Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

SÃO CRIANÇAS! NÃO ESCRAVAS



É o lema escolhido para o Dia Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas 2017 que a Igreja Católica celebra anualmente a 8 de Fevereiro
 
 
A data de 8 de Fevereiro foi escolhida precisamente porque se celebra a memória litúrgica de Santa Bakita, nascida no Sudão em 1869, raptada aos sete anos de idade e vendida várias vezes como escrava, nessas formas antigas de escravatura, talvez não suficientemente estudada e combatida, havendo hoje no mundo novas formas de escravatura.
Depois da sua libertação Bakhita entrou na Congregação das Filhas da Caridade e foi canonizada pelo Papa João Paulo II no ano 2000.
É, portanto, de algum modo, um símbolo da libertação da escravatura e do encontro com Cristo no nosso caminho, caminho a que muitas pessoas procuram levar hoje as pessoas apanhadas pela armadilha do tráfico humano.


Encorajo as pessoas que, de algum modo, ajudam os menores escravizados e abusados a se libertarem desta opressão.
Auspicio aos que têm responsabilidade de governo que combatam com decisão esta chaga, dando voz aos nossos irmãos mais pequeninos, humilhados em sua dignidade.
É preciso fazer todo esforço para debelar este crime vergonhoso e intolerável.”

Foi a exortação do Papa Francisco na Audiência Geral na manhã de hoje, no dia em que a Igreja reza e reflecte sobre o tráfico de seres humanos, por ocasião da memória de Santa Josefina Bakhita, vítima do tráfico ainda quando criança.


Esta jovem escravizada na África, explorada e humilhada não perdeu a esperança e levou adiante a fé e acabou por chegar como migrante na Europa.
E ali sentiu o chamado do Senhor e se fez freira.
Rezemos Santa Josefina por todos os migrantes, refugiados, explorados que sofrem tanto, tanto”.


A Comissão Organizadora desta celebração publicou diverso material de divulgação que inclui texto para Vigília de Oração.




Fontes: Rádio Vaticano; Comissão Organizadora do Dia Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas

Sem comentários:

Enviar um comentário