Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

CRISTÃOS PODEM TESTEMUNHAR JUNTOS A MISERICÓRDIA DE DEUS



A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos foi o tema da catequese de hoje do Santo Padre
   
   
O Papa Francisco sublinhou que durante esta Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, somos convidados a redescobrir a importância do dom recebido no Baptismo, vínculo sacramental da unidade que vigora entre todos os discípulos de Cristo.

Todos nós, católicos, ortodoxos e protestantes recebemos o mesmo e único Baptismo.

No início da sua alocução o Santo Padre fez referência ao trecho da Primeira Carta de S. Pedro (1, Pe 2, 9-10) escolhido para esta Semana Ecuménica:

Chamados a proclamar os altos feitos do Senhor”.

O Papa Francisco recordou a pia baptismal da Catedral Luterana da cidade de Riga, capital da Letónia:

No centro da Catedral Luterana de Riga há uma pia baptismal do século XII, do tempo em que a Letónia foi evangelizada por S. Mainardo.
Aquela pia baptismal é sinal eloquente de uma origem de fé reconhecida por todos os cristãos da Letónia, católicos, luteranos e ortodoxos.
Tal origem é o nosso Baptismo em comum.”

O Concílio Vaticano II afirma que ‘o Baptismo constitui o vínculo sacramental da unidade que vigora entre todos aqueles que através dele foram regenerados’ (Unitatis redintegratio, 22).”

A Primeira Carta de Pedro é dirigida à primeira geração de cristãos para toná-los conscientes do dom recebido com o Baptismo e das exigências que ele comporta.
Também nós, nesta Semana de Oração, somos chamados a redescobrir tudo isto, e a fazê-lo juntos, indo para além das nossas divisões.”



O resumo da catequese de hoje do Papa Francisco:

Durante esta Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, somos convidados a redescobrir a importância do dom recebido no Baptismo, vínculo sacramental da unidade que vigora entre todos os discípulos de Cristo.
Todos nós, católicos, ortodoxos e protestantes recebemos o mesmo e único Baptismo.

Fazemo-lo porque estamos conscientes de que somos pecadores e necessitamos da salvação; e compartilhamos a experiência sermos chamados das trevas ao encontro com o Deus vivo e cheio de misericórdia.

Reflectir sobre a nossa origem comum na fonte baptismal significa, portanto, saber que somos todos irmãos e formamos o povo santo sacerdotal; somos filhos de um único Deus, cuja misericórdia actuante no Baptismo é mais forte do que as nossas divisões.
Por isso, todos nós, os cristãos, podemos e devemos anunciar a força do Evangelho, comprometendo-nos juntos na realização das obras de misericórdia espirituais e corporais.

É nossa missão comum transmitir aos outros a misericórdia que recebemos de Deus, começando pelos mais pobres e abandonados.


Fontes: Santa Sé; Rádio Vaticano


Sem comentários:

Enviar um comentário