Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

quarta-feira, 11 de outubro de 2017

TRIGÉSIMO DIA DO FALECIMENTO DO SENHOR D. ANTÓNIO FRANCISCO DOS SANTOS






Às 19H00 de hoje, na Sé Catedral, a Igreja do Porto celebra o trigésimo dia da morte do Senhor D. António, Bispo do Porto
   
   
Hoje, dia 11 de Outubro de 2017, dia de Nossa Senhora de Vandoma, Padroeira da cidade do Porto, completa-se um mês da morte de D. António Francisco dos Santos.





Recordamos D. António no dia 9 de Setembro de 2017, dia da Peregrinação Diocesana a Fátima:


D. António, um homem bom, próximo e sempre atento aos mais desfavorecidos, afirmou, na sua mensagem após a recitação do Rosário na Cova da Iria, que Fátima é o lugar do milagre, do silêncio, da santidade e da paz.
E dali o bispo do Porto convocou os seus diocesanos para a missão:

Que este seja também o dia e o lugar do milagre da nossa Igreja do Porto que aqui vem agradecer a visita da imagem peregrina e a bênção e protecção que diariamente recebe de Nossa Senhora.

Que este seja o dia e o lugar do milagre para a Igreja do Porto que daqui parte enviada em missão e fortalecida pela protecção e pela bênção da Senhora de Fátima.
Que este seja o dia e o lugar do milagre, da alegria de sermos Igreja do Porto a viver em comunhão e mobilizada para a missão.

Que Deus nos abençoe, que Nossa Senhora nos proteja e que agora disponha o nosso coração para nos consagrarmos, como pessoas, como famílias, como paróquias, como movimentos apostólicos, e como Igreja, esta Igreja inteira, a Igreja do Porto.”


Na Peregrinação Diocesana a Fátima D. António estava feliz e emocionado, segundo o relato de quem o acompanhou de perto nesse dia.
Era uma etapa significativa para o futuro de união e comunhão que ele desejava e que poderia ser o princípio de algo de novo para a Diocese do Porto.
E, por isso, na sua mensagem final proferida logo após a oração de consagração a Nossa Senhora, D. António agradeceu o empenho de todos e convocou a Diocese para a missão guiados pela bênção de Maria:

Queridos diocesanos e diocesanas, convoco-vos a partir daqui e desta admirável peregrinação e abençoada jornada para a missão, mas é Jesus, o Enviado do Pai, que vos envia.

Igreja do Porto digo-vos aqui como o Papa Francisco nos disse:
Temos Mãe! Temos Mãe!

Guiados pela sua mão materna e iluminados pelo seu olhar terno, vamos partir rumo ao Porto com a certeza da sua bênção e a garantia da sua protecção.
Obrigado, Mãe!
Obrigado, Igreja do Porto!”



No dia 9 de Setembro 2017, após a Missa da Peregrinação diocesana do Porto a Fátima, D. António Francisco dos Santos concedeu uma entrevista à Angelus TV
(esta entrevista está integrada na transmissão efectuada pela Angelus TV da Missa da Peregrinação diocesana do Porto de 9 de Setembro 2017):




Missa da Peregrinação diocesana do Porto de 9 de Setembro 2017
(transmissão na integra pela Angelus TV):




Terço da Peregrinação diocesana do Porto 9 de Setembro 2017
(transmissão na integra pela Angelus TV):




Fontes: Diocese do Porto; Angelus TV; Rádio Vaticano

Sem comentários:

Enviar um comentário