Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

ENCONTRO HISTÓRICO ENTRE O PAPA FRANCISCO E O PATRIARCA CIRILO

O Papa Francisco e o Patriarca Cirilo, de Moscovo e de todas as Rússias, encontram-se hoje em Cuba

Transmissões em directo
   
   
A encontro realiza-se em Cuba, onde o Papa fará escala durante a sua viagem para o México e onde o Patriarca estará em visita oficial.
Compreenderá uma conversa pessoal no Aeroporto Internacional José Martí de Havana e terminará com a assinatura de uma declaração conjunta.

Este encontro dos primazes da Igreja Católica e da Igreja Ortodoxa russa, preparado há muito tempo, será o primeiro na história e marcará uma importante etapa nas relações entre as duas Igrejas.

Ortodoxos e católicos encontram-se divididos desde o Cisma do Oriente, em 1054, data em que trocaram excomunhões o Papa Leão IX e o patriarca de Constantinopla Miguel Cerulário; as excomunhões foram levantadas em 1965, mas as Igrejas não recuperaram ainda a unidade plena.

A Igreja Ortodoxa da Rússia é a maior desta comunhão, com cerca de dois terços dos 200 milhões de fiéis ortodoxos, tornando Cirilo, eleito em 2009, um dos mais influentes líderes cristãos.

Entre os temas que separam as duas Igrejas está o alegado proselitismo da Igreja Católica em territórios da antiga URSS, para além do uniatismo (termo com o qual os ortodoxos se referem aos cristãos de países de tradição ortodoxa em união com o Papa).

As Igrejas ortodoxas desenvolveram um modelo de autoridade próprio, de cariz nacional, pelo que os vários patriarcados são autónomos e o patriarca ecuménico de Constantinopla (actual Turquia) tem apenas um primado de honra, como 'primus inter pares'.


Transmissões em directo do Centro Televisivo do Vaticano:


Sexta-feira, dia 12 de Fevereiro às 18H55

1ª parte do encontro entre o Papa Francisco e o Patriarca Cirilo



Sexta-feira, dia 12 de Fevereiro às 21H15
2ª parte do encontro entre o Papa Francisco e o Patriarca Cirilo



Fontes: Santa Sé; Rádio Vaticano; Agência Ecclesia

Sem comentários:

Enviar um comentário