Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

segunda-feira, 27 de novembro de 2017

VIAGEM APOSTÓLICA DO PAPA FRANCISCO A MIANMAR E AO BANGLADESH

O Santo Padre iniciou a sua 21ª Viagem Apostólica:
- A Mianmar de 27 a 30 de Novembro de 2017
- Ao Bangladesh de 30 de Novembro a 2 de Dezembro
   
   
Hoje, pouco antes das 7H00 da manhã (13H30 hora local), o Papa Francisco chegou ao Aeroporto Internacional de Rangum, em Mianmar, iniciando a sua 21ª Viagem Apostólica que o levará, também, ao Bangladesh.


O Santo Padre foi acolhido por um Ministro-delegado do Presidente, juntamente com todos os Bispos da Conferência Episcopal.
Crianças das paróquias da cidade e dos arredores, inclusive da zona rural, ofereceram flores ao Papa.

Nas boas-vindas, não estavam previstos discursos, mas somente o piquete de honra.
Oficialmente, nesta segunda-feira não estão previstos encontros para o Papa, depois de 14 horas de voo.
A cerimónia oficial está marcada para Terça-feira (28Nov) no Palácio presidencial, em Nay Pyi Taw.

Na Quarta-feira haverá uma Celebração Eucarística no Kyaikkasan Ground e encontros com o Conselho Supremo "Sangha" dos Monges budistas e com os Bispos de Mianmar.


Na Quinta-feira, na Catedral de Santa Maria será celebrado o último encontro do Pontífice com a comunidade católica de Mianmar, que vai marcar também a despedida do País: a Missa com os jovens.


Ainda na Quinta-feira chegará ao Bangladesh onde, para além dos encontros de cortesia, celebrará a Santa Missa com Ordenação Sacerdotal, terá um encontro com os Bispos de Bangladesh e participará no Encontro Inter-religioso e Ecuménico pela Paz.




Na prévia vídeo-mensagem dirigida a todo o povo de Mianmar, o Santo Padre diz ir proclamar o Evangelho de Jesus Cristo, uma mensagem de reconciliação, de perdão e paz, sublinhando que a sua visita pretende confirmar a comunidade católica de Mianmar na sua fé em Deus e no seu testemunho do Evangelho, que ensina a dignidade de cada homem e mulher, e exige que abramos os nossos corações aos outros, especialmente os pobres e os necessitados.

Na mensagem vídeo ao Bangladesh o Papa Francisco diz que vai como ministro do Evangelho de Jesus Cristo, para proclamar a sua mensagem de reconciliação, perdão e paz.

O cardeal arcebispo de Yangon, Mianmar, referiu que o Papa Francisco «chegará num momento em que o país é notícia por causa da migração de milhares de pessoas. Há grande esperança que a sua presença consiga sensibilizar o coração de todos e impelir o país para uma paz duradoura».

Por sua vez o o cardeal arcebispo de Dhaka, Bangladesh, frisou que o povo e a Igreja local consideram «a peregrinação do Papa Francisco uma opção pelos pobres do país, que continuam a lutar para viver os valores humanos e espirituais num contexto de vulnerabilidade.
Com o Pontífice, chega “a Igreja dos e para os pobres”».


Fontes: Santa Sé; Rádio Vaticano; L'Osservatore Romano


Sem comentários:

Enviar um comentário