Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

OS DIVORCIADOS RECASADOS FAZEM PARTE DA IGREJA

Retornando às catequeses sobre a família, o Papa Francisco reflectiu hoje sobre o modo de acompanhar aqueles que não conseguiram manter intacto o vínculo matrimonial e contraíram uma nova união

Interrompidas durante o mês de Julho, as audiências gerais das Quartas-feiras foram retomadas esta manhã.

O resumo da Catequese do Papa:

Por um lado, a Igreja não ignora que esta situação contradiz o sacramento do matrimónio, mas, por outro, o seu coração materno, animado pelo Espírito Santo, leva-a sempre a buscar o bem e a salvação de todas as pessoas.

Também é preciso ter em conta o crescente número de crianças cujas famílias vivem segundo tais uniões.

Deve-se fazer de tal maneira que não se juntem outros pesos para além daqueles que os filhos, nestas situações, já se encontram a ter que levar!
Infelizmente, o número destas crianças e jovens é verdadeiramente grande.
É importante que eles sintam a Igreja como mãe atenta a todos, sempre disposta à escuta e ao encontro.”

A Igreja, como o Bom Pastor do Evangelho, não exclui ninguém: os casais de segunda união não estão excomungados; eles são membros da Igreja.

A Igreja é chamada a ser sempre a casa aberta do Pai.
Nada de portas fechadas...
Todos podem participar de certa maneira na vida eclesial, todos podem fazer parte da comunidade.
A Igreja é a casa paterna onde há lugar para cada um com a sua vida de canseiras.”

Efectivamente, estas pessoas não estão excomungadas e não podem ser absolutamente tratadas como tal: elas fazem sempre parte da Igreja”

Não existem receitas simples.
É importante que todos se sintam acolhidos e possam viver segundo uma fé convicta e praticada: através da oração, da escuta da Palavra de Deus, da frequência na liturgia, da educação cristã dos filhos e do compromisso pela justiça e a paz.







Sobre o mesmo tema, transcrevemos da Exortação Apostólica FAMILIARIS CONSORTIO, de 22 de Novembro de 1981, de Sua Santidade João Paulo II:

Acção pastoral perante algumas situações irregulares:
[...]
e) Divorciados que contraem nova união

84. A experiência quotidiana mostra, infelizmente, que quem recorreu ao divórcio tem normalmente em vista a passagem a uma nova união, obviamente não com o rito religioso católico.
[...]
Juntamente com o Sínodo exorto vivamente os pastores e a inteira comunidade dos fiéis a ajudar os divorciados, promovendo com caridade solícita que eles não se considerem separados da Igreja, podendo, e melhor devendo, enquanto baptizados, participar na sua vida.
Sejam exortados a ouvir a Palavra de Deus, a frequentar o Sacrifício da Missa, a perseverar na oração, a incrementar as obras de caridade e as iniciativas da comunidade em favor da justiça, a educar os filhos na fé cristã, a cultivar o espírito e as obras de penitência para assim implorarem, dia a dia, a graça de Deus.
Reze por eles a Igreja, encoraje-os, mostre-se mãe misericordiosa e sustente-os na fé e na esperança.
[...]
Com firme confiança ela [a Igreja] vê que, mesmo aqueles que se afastaram do mandamento do Senhor e vivem agora nesse estado, poderão obter de Deus a graça da conversão e da salvação, se perseverarem na oração, na penitência e na caridade.


Fontes: Santa Sé; Rádio Vaticano; Agência Ecclesia

Sem comentários:

Enviar um comentário