Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

sábado, 14 de maio de 2016

PIEDADE, MANIFESTAÇÃO DA MISERICÓRDIA DE DEUS



Na catequese da Audiência Jubilar de hoje o Papa Francisco exortou os cristãos a cultivarem atitudes de piedade rejeitando a indiferença pelos outros
   
   
O Santo Padre meditou sobre um dos tantos aspectos da misericórdia:

- ter piedade ou pena dos que precisam de amor.

A piedade é um termo que já existia no mundo greco-romano, onde, porém, significava acto de submissão aos superiores: antes de tudo, a devoção devida aos deuses; depois, o respeito dos filhos para com os pais, sobretudo se idosos.
Neste sentido, Francisco actualizou o significado de piedade:

Hoje, pelo contrário, devemos prestar atenção para não identificar a piedade com aquele pietismo, bastante difundido, que representa só uma emoção superficial, que ofende a dignidade do outro.
Ao mesmo tempo, a piedade não deve ser confundida tampouco com a compaixão que temos para com os animais que vivem connosco; pois, de facto, acontece que, às vezes, temos este sentimento para com os animais, mas permanecemos indiferentes diante dos sofrimentos dos irmãos”.

Quantas vezes vemos tantas pessoas apegadas aos gatos, cachorros e, depois, esquecem-se de ajudar os mais necessitados que lhes estão próximos”.


Resumo da catequese de hoje:

No Evangelho, encontramos pessoas doentes, demoníacas, pobres ou atribuladas que se dirigem a Jesus com estas palavras: «Senhor, tende piedade!»
Intuíam que n’Ele havia algo de extraordinário que podia ajudá-las a sair da condição em que se encontravam.
Jesus dava-Se conta desta súplica, compadecia-Se da pessoa e respondia com um olhar de misericórdia e o conforto da sua palavra.
Ele convidava a pessoa a ter confiança n’Ele e, na base desta fé, concedia quanto Lhe era pedido.
Para Jesus, sentir piedade equivale a compartilhar a situação triste da pessoa que encontra e, ao mesmo tempo, empenhar-Se pessoalmente para transformar a tristeza da pessoa em alegria.

Uma tal piedade é manifestação da misericórdia de Deus e aparece na lista dos dons do Espírito Santo: sabedoria, entendimento, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus.
O Pai do Céu concede-nos estes dons para sermos dóceis aos impulsos do Espírito Santo.
Obedecendo-Lhe, poderemos cultivar em nós sentimentos e atitudes de verdadeira piedade perante tantas situações dolorosas e tristes da vida, vencendo a indiferença que nos impede de individuar e acudir às exigências dos irmãos e irmãs que nos rodeiam.

Sigamos o exemplo da Virgem Maria que cuida de tal maneira de todos e cada um dos seus filhos e filhas, que Lhe chamamos Nossa Senhora da Piedade.


Fontes: Santa Sé; Rádio Vaticano


Sem comentários:

Enviar um comentário