Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 26 de setembro de 2015

Boletim Paroquial nº 166

Semana de 27 de Setembro a 4 de Outubro de 2015
26º Domingo do Tempo Comum - Ano B

A PURIFICAÇÃO...
A liturgia do 26º Domingo do Tempo Comum apresenta várias sugestões para que os crentes possam purificar a sua opção e integrar, de forma plena e total, a comunidade do Reino.
Uma das sugestões mais importantes (que a primeira leitura apresenta e que o Evangelho recupera) é a de que os crentes não pretendam ter o exclusivo do bem e da verdade, mas sejam capazes de reconhecer e aceitar a presença e a acção do Espírito de Deus através de tantas pessoas boas que não pertencem à instituição Igreja, mas que são sinais vivos do amor de Deus no meio do mundo.

      
A primeira leitura, recorrendo a um episódio da marcha do Povo de Deus pelo deserto, ensina que o Espírito de Deus sopra onde quer e sobre quem quer, sem estar limitado por regras, por interesses pessoais ou por privilégios de grupo.
O verdadeiro crente é aquele que, como Moisés, reconhece a presença de Deus nos gestos proféticos que vê acontecer à sua volta.

No Evangelho temos uma instrução, através da qual Jesus procura ajudar os discípulos a situarem-se na órbita do Reino.
Nesse sentido, convida-os a constituírem uma comunidade que, sem arrogância, sem ciúmes, sem presunção de posse exclusiva do bem e da verdade, procura acolher, apoiar e estimular todos aqueles que actuam em favor da libertação dos irmãos; convida-os também a não excluírem da dinâmica comunitária os pequenos e os pobres; convida-os ainda a arrancarem da própria vida todos os sentimentos e atitudes que são incompatíveis com a opção pelo Reino.

A segunda leitura convida os crentes a não colocarem a sua confiança e a sua esperança nos bens materiais, pois eles são valores perecíveis e que não asseguram a vida plena para o homem.
Mais: as injustiças cometidas por quem faz da acumulação dos bens materiais a finalidade da sua existência afastá-lo-ão da comunidade dos eleitos de Deus.


Família: D. MANUEL CLEMENTE REJEITA «PRESSÃO MEDIÁTICA» SOBRE PRÓXIMO SÍNODO DOS BISPOS
Cardeal-patriarca sublinha preocupação em reforçar «centralidade» da família

Fátima, Santarém, 25 set 2015 (Ecclesia) – O cardeal-patriarca de Lisboa disse hoje em Fátima que a “pressão mediática” sobre o próximo Sínodo dos Bispos no Vaticano, dedicado à família, tem gerado expectativas irrealistas na opinião pública.

Não se há de esperar de um Sínodo de Bispos católicos qualquer indicação contrária ao ensinamento bíblico sobre o matrimónio e a complementaridade homem-mulher”, alertou D. Manuel Clemente, numa intervenção sobre o tema ‘Família e Comunicação’, durante as Jornadas Nacionais de Comunicações Sociais, que reúnem cerca de 100 pessoas.

Citando o presidente do Conselho Pontifício da Família, D. Vincenzo Paglia, o responsável assinalou que “a Família é pouco eclesial e as paróquias são pouco familiares”.

O Sínodo reforçará acima de tudo a centralidade da família na comunidade cristã”, explicou em seguida.

O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) recordou o “exercício inédito de comunicação social” que representou o inquérito prévio da assembleia extraordinária do Sínodo dos Bispos, em 2014, sobre a família.

Nunca tal coisa se tinha feito”, sublinhou.

Os trabalhos dessa terceira assembleia extraordinária tiveram grande “relevância” mediática e social.

D. Manuel Clemente assinalou que muitas vezes foi sublinhado “unilateralmente” o tema dos divorciados recasados e do acolhimento dos homossexuais

Sente-se alguma pressão mediática no sentido de os retomar”, admitiu.

Segundo o cardeal-patriarca importa perceber que a reunião de Outubro “já não incidirá sobre os desafios pastorais da família”, mas sobre a sua vocação e missão na Igreja e na sociedade, “no mundo contemporâneo”.

O testemunho das famílias cristãs sobre aquilo que vivem, acrescentou, torna-se "missionário".

Mais de 400 pessoas vão marcar presença na 14ª assembleia ordinária do Sínodo dos Bispos, dedicada às questões da família, que vai decorrer no Vaticano de 4 a 25 de Outubro.

Portugal vai ter como delegados o presidente da Conferência Episcopal, D. Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa, e o presidente da Comissão Episcopal do Laicado e Família, D. Antonino Dias, bispo de Portalegre-Castelo Branco.

D. Manuel Clemente alertou em Fátima para as consequências da globalização “tecnológica e financeira” deixa famílias e sociedades inteiras “esquecidas”, “sem memória nem projecto”.

O presidente da CEP falou por isso da Família como “lugar e motor de uma sociabilidade nova”, a partir da “proposta cristã”.

Há muita coisa que hoje se apresenta como progresso que é verdadeiramente um retrocesso civilizacional”, advertiu.

Comunicação e Família: partilha de afectos’ é o tema das Jornadas Nacionais de Comunicação Social, que decorrem esta quinta e sexta-feira em Fátima.

Promovidas pela Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais e organizadas pelo Secretariado Nacional das Comunicações Sociais, as Jornadas reúnem em cada ano responsáveis diocesanos pelo sector dos media, jornalistas e outros profissionais dos meios de comunicação social regionais e nacionais.

O presidente da CEP elogiou o trabalho dos profissionais católicos no sector, sublinhando que “hoje em dia tudo é comunicação ou pura e simplesmente não é”.

"Estamos pouco para os media", confessou, a respeito das experiências das famílias cristãs.


ONU: BAN KI-MOON SUBLINHA LIDERANÇA «MORAL» DO PAPA
Secretário-geral das Nações Unidas vai receber o Papa Francisco em Nova Iorque

Cidade do Vaticano, 25 set 2015 (Ecclesia) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, confessou a sua expectativa pela visita que o Papa vai fazer hoje à sede da ONU, em Nova Iorque, elogiando a liderança “moral” de Francisco a nível global.

[O Papa Francisco] é um homem de humildade e humanidade, é um homem de voz moral”, disse à Rádio Vaticano.

Ban Ki-moon falou numa “grande expectativa” em relação à visita papal, a quarta da história, falando numa “liderança de paz e humanidade” por parte do pontífice argentino.

O secretário-geral da ONU recordou, a este respeito, a actual crise de refugiados na Europa e pediu que os líderes do Velho Continente “façam mais” em função da “gravidade e da dimensão” do problema.

Temos de mostrar compaixão a estas pessoas”, apelou.

Em relação à guerra na Síria e aos conflitos no Médio Oriente, o responsável sustentou que não pode haver discriminação “com base em critérios de religião ou etnia”, considerando “totalmente inaceitável” qualquer perseguição religiosa.

O Papa vai discursar na Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque, no contexto da viagem do Papa Francisco aos Estados Unidos da América, que se iniciou esta terça-feira, após uma passagem por Cuba.

Francisco vai tornar-se o quarto Papa a discursar na sede da ONU, depois de Paulo VI (1965), João Paulo II (1979 e 1995) e Bento XVI (2008).

D. Bernardito Auza, observador permanente da Santa Sé, disse à Rádio Vaticano que “a visita do Papa é histórica”, contando com a participação de muitos chefes de Estado e de Governo, que vieram para o encontro sobre o desenvolvimento sustentável pós-2015.

O diplomata do Vaticano espera que o Papa Francisco “deixe marcas profundas no seio da ONU sobre as grandes questões de hoje, sobretudo na questão da segurança internacional”.

Basta pensar na Síria, no Iraque, todas essas pessoas em movimento através dos desertos, os mares perigosos, esse é o cerne da questão. A expectativa da Assembleia é também de que deixe marcas profundas sobre a questão das relações entre pobreza, justiça social e ambiente, coração da [encíclica] ‘Laudato si’”, concluiu.


AVISOS

HORÁRIOS DAS MISSAS
Terça-feira, dia 29 de Setembro, às 19:00
Sábado, dia 3 de Outubro, às 17:00
Domingo, dia 4 de Outubro, às 09:15

ATENDIMENTO
Feito pelo Pároco:
Terça-feira, das 17:00 às 18:45, na Casa da Fábrica da Igreja de S. Cristóvão;
Quarta-feira, das 16:00 às 18:45, na Sacristia da Igreja de S. Mamede;
Quinta-feira, das 16:00 às 18:45, na Residência Paroquial de S. Romão.
Atendimento pelo Cartório:
Sábado das 10:00 às 12:00 na Residência Paroquial de S. Romão, para entregar e levantar declarações, para marcar intenções de missa (S. Mamede e S. Cristóvão) e para tratar de tudo que tenha a ver com documentação.

NOTAS
Até final do corrente mês de Setembro, no horário de atendimento, inscrições para frequentar a Catequese de Adultos.

No próximo dia 1 de Outubro, Quinta-feira, há reunião do Conselho Paroquial de Pastoral, pelas 21:30.
Pedia aos representantes de todos os Grupos Paroquiais que trouxessem as propostas, do grupo a que pertencem, para o próximo Ano Pastoral.
Não esquecer de na planificação de cada grupo ter em conta dois aspectos fundamentais, a saber:
  • Ano da Misericórdia (proposto pelo Papa e confirmado pelo nosso Bispo como Lema Diocesano do próximo Ano Pastoral);
  • Programação da Visita Pastoral.

No próximo dia 10 de Outubro, às 10:00, na Igreja, damos início a mais um ano de Catequese.
Celebraremos a Festa do Acolhimento às crianças do 1º ano e todas as crianças e jovens devem estar presentes para reunirem com os seus catequistas.

RECOLHA DE SANGUE
No próximo dia 3 de Outubro, o Lyons Clube da Trofa vai promover uma recolha de sangue, no Salão Paroquial, entre as 9:00 e as 12:00.
Dar sangue é dar vida!

Sem comentários:

Enviar um comentário