Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

quarta-feira, 2 de março de 2016

CATEQUESE DO PAPA - MISERICÓRDIA E CORRECÇÃO




Na audiência geral desta manhã o Santo Padre falou sobre misericórdia e a correcção do Pai que ajuda a crescer os seus filhos
   
   
Partindo do texto bíblico de Isaías, o Papa colocou em evidência a amargura de um pai desiludido que gerou e fez crescer filhos, que agora se revoltaram contra Ele.


O resumo da catequese de hoje:

Na Sagrada Escritura, aparece Deus também com a amargura de um pai desiludido: gerou e fez crescer filhos, que agora se revoltaram contra Ele.
Embora ferido, Deus deixa falar o amor e faz apelo à consciência destes filhos degenerados, para que se convertam e se deixem amar de novo.

A missão educativa dos pais tem em vista fazer crescer os filhos em liberdade, torná-los responsáveis, capazes de fazer o bem.
Mas, por causa do pecado, a liberdade torna-se pretensão de autonomia absoluta e o orgulho leva à contraposição e à ilusão de auto-suficiência.
A consequência do pecado é um estado de desolação geral.
Onde se rejeita Deus e a sua paternidade, não é possível haver vida: a existência perde as suas raízes, tudo acaba pervertido e aniquilado.
Mas também esta dolorosa situação visa a salvação.
Como pai, Deus educa seus filhos e, quando erram, corrige-os favorecendo o seu crescimento no bem.

A provação é enviada para que possam experimentar a amargura de quem abandona Deus, vendo o vazio desolador duma opção de morte.
O sofrimento, derivado duma decisão auto-destrutiva, deve fazer reflectir o pecador para o abrir à conversão e ao perdão.
A punição torna-se o instrumento para fazer reflectir.

Vemos assim que Deus sempre quer perdoar ao seu povo: Ele não destrói tudo, mas deixa aberta a porta à esperança.
O caminho do regresso não passa tanto pela multiplicação das ofertas rituais do culto – que devem exprimir a conversão e não substituí-la – como sobretudo pela prática da justiça.
O culto sim, mas oferecido com mãos puras, evitando o mal e praticando o bem.


Fontes: Santa Sé; Rádio Vaticano


Sem comentários:

Enviar um comentário