Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 8 de agosto de 2015

Boletim Paroquial nº 161

Semana de 9 a 16 de Agosto de 2015
19º Domingo do Tempo Comum - Ano B


A liturgia do 19º Domingo do Tempo Comum dá-nos conta, uma vez mais, da preocupação de Deus em oferecer aos homens o “pão” da vida plena e definitiva.

Por outro lado, convida os homens a prescindirem do orgulho e da auto-suficiência e a acolherem, com reconhecimento e gratidão, os dons de Deus.


A primeira leitura mostra como Deus Se preocupa em oferecer aos seus filhos o alimento que dá vida.
No “pão cozido sobre pedras quentes” e na “bilha de água” com que Deus retempera as forças do profeta Elias, manifesta-se o Deus da bondade e do amor, cheio de solicitude para com os seus filhos, que anima os seus profetas e lhes dá a força para testemunhar, mesmo nos momentos de dificuldade e de desânimo.

O Evangelho apresenta Jesus como o “pão” vivo que desceu do céu para dar a vida ao mundo.
Para que esse “pão” sacie definitivamente a fome de vida que reside no coração de cada homem ou mulher, é preciso “acreditar”, isto é, aderir a Jesus, acolher as suas propostas, aceitar o seu projecto, segui-l’O no “sim” a Deus e no amor aos irmãos.

A segunda leitura mostra-nos as consequências da adesão a Jesus, o “pão” da vida… Quando alguém acolhe Jesus como o “pão” que desceu do céu, torna-se um Homem Novo, que renuncia à vida velha do egoísmo e do pecado e que passa a viver no caridade, a exemplo de Cristo.


Portugal: SEMANA DAS MIGRAÇÕES CONVIDA A COLOCAR «MIGRANTES E REFUGIADOS NO CORAÇÃO DA IGREJA»
Iniciativa decorre entre 9 e 16 de Agosto

Lisboa, 06 ago 2015 (Ecclesia) – A edição deste ano da Semana Nacional das Migrações, entre 9 e 16 de Agosto, convida “a colocar os migrantes e refugiados no coração da Igreja”, através de “gestos concretos”.

Na mensagem enviada à Agência ECCLESIA, a Obra Católica Portuguesa das Migrações (OCPM) frisa a condição da Igreja como uma porta “aberta ao mundo” e “por isso sem fronteiras”.

Sendo o corpo eclesial “composto por diversos membros” unidos “num só”, é vital que os cristãos consigam, como Cristo fez, olhar para “o rosto dos migrantes e refugiados”, para os que hoje buscam fora do seu país alternativas ao desemprego, à pobreza e à guerra, e ter para com estas pessoas uma atitude de abertura e “fraternidade”.

Trata-se sobretudo de um convite a colocar de lado “medos, egoísmos, invejas e indiferenças”, aspectos que muitas vezes “encerram as pessoas no seu bem-estar” e as “isolam do convívio com aqueles que parecem diferentes”, sublinha a OCPM.

Subordinada ao tema “Igreja sem Fronteiras: somos um só corpo”, a 43.ª Semana Nacional das Migrações convida toda a Igreja Católica a “mergulhar nas suas raízes” e a “redescobrir” uma “identidade cristã” que tem de estar impregnada pelo exemplo de Jesus.

A Igreja na sua solicitude maternal não faz acepção de pessoas. Acolhe, cuida, reconhece, valoriza, promove o encontro e o diálogo entre pessoas, culturas e religiões…, porque é perita em humanidade”, defende a organização católica integrada na Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana (CEPSMH).

No texto, a OCPM fala ainda numa “Igreja peregrina também através dos seus filhos que partem pelo mundo, numa aventura profética de denúncia de injustiças, conflitos, corrupções” e que “recorda a centralidade da dignidade da pessoa humana e do destino universal dos bens da terra”.

Neste campo, é preciso seguir “desafiando governantes, nações e instituições a percorrer os caminhos do diálogo e cooperação, da injustiça e solidariedade”, pode ler-se.

A comunidade cristã”, prossegue a OCPM, “não só é chamada à conversão pessoal e comunitária, como também é enviada ao mundo para estar e ser luz, sal, fermento, a fim de transformar relações pessoais, familiares, institucionais, sociais”.

Nesse sentido, a organização recorda o apelo do Papa Francisco para que os cristãos promovam “gestos concretos” de atenção a todos os migrantes, que passem “pela oração, pelas acções de sensibilização/formação, pelas ocasiões de encontro/convívio e gestos solidários que possam surgir em cada diocese, paróquia e missão católica”.

Um dos destaques da 43.ª Semana Nacional das Migrações será a habitual peregrinação dos migrantes ao Santuário de Fátima, nos dias 12 e 13 de Agosto, este ano presidida pelo bispo das Forças Armadas e de Segurança, e vogal da CEPSMH, D. Manuel Linda.

Um evento que estará em destaque na emissão do Programa ECCLESIA, na RTP2, com reportagens para acompanhar nos dias 13 e 18 de Agosto.

A Semana Nacional das Migrações termina a 16 de Agosto, dia em que as dioceses e paróquias portuguesas estão convocadas para uma “jornada de solidariedade” a favor dos migrantes e refugiados.

Nessa data, todas as Eucaristias serão celebradas em “acção de graças” a estas pessoas e também “pelo trabalho pastoral que a Igreja desenvolve em favor dos mesmos”.



Papa Francisco: «COMUNIDADE INTERNACIONAL NÃO PODE CONTINUAR EM SILÊNCIO E INERTE» PERANTE O «CRIME» DA PERSEGUIÇÃO RELIGIOSA

Cidade do Vaticano, 06 ago 2015 (Ecclesia) – O Papa assinalou hoje a visita do secretário-geral da Conferência Episcopal Italiana à Jordânia, com uma carta onde denuncia as “atrozes, desumanas e inexplicáveis perseguições” que levaram muitos cristãos a refugiarem-se naquele país.

Na missiva, publicada pela sala de imprensa da Santa Sé, Francisco faz votos de que “a comunidade internacional não permaneça em silêncio e inerte diante de tal inaceitável crime”.

Declara também a sua proximidade para com todos quantos estão a ser vítimas de “violência” e “fanatismo”, e que “foram obrigados a abandonar as suas casas e a sua terra”.

Uma realidade continuada “muitas vezes sob os olhos e o silêncio de todos”.

São os mártires de hoje, humilhados e discriminados por causa da sua fidelidade ao Evangelho”, realça o Papa argentino.

Através desta mensagem, Francisco espera ser “sinal de uma Igreja que não esquece e não abandona os seus filhos exilados por causa da sua fé”.

Saibam que uma oração quotidiana se eleva por eles, junto com o reconhecimento pelo testemunho que nos oferecem”, acrescenta.

Actualmente, acumulam-se na Jordânia centenas de milhares de refugiados, incluindo muitas famílias cristãs provenientes sobretudo do vizinho Iraque.

A viagem do representante do episcopado italiano, D. Nunzio Galantino, pretende assinalar o primeiro aniversário da chegada à Jordânia dos refugiados, ocorrida a 8 de Agosto de 2014.

O programa da visita incluirá um “encontro de oração em Amã, promovido pela Cáritas da Jordânia em colaboração com a comunidade caldeia e siríaca, as associações, os sacerdotes e os voluntários que prestam assistência aos refugiados”.

Participarão também a Família Real, as autoridades estatais jordanas e representantes de outras Igrejas”, adianta ainda o serviço informativo do Vaticano.

Numa referência às comunidades que acolheram os refugiados naquele país, o Papa Francisco diz que “com a ajuda solidária que prestam” elas “anunciam a ressurreição de Cristo”.

Que o Senhor recompense a todos, como só Ele pode fazer, com a abundância de seus dons”, conclui.


AVISOS

HORÁRIOS DAS MISSAS
Terça-feira, dia 11 de Agosto, às 19:00
Sábado, dia 15 de Agosto, às 09:15Acção de Graça à Senhora da Assunção
Domingo, dia 16 de Agosto, às 09:15

ATENDIMENTO
Terça-feira das 17:00 às 18:30

NOTA
As paróquias da Vigararia Trofa/Vila do Conde estão a organizar um passeio dedicado às Famílias para o próximo dia 13 de Setembro, com destino ao Sameiro – Braga.
Este dia está programado da seguinte forma:
08H30 – Saída de lugar a designar
10H00 – Chegada a Braga
12H30 - Almoço partilhado
14H30 - Tarde recreativa
17H00 – Eucaristia, com Consagração e Bênção das Famílias
18H30 - Regresso
O Custo por pessoa será de 6,00€.
Todos os que estiverem interessados devem fazer a sua inscrição no final das Eucaristias na Sacristia até ao dia 23 de Agosto, junto da Dª Isabel, contudo agradecia que o fizessem o mais breve possível, no sentido de poder reservar os autocarros com a devida antecedência.
Seria bom que a nossa Comunidade, uma vez mais, estivesse bem representada nesta iniciativa.

SEMANA DAS MIGRAÇÕES
Semana das Migrações convida a colocar «Migrantes e Refugiados no coração da Igreja».
A edição deste ano da Semana Nacional das Migrações, entre 9 e 16 de Agosto, convida “a colocar os migrantes e refugiados no coração da Igreja”, através de “gestos concretos”.
Tenhamos presente nas nossas orações esta intenção.


Sem comentários:

Enviar um comentário