Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

quarta-feira, 8 de junho de 2016

O VINHO BOM DA FAMÍLIA



Prosseguindo as reflexões sobre o tema jubilar à luz de episódios evangélicos, o Papa comentou na manhã de hoje precisamente aquele que João (2, 1-11) descreve nas Bodas de Caná da Galileia e no qual se revelou «o primeiro sinal da misericórdia» de Jesus
   
   
Antes da sua catequese, o Santo Padre saudou um grupo de casais que festejavam os cinquenta anos de casamento dizendo-lhes que

«esse sim é que é o vinho bom da família, o vosso é um testemunho que os jovens casais devem aprender. Obrigado pelo vosso testemunho».

Reflectindo sobre o «primeiro dos milagres» de Cristo, que o evangelista chama 
«sinais», porque Jesus «não os realizou para suscitar admiração, mas para revelar o amor do Pai», o Papa evidenciou a importância da transformação da água em vinho.

«A água é necessária para viver mas o vinho exprime a abundância do banquete e a alegria da festa».

Em seguida, o Papa fixou a sua atenção na Virgem Maria, outra protagonista da cena, e em particular nas palavras que dirige aos servos.

«É curioso, são as suas últimas palavras reportadas pelos Evangelhos.
São a sua herança que entregou a todos nós.
Também hoje Nossa Senhora diz a todos nós: “Fazei o que ele vos disser”.
É a herança que nos deixou: é bonito!».

Com efeito, prosseguiu, «servir o Senhor significa ouvir e praticar a sua Palavra».

E deste modo «a recomendação simples mas essencial da Mãe de Jesus torna-se “o programa de vida do cristão”. Para cada um de nós, beber da ânfora equivale a confiar-nos à Palavra de Deus para sentir a sua eficácia na vida».


Resumo da catequese do Papa:

Em Caná da Galileia, Jesus realiza o seu primeiro milagre, revelando o amor do Pai, e oferece-nos neste sinal, como o denomina o Evangelista São João, uma “porta de entrada” que ilumina todo o mistério de Cristo e abre o coração dos discípulos para a fé.
De facto, ao iniciar o seu ministério público numa festa de Bodas, Jesus manifesta-se como o Esposo anunciado pelos profetas, que revela a essência da Aliança entre Deus e a humanidade: uma história de amor entre dois enamorados, como é descrita a relação entre o amado e a amada no livro do Cântico dos Cânticos.
Por outro lado, ao transformar em vinho a água usada para a purificação, Jesus indica a transformação da antiga Lei de Moisés no Evangelho portador da alegria.
Por fim, durante as Bodas de Caná, Nossa Senhora exorta os servos a fazerem tudo o que Jesus disser: essa recomendação se estende a todos os discípulos de Jesus, que são transformados em família de Deus e chamados a participar nas Bodas onde o vinho novo da graça nunca chega a faltar.


Fontes: Santa Sé; L'Osservatore Romano; Rádio Vaticano


Sem comentários:

Enviar um comentário