Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sexta-feira, 18 de março de 2016

ORDENAÇÃO EPISCOPAL DE D. ANTÓNIO AUGUSTO




Dia 19 de Março de 2016, solenidade de S. José, celebra-se às 15H30 na Sé Catedral do Porto a ordenação episcopal de D. António Augusto
   
   
No passado dia 9 de Janeiro, o Papa Francisco nomeou como Bispo Auxiliar do Porto o Sr. Padre António Augusto de Oliveira Azevedo.

Na Nota Pastoral de 2 de Fevereiro que anuncia a data da ordenação episcopal, D. António faz o “convite à presença e à participação dos sacerdotes, diáconos, consagrados e leigos da nossa Diocese, assim como de todos quantos, de perto ou de longe, possam juntar-se, nesta hora de gratidão e de esperança, ao novo Bispo e à Igreja do Porto.”

Preparemos desde já, na alegria e na comunhão, o dom desta ordenação episcopal.
Aproveitemos este tempo da Quaresma e da Caminhada pastoral, proposta à Diocese, para o vivermos e valorizarmos como tempo de preparação da ordenação episcopal, sensibilizando as comunidades cristãs para a oração e para a reflexão teológica e pastoral sobre o sacramento da Ordem e sobre o ministério e a missão dos Bispos, dos Presbíteros e dos Diáconos na Igreja.

Demos graças a Deus pelo dom de uma nova ordenação episcopal e pela bênção de todos quantos na Igreja do Porto entregam por inteiro a sua vida a Deus para o serviço da Igreja, no ministério ordenado.

Agradeçamos igualmente todos aqueles que, na vida consagrada e no testemunho de vida e de fé de tantos leigos presentes no coração da sociedade, fazem do anúncio da Alegria do Evangelho, da proclamação das bem-aventuranças e da realização das obras de misericórdia a sua missão e caminho de profecia, de celebração da fé, de conforto de esperança, de serviço da caridade e de proximidade fraterna com o mundo em que vivemos.

Confiemos, desde já, à Virgem Maria, Senhora da Apresentação, este nosso irmão António Augusto, a quem Deus, no seu desígnio e na sua bondade, escolheu para Bispo da Igreja, para que o ilumine, abençoe e proteja com o seu amor materno.”

Porto, 2 de Fevereiro, festa da Apresentação do Senhor, de 2016-02

António, Bispo do Porto




O portal da Diocese disponibilizou sugestões e avisos para quem pretenda estar presente na ordenação episcopal:

Entrada Catedral:
- O acesso geral à Catedral/Claustros será feito pela Casa do Cabido;
- A paramentação dos Sacerdotes e Diáconos será no Paço Episcopal.

Transportes e acessos:
- Sugerimos que chegue com antecedência à Catedral;
- A circulação de veículos no Terreiro da Sé estará condicionada no dia 19;
- Pedimos que siga as indicações fornecidas pela Policia Municipal;
- Para evitar quaisquer transtornos, aconselhamos o uso de transportes públicos ou dos parques de estacionamento existentes nas redondezas da Sé e baixa do Porto.


D. António Augusto à Agência Ecclesia - publicado a 16/03/2016:



Fontes: Diocese do Porto; Agência Ecclesia

Sem comentários:

Enviar um comentário