Paróquia de S. Cristóvão do Muro

Vigararia Trofa/Vila do Conde
Diocese do Porto - Portugal

quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

A MISSA COMEÇA COM O SINAL DA CRUZ







Na catequese desta Quarta-feira o Papa explicou o significado dos ritos introdutórios da Eucaristia
   
  
Prosseguindo o ciclo sobre a Eucaristia, na sua catequese o Pontífice recordou as duas partes que compõem a missa: a Liturgia da Palavra e a Liturgia Eucarística.
Para explicar melhor cada uma delas, referiu-se aos ritos introdutórios: a entrada, a saudação, o ato penitencial, o Kyrie eleison, o Glória e a oração chamada Colecta, das intenções de todo o povo de Deus.

A finalidade geral destes ritos introdutórios é fazer com que os fiéis congregados formem comunidade e se disponham a escutar com fé a Palavra de Deus e a celebrar dignamente a Eucaristia”.

Por isso, o Papa Francisco frisou,

«Não é um bom hábito olhar para o relógio e dizer: “Ainda dá tempo, chego depois da homilia e assim cumpro o preceito”.
A missa começa com o sinal da cruz e esses ritos introdutórios, porque desta forma começamos a adorar Deus como comunidade.
Por isso é importante prever não chegar atrasado, mas com antecedência, a fim de preparar o coração para este rito, para esta celebração da comunidade».

No final da catequese fez uma recomendação:


«ensinai bem as crianças a fazer o sinal da cruz, por favor!»





Resumo da catequese do Santo Padre:

A Santa Missa compõe-se de duas partes: a Liturgia da Palavra e a Liturgia Eucarística, tão intimamente unidas entre si que formam um único acto de culto, um único corpo que não se pode separar.
Mas, para melhor a viver e saborear em toda a sua beleza, vejamos separadamente os vários momentos e sinais que compõem a Eucaristia, a começar pelos ritos introdutórios: a entrada, a saudação, o acto penitencial, o Kyrie eleison, o hino da Glória e a oração chamada Colecta.

A finalidade geral destes ritos introdutórios é fazer com que os fiéis congregados formem comunidade e se disponham a escutar com fé a Palavra de Deus e a celebrar dignamente a Eucaristia.

No termo da procissão de entrada, o celebrante chega ao presbitério, saúda o altar com uma inclinação e, em sinal de veneração, beija-o e incensa-o, porque o altar é sinal de Cristo, que, oferecendo o seu corpo na cruz, tornou-Se altar, vítima e sacerdote.
Em seguida, o sacerdote e restantes membros da assembleia fazem o sinal da cruz: com este sinal, não só recordamos o nosso Baptismo, mas afirmamos também que a oração litúrgica se realiza «em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo», desenrola-se no espaço da Santíssima Trindade, que é espaço de comunhão infinita; toda a oração tem como origem e fim o amor de Deus Uno e Trino que se manifestou e nos foi doado na Cruz de Cristo.

Depois o sacerdote dirige a saudação litúrgica à assembleia: «O Senhor esteja convosco!».
«E contigo também»: responde-lhe o povo de Deus.
Assim se exprime a fé comum e o mútuo desejo de estar com o Senhor e viver em união com toda a comunidade.


No final, nas saudações dirigidas aos vários grupos linguísticos presentes, disse aos de língua portuguesa:


Queridos peregrinos de língua portuguesa, a todos saúdo, desejando-vos um encontro pessoal com o Salvador.
Nestes dias, vemo-Lo deitado na manjedoura, mas é na Eucaristia que Ele Se deixa encontrar pessoalmente.
Em cada Missa, prepara-se não só o Natal de Deus no mundo, mas também o nascimento do ser humano no seio de Deus.
Desejo um Natal assim a cada um de vós e às vossas famílias, que de coração abençoo.



Fontes: Santa Sé; Vatican News; L’Osservatore Romano


Sem comentários:

Enviar um comentário