Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

quarta-feira, 30 de março de 2016

DEUS É MAIOR DO QUE O NOSSO PECADO



Foi a frase que o Papa Francisco pediu aos fiéis que repetissem com ele no decurso da sua catequese de hoje
ao concluir as suas catequeses sobre a misericórdia no Antigo Testamento
   
   
O Santo Padre meditou sobre o Salmo 51, chamado Miserere, que se inicia com palavras de súplicas:

Ó Deus, tem piedade de mim, conforme a tua misericórdia; no teu grande amor cancela o meu pecado.
Lava-me de toda a minha culpa, e purifica-me de meu pecado”.

Concluindo que:

Todo pecador perdoado é chamado a compartilhar com cada irmão e irmã que encontra este dom, pois todos são, como nós, necessitados da misericórdia de Deus.
O perdão purifica o coração e transforma a vida”.



Resumo da catequese do Papa Francisco:

Encerramos hoje as catequeses sobre a misericórdia no Antigo Testamento, meditando sobre o Salmo 51, chamado Miserere.
Trata-se de uma oração penitencial, precedida de uma confissão de culpa, na qual o orante deixa-se purificar pelo amor de Deus que torna-o uma nova criatura.

A tradição atribui este Salmo ao Rei Davi que, após ter cometido adultério com Betsabeia, fazendo que o marido desta, Urias, fosse morto, é ajudado pelo profeta Natã a reconhecer a sua culpa diante de Deus.

Assim, neste Salmo, somos convidados a ter os mesmos sentimentos de Davi, reconhecendo a nossa miséria, certos da misericórdia de Deus, cujo amor é maior que os nossos pecados.
Deus, que nunca nos abandona, ao perdoar, cancela os nossos pecados, faz de nós novas criaturas e nos enche de alegria, convidando a que nos tornemos testemunhas do seu perdão.


Fontes: Santa Sé; Rádio Vaticano


Sem comentários:

Enviar um comentário