Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 17 de outubro de 2015

Boletim Paroquial nº 169

Semana de 18 a 25 de Outubro de 2015
29º Domingo do Tempo Comum - Ano B

A LÓGICA DE DEUS”

A liturgia do 29º Domingo do Tempo Comum lembra-nos, mais uma vez, que a lógica de Deus é diferente da lógica do mundo.
Convida-nos a prescindir dos nossos projectos pessoais de poder e de grandeza e a fazer da nossa vida um serviço aos irmãos.
É no amor e na entrega de quem serve humildemente os irmãos que Deus oferece aos homens a vida eterna e verdadeira.
   
   
A primeira leitura apresenta-nos a figura de um “Servo de Deus”, insignificante e desprezado pelos homens, mas através do qual se revela a vida e a salvação de Deus.
Lembra-nos que uma vida vivida na simplicidade, na humildade, no sacrifício, na entrega e no dom de si mesmo não é, aos olhos de Deus, uma vida maldita, perdida, fracassada; mas é uma vida fecunda e plenamente realizada, que trará libertação e esperança ao mundo e aos homens.

No Evangelho, Jesus convida os discípulos a não se deixarem manipular por sonhos pessoais de ambição, de grandeza, de poder e de domínio, mas a fazerem da sua vida um dom de amor e de serviço.
Chamados a seguir o Filho do Homem “que não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida”, os discípulos devem dar testemunho de uma nova ordem e propor, com o seu exemplo, um mundo livre do poder que escraviza.

Na segunda leitura, o autor da Carta aos Hebreus fala-nos de um Deus que ama o homem com um amor sem limites e que, por isso, está disposto a assumir a fragilidade dos homens, a descer ao seu nível, a partilhar a sua condição.
Ele não Se esconde atrás do seu poder e da sua omnipotência, mas aceita descer ao encontro homens para lhes oferecer o seu amor.


Sínodo 2015: GRUPOS DE TRABALHO PEDEM INTERVENÇÃO DO PAPA PARA CLARIFICAR POSIÇÕES
Novos relatórios aludem à necessidade de valorizar a proposta cristã sobre a família e o casamento

Cidade do Vaticano, 14 out 2015 (Ecclesia) - Os grupos de trabalho do Sínodo dos Bispos que decorre no Vaticano publicaram hoje novos relatórios, em que multiplicam observações sobre a necessidade de uma “intervenção magisterial” para clarificar a posição da Igreja sobre família e casamento.

O anúncio do Evangelho da família exige hoje uma intervenção magisterial que possa tornar mais coerente e possa simplificar a actual doutrina teológica-canónica sobre o casamento”, pode ler-se nos documentos, divulgados pela sala de imprensa da Santa Sé.

Os textos, em cinco línguas (francês, inglês, italiano, espanhol e alemão) deixam várias propostas tendo em vista a redacção do documento final da assembleia sinodal, presidida pelo Papa Francisco, após nove das 13 sessões de debate previstas nos chamados ‘círculos menores’.

Vários participantes esperam que exista, no final dos trabalhos, um “documento magisterial” e alguns propõem que após a assembleia se abra um período de “paciente busca comum” teológica e pastoral sobre a família.

Um dos textos alerta para a necessidade de apresentar as “razões canónicas” para a anulação dos matrimónios canónicos.

Temos de ser realistas sobre os problemas matrimoniais e não apenas encorajar simplesmente as pessoas a permanecer juntas”, assinala-se, antes de recordar a “violência contra as mulheres”.

Outro relatório pede “misericórdia para os filhos que sofrem as consequências da violência familiar, o abandono, o divórcio dos seus pais”.

Noutra passagem, o divórcio é colocado ao lado da poligamia e da submissão da mulher como um dos frutos do “pecado”, que desviou a humanidade do plano de Deus, de matrimónio “indissolúvel” e de “igualdade” entre homem e mulher.

A este respeito, o grupo alemão pede “prudência e sabedoria” na aplicação “justa e equitativa” da palavra de Jesus sobre a indissolubilidade do casamento, frisando que não se procuram “excepções” à Palavra de Deus.

Várias propostas rejeitam a linguagem excessivamente “jurídica” sobre o casamento, pedindo antes que se apresente a proposta da Igreja como “graça, bênção, uma aliança de amor”, um “dom de Deus”.

Os participantes lamentam a falta de uma “teologia da família”, por causa da centralização do debate no casamento e na moral, que leva a “repetir coisas óbvias, sem ideias chave e mobilizadoras”.

Tendo em vista o texto final do Sínodo 2015, pede-se que se use uma linguagem “clara e simples” que evite “ambiguidades e equívocos”, superando “falsas oposições”.

Os relatórios sublinham a importância do “contexto cultural” na vivência familiar, apelando a um maior espaço para o ensinamento bíblico sobre a família e à apresentação da proposta cristã de forma concreta e não como um “ideal abstracto”.

Entre as preocupações apresentadas, está a necessidade de não fazer “leituras simplistas” de fenómenos complexos, como a diminuição do número de casamentos ou o surgimento de outras formas de união, particularmente entre os mais jovens, para os quais se sugere a criação de um percurso de “iniciação” ao matrimónio.


Igreja/Política: CARDEAL-PATRIARCA PREOCUPADO COM «INSTABILIDADE»
D. Manuel Clemente espera que «vingue o interesse nacional» na formação do novo Governo

Lisboa, 15 out 2015 (Ecclesia) – O cardeal-patriarca disse seguir com “preocupação construtiva” o actual momento político português e considera "mais natural” que o acordo surja entre os partidos da coligação (PSD/PP) e o PS, que compõem "uma grande maioria no próximo Parlamento".

O que sobretudo me preocupa é que, se alguma instabilidade continuar, possa pôr em causa alguma consolidação que efectivamente se tem feito, atendendo aos dados que vão sendo publicados nacional e internacionalmente. Acredito que, quer relação a essas forças quer em relação às outras duas forças [Bloco e CDU] que têm agora mais expressão parlamentar, vingue o interesse nacional”, revelou D. Manuel Clemente à Rádio Renascença, esta quarta-feira à noite.

O prelado português recordou o resultado das eleições legislativas de 04 de Outubro e assinalou que juntando a coligação ao PS “isto forma uma grande maioria no próximo Parlamento”.

Parece-me mais natural que o acordo surja dentro deste conjunto do que fora deste conjunto”, observou.

O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa recordou que nos últimos anos, desde que Portugal pediu assistência internacional, “houve um caminho que se seguiu e que estava mais ou menos enquadrado por um acordo que tinha na base três forças políticas (PS; PSD; CDS/PP), com divergências quanto aos ritmos, mas uma base comum de entendimento nacional e internacional”.


AVISOS

HORÁRIOS DAS MISSAS
Terça-feira, dia 20 de Outubro, às 19:00
Sábado, dia 24 de Outubro, às 17:00
Domingo, dia 25 de Outubro, às 09:15

ATENDIMENTO
Feito pelo Pároco:
Terça-feira das 17:00 às 18:45 na Casa da Fábrica da Igreja de S. Cristóvão;
Quarta-feira das 16:00 às 18:45 na Sacristia da Igreja de S. Mamede;
Quinta-feira não há atendimento.
Atendimento pelo Cartório:
Este Sábado não há atendimento.

SOLENIDADE DE TODOS OS SANTOS E COMEMORAÇÃO DE TODOS OS FIÉIS DEFUNTOS - 2015
Dia 1 de Novembro, Domingo, Dia de Todos os Santos
8:00 – Eucaristia em São Mamede; Em seguida, romagem ao cemitério onde lembramos os que faleceram no mês de Outubro.
9:15 – Eucaristia em São Cristóvão
10:30 – Eucaristia em São Romão - Nesta Eucaristia lembramos os que faleceram no último ano (de Novembro a Novembro)
15:00 – Eucaristia em São Mamede
Dia 2 de Novembro, Domingo, Dia dos Fieis Defuntos
6:00 – Eucaristia em São Mamede, seguida de procissão ao cemitério.
8:30 – Eucaristia em São Romão, seguida de procissão ao cemitério junto à Igreja.
17:00 – Eucaristia em São Bartolomeu, seguida de procissão ao cemitério junto à Capela.
20:00 – Eucaristia em São Cristóvão, seguida de procissão ao cemitério.


Sem comentários:

Enviar um comentário