Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

A FAMÍLIA SALVA-NOS DA COLONIZAÇÃO DO DINHEIRO




O ciclo de reflexões sobre o tema da família, iniciado em finais de 2014, teve hoje a sua conclusão
   
   
O Papa Francisco começou por falar na sociedade actual como sendo administrada pela tecnocracia económica.
Por isso – explicou o Santo Padre – é necessária uma nova aliança do homem e da mulher para emancipar os povos da “colonização do dinheiro”.
Esta aliança – segundo o Papa Francisco – deve voltar a orientar a política, a economia e a convivência civil:

Desta aliança, a comunidade conjugal-familiar do homem e da mulher é a gramática generativa, podemos dizer “o nó de ouro”.
A fé atinge-a da sabedoria da criação de Deus, que confiou à família não o cuidado com uma intimidade que seja fim em si própria, mas sim o emocionante projecto de tornar “doméstico” o mundo.”


Resumo da catequese de hoje do Santo Padre:

Concluímos as reflexões sobre a família hoje, nas vésperas do Encontro Mundial das famílias em Filadélfia e do Sínodo dos Bispos aqui em Roma, dois acontecimentos que darão nova luz à dimensão universal desta comunidade humana fundamental e insubstituível que é a família.

Frente à mentalidade materialista que impera sobre a humanidade, é preciso promover uma nova aliança entre o homem e a mulher que possa orientar a política, a economia e a convivência civil.
Deus confiou à família o projecto de tornar «doméstico» o mundo.
Assim que tudo o que acontece entre o homem e a mulher deixa marcas na criação; em concreto, o pecado original – a rejeição à bênção de Deus – deixou o mundo doente.
Mas, Deus nunca abandonou o homem; no livro do Génesis, a promessa feita à mulher parece garantir a cada nova geração uma bênção especial para defender-se do maligno.
Além disso, antes de expulsar os primeiros pais do Paraíso, Deus prepara-lhes túnicas de peles, um sinal da sua ternura que chegará à plenitude com a vinda de Jesus.
Com isso, podemos ter a certeza de que cada família é uma bênção para o mundo, até ao final da história.


Fontes: Santa Sé; Rádio Vaticano


Sem comentários:

Enviar um comentário