Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

quarta-feira, 21 de junho de 2017

PODEMOS SER SANTOS NA VIDA DE CADA DIA





Na catequese de hoje o Papa Francisco sublinhou que os santos mostram-nos que a vida cristã não é um ideal inatingível
   
   
O Papa Francisco prosseguiu o ciclo das suas catequeses sobre a esperança cristã, partindo da Carta aos Hebreus, capítulos 11 e 12.

O Papa sublinhou que os santos são, para nós, testemunhas e companheiros de esperança mostrando-nos que a vida cristã não é um ideal inatingível; são companheiros da nossa peregrinação nesta vida; partilharam as nossas lutas e fortalecem a nossa esperança de que o ódio e a morte não têm a última palavra na existência humana.

Por isso, invocamos o auxílio dos santos nos sacramentos, disse o Papa, primeiro no dia do nosso Baptismo, quando pouco antes da unção com o óleo dos catecúmenos, o sacerdote convidou toda a assembleia a rezar pelos baptizandos invocando a intercessão dos santos:

Essa era a primeira vez que, no curso da nossa vida, nos era doada esta companhia de irmãos e irmãs "mais velhos", que passaram pela mesma estrada, que conheceram as mesmas canseiras e vivem para sempre no abraço de Deus.
A Carta aos Hebreus chama esta companhia que nos rodeia com a expressão "multidão de testemunhas”.

O mesmo acontece no matrimónio, porque «quem ama verdadeiramente tem o desejo e a coragem de dizer “para sempre” mas sabe que tem necessidade da graça de Cristo e da ajuda dos santos para poder viver a vida matrimonial».
Portanto, trata-se de uma escolha absoluta e definitiva, que não é válida «enquanto o amor durar» mas é «para sempre».
Caso contrário, esclareceu o Papa, «é melhor não casar: ou para sempre ou nada».

Também no sacerdócio a intercessão dos santos – invocada durante a liturgia da ordenação enquanto o candidato permanece estendido no chão – torna-se um apoio e uma graça.
De facto, um homem «permaneceria esmagado sob o peso da missão que lhe é confiada», mas «sentindo que todo o paraíso está a seu favor» compreende que não se encontra sozinho nesta tarefa.

«Somos pó que aspira ao céu» comentou o Papa, exortando a rezar ao Senhor a fim de que ele «conceda a todos nós a esperança de ser santos».

«Que o Senhor nos dê a esperança de sermos santos.
É o grande presente que cada um de nós pode fazer ao mundo».


Sobre o Dia do Refugiado que ontem se celebrou o Papa acrescentou:

«Por ocasião do Dia Mundial do Refugiado, que a comunidade internacional comemorou ontem, na segunda-feira passada eu quis encontrar uma representação de refugiados que são hospedados pelas paróquias e instituições religiosas de Roma.
Queria aproveitar esta ocasião do Dia de ontem para exprimir o meu sincero apreço pela campanha para a nova lei migratória:
"Eu era estrangeiro – A Humanidade que faz bom", que conta com o apoio oficial da Caritas italiana, a Fundação Migrantes e de outras organizações católicas».


Resumo da catequese do Papa Francisco:

Os santos são, para nós, testemunhas e companheiros de esperança mostrando-nos que a vida cristã não é um ideal inatingível.
São companheiros de nossa peregrinação nesta vida.
Compartilharam as nossas lutas e fortalecem a nossa esperança de que o ódio e a morte não têm a última palavra na existência humana.
Por isso, invocamos o auxílio dos santos nos sacramentos.

No Baptismo, os invocamos como irmãos mais velhos que já cruzaram a estrada fatigante desta vida e encontram-se no abraço de Deus por toda a eternidade.
No Matrimónio, eles vêm em socorro dos noivos que, ao assumirem um compromisso por toda a vida, sabem que precisam da graça de Deus para se manterem fiéis.
Na Ordenação Sacerdotal, o candidato sabe que conta com a ajuda de todos os que estão no Paraíso para poder suportar o peso da missão que lhe é confiada.

De facto, os santos lembram-nos que, apesar das nossas fraquezas, a graça de Deus é maior nas nossas vidas.
Por isso, devemos manter sempre viva a esperança de ser santos, pois este é o maior presente que podemos dar ao mundo.


Fontes: Santa Sé; Rádio Vaticano; L'Osservatore Romano


Sem comentários:

Enviar um comentário