sociais. É essencial uma nova abordagem que afaste o espectro de novas crises ou conflitos”, sustentou.

O responsável pela Comissão dos Episcopados da Comunidade Europeia termina a sua mensagem garantindo o compromisso dos cristãos em “cooperar” com todas as partes envolvidas para que “o projecto europeu possa ser uma realidade”.


AVISOS

HORÁRIOS DAS MISSAS
Terça-feira, dia 21 de Julho, às 19:00
30º Dia Maria Ferreira de Azevedo
30º Dia Joaquim Moreira de Moura
Sábado, dia 25 de Julho, às 19:30 – Eucaristia em honra de S. Cristóvão
Domingo, dia 26 de Julho, às 9:15

ATENDIMENTO
Terça-feira das 17:00 às 18:30

NOTAS
O ofertório do fim de semana passado, a favor da “Missão Tanzânia 2015”, rendeu um total de 372,95€.
Em nome do Sr. Padre Casimiro e em meu nome, gostaria de agradecer a toda a Comunidade a ajuda que deram para esta Missão. Obrigado!

PROGRAMA DAS FESTAS RELIGIOSAS EM HONRA A S. CRISTÓVÃO E S. PANTALEÃO

25 de Julho – Sábado
19H30 – Missa na Igreja Paroquial em honra de S. Cristóvão
20H30 – Procissão em honra de S. Cristóvão

27 de Julho – Segunda-feira
20H30 – Missa na Capela em honra a S. Pantaleão e memória aos festeiros já falecidos

1 de Agosto – Sábado
20H00 – Missa Vespertina na Capela de S. Pantaleão

2 de Agosto – Domingo
09H00 – Missa Solene na Igreja Paroquial com Profissão de Fé das crianças
11H15 – Missa Solene com Sermão na Capela de S. Pantaleão, em cumprimento de promessa do falecido Artur Martins Fonteboa
17H00 – Celebração da Palavra seguida da Procissão em honra a S. Pantaleão


Sem comentários:

Enviar um comentário