Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

domingo, 17 de janeiro de 2016

18 a 25 de Janeiro - SEMANA DE ORAÇÃO PELA UNIDADE DOS CRISTÃOS




Chamados a proclamar os altos feitos do Senhor” (Cf. 1 Pedro 2,9)

é o tema das celebrações que decorrem entre 18 e 25 de Janeiro de 2016
   
   
Sendo texto bíblico para 2016, na tradução ecuménica da Bíblia:

Vós, porém, sois a raça eleita, a comunidade sacerdotal do rei, a nação santa, o povo que Deus conquistou para si, para que proclameis os altos feitos daquele que das trevas vos chamou para sua maravilhosa luz; vós que outrora não éreis seu povo, mas agora sois o povo de Deus; vós que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia.” (cf. I Pedro 2,9-10)


As Igrejas Cristãs do Porto, com sensibilidade ecuménica, assumem a busca da unidade desejada por Jesus, como parte integrante da sua missão, desde longa data.
Com esse espírito, ano após ano, assumem o Oitavário de oração pela unidade dos cristãos como um tempo importante para celebrar e testemunhar o movimento ecuménico entre o povo da cidade.

A Celebração de Abertura, organizada pela Comissão Ecuménica do Porto, será na 2ª feira, dia 18 de Janeiro, às 21H30, na Igreja Metodista do Mirante situada na Praça Coronel Pacheco no Porto.

A Celebração Ecuménica Nacional é na igreja Presbiteriana da Figueira da Foz e conta com a participação dos hierarcas das Igrejas, no dia 23 de Janeiro, às 15H00.

A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos começou a celebrar-se em 1908 e teve como primeiro tema ‘Para o louvor de sua glória’ (Efésios 1,14).
As datas de 18 a 25 de Janeiro têm um valor simbólico porque cobriam os dias entre as festas de São Pedro e São Paulo.

Em cada ano o material da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos é preparado por equipes de um determinado país; para 2016, a responsabilidade de preparar esse material coube a uma Comissão da Letónia, maioritariamente composta por católicos, luteranos, ortodoxos e baptistas.

No hemisfério sul, porque agora é o período de férias de verão, a semana decorre de 8 e 15 de Maio; aqui as datas correspondem às festividades da Ascensão e Pentecostes.




O Roteiro Ecuménico de Oração contém propostas ecuménicas para desenvolver ao longo do ano 2016.




As principais divisões entre as Igrejas cristãs ocorreram:

  • no século V, depois dos Concílios de Éfeso e de Calcedónia (Igreja copta, do Egipto, entre outras);
  • o século XI com a cisão entre o Ocidente e o Oriente (Igrejas Ortodoxas);
  • no século XVI, primeiro com a Reforma Protestante e depois com a separação da Igreja de Inglaterra (Anglicana).

Algumas datas consideradas fundamentais na história da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos:

1740, na Escócia, surgiu um Movimento Pentecostal, ligado à América do Norte, cuja mensagem de reavivamento incluía preces por e com todas as Igrejas;

1908, a primeira vivência da Oitava da Unidade Cristã, iniciativa do Rev. Paul Wattson;

1926, o movimento Fé e Ordem começa a publicar “Sugestões para uma oitava de oração pela unidade cristã.”;

1964, em Jerusalém, o papa Paulo VI e o patriarca Athenagoras I rezam juntos a prece de Jesus para “que todos sejam um” (João 17);

1964, o decreto sobre Ecumenismo do Vaticano II enfatiza que a oração é a alma do movimento ecuménico e incentiva a observância da Semana de Oração;

1966, a Comissão Fé e Ordem do Conselho Mundial de Igrejas e o Secretariado para a Promoção da Unidade dos Cristãos (hoje conhecido como Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos) começam a preparar oficialmente juntos o material da Semana de Oração;

1975, primeiro uso de material da Semana de Oração baseado em uma versão inicial de texto preparada por um grupo ecuménico local. Um grupo australiano foi o primeiro a assumir esse projecto, na preparação do texto inicial de 1975.

2008, comemoração do centésimo aniversário da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (sua predecessora, a Oitava da Unidade Cristã, foi observada pela primeira vez em 1908).




Fontes: Diocese do Porto; Comissão Ecuménica do Porto; Agência Ecclesia; Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos


Sem comentários:

Enviar um comentário